Camboriú:
Prefeitura realiza ações de prevenção contra a dengue
A Secretaria de Saúde de Camboriú, através do setor de Vigilância Epidemiológica, irá realizar uma série de ações preventivas, buscando evitar que focos do mosquito da dengue se instalem no município. A iniciativa foi apresentada durante uma reunião realizada na tarde da última quarta-feira, dia 4, que contou com a presença de profissionais da saúde e autoridades do município.
No encontro, a secretária da Saúde Márcia Regina de Oliveira Freitag, destacou que no município não foi constatado nenhum caso de paciente com dengue devido ao trabalho organizado e estruturado das equipes da Secretaria, mas é necessário sensibilizar a comunidade para evitar que o problema se instale na cidade. “Queremos chamar a atenção das pessoas para que elas colaborem conosco. Só conscientizando a população do problema é que poderemos evitar que ocorram casos de dengue em Camboriú”, disse Márcia.
O município já está treinando os agentes do Programa de Saúde da Família (PSF), que irão visitar escolas e residências da cidade, distribuindo folders informativos e prestando esclarecimentos aos moradores sobre como eles podem se prevenir do problema. Além disso, um mutirão de limpeza será feito no Distrito de Monte Alegre, onde já foi encontrado um foco do mosquito este ano.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Camboriú, Jane Cristine Rossi de Morais, relata que o município tem 186 armadilhas, nome dado aos pontos residenciais e comerciais com mais chances de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “Todos esses pontos são monitorados pelos nossos agentes de campo, que fazem o controle vetor. Quando é encontrado algum foco do mosquito todas as residências que ficam até 300 metros do local são visitadas pelos nossos profissionais”, explicou Jane.
Ainda segundo a coordenadora, caso alguém chegue às unidades de saúde apresentando sintomas que podem ser de dengue, entre eles febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele, o paciente será notificado para fazer o exame de comprovação da doença e, se confirmado, iniciar o tratamento.
Confira abaixo algumas orientações prestadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), da Secretaria Estadual de Saúde, sobre como evitar a dengue:
• Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes
como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
• Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos
baldios e pátios;
baldios e pátios;
• Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso,
esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
• Lavar com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de
estimação pelo menos uma vez por semana.
estimação pelo menos uma vez por semana.
• Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a
água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de
água na axila das folhas a cada dois dias.
água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de
água na axila das folhas a cada dois dias.
• Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus
em lugar seco e coberto.
em lugar seco e coberto.
• Os locais mais prováveis para que a fêmea coloque os ovos são os que ficam
à sombra e com água limpa.
à sombra e com água limpa.
Outras informações pelo telefone (47) 3365-2141.
---//---
Abertas inscrições para o curso de gestantes
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social comunica que estão abertas, até o dia 13 de fevereiro, as inscrições para mais uma turma do curso de gestante. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas e podem se inscrever mulheres com até cinco meses de gestação.
As matrículas podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Presidente Costa e Silva, n°329, Centro, ou na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Rua Monte Neblina, nº400, bairro Monte Alegre. Para garantir a vaga no curso é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e Pré-Natal.
Os encontros terão início no dia três de março, realizados a cada quinze dias, durante três meses, onde serão abordados diversos assuntos, entre eles: a arte de se tornar mãe, relação do corpo da mãe e do desenvolvimento do bebê, laços de amor, alimentação saudável e prevenção de deficiências.
Outras informações pelo telefone (47) 3365-0607.
---//---
Secretaria de Educação abre inscrições para Curso de Libras
Estão abertas as inscrições para o curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais oferecido através da Secretaria de Educação de forma gratuita à comunidade.
Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de fevereiro no CEMJA da Escola Clotilde Ramos Chaves, localizada na Rua José Francisco Bernardes, 1426, Bairro Areias, de segunda a sexta-feira, no período noturno. Vale lembrar que para o cadastro se deve ter em mãos a fotocópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3X4.
As vagas são limitadas e a pessoa deve ter no mínimo 17 anos. As aulas iniciam no dia 23 de fevereiro, na Escola Clotilde Ramos Chaves e serão ministradas as segundas-feiras a partir das 19h. O curso tem duração de seis meses.
Outras informações através do telefone: (47) 3365-0307.
Nenhum comentário:
Postar um comentário