.

terça-feira, 24 de março de 2015

Guabiruba:
Mobilização na Praça no Dia Mundial da luta contra a Tuberculose

No Dia Mundial da luta contra a Tuberculose, a Secretaria de Saúde de Guabiruba realizou uma mobilização na Praça Theodoro Debatin, Centro da cidade, para prestar esclarecimentos à população sobre a doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões.

Os profissionais de saúde percorreram os estabelecimentos comerciais e abordaram os cidadãos na região central do município. Cartazes e panfletos com alertas e sintomas estão disponíveis na Policlínica, unidades de saúde e nos centros de referência e de atenção especializada do município. As unidades particulares também foram estimuladas a participar da mobilização.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Lucia Tolentino, afirma que além do apelo explicativo de como a doença é contraída e das formas de prevenção, foi reforçado que o tratamento é um direito de todos, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos levando informações também sobre hábitos prejudiciais à saúde, como alimentação inadequada”, pontua Ana Lucia.

A coordenadora reforça que toda pessoa que apresente tosse com duração de três semanas ou mais é chamada de sintomático respiratório e deve procurar uma unidade de saúde (UBS) para verificar a confirmação de tuberculose.

A doença é transmitida pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente através da tosse. Estima-se que uma pessoa infectada com tuberculose pulmonar, se não tratada, pode contaminar outras 15 no intervalo de um ano.

Os que possuem maior risco de contrair a doença são idosos, diabéticos, alcoólatras, insuficientes renais crônicos, doentes com neoplasias ou sob quimioterapia, transplantados e portadores do vírus HIV.



Nenhum comentário:

Postar um comentário