.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Porto Belo:
Terceira escola em tempo integral é inaugurada nesta quinta-feira‏

A terceira escola do município com ensino em tempo integral começa a funcionar a partir do dia 5 de março, quinta-feira. É a E.M. Pedro Alemão Antonio Richartz, localizada no bairro Alto Perequê que passa a integrar o novo modelo escolar.

A cerimônia de lançamento do projeto será realizada na unidade escolar nesta quinta-feira, dia 5 de março, às 18h. Alunos, pais, professores e familiares estão convidados a participar desse evento que também contará com a presença de autoridades locais. A escola está localizada na Estrada Geral do bairro Alto Perequê.

Através da adesão ao programa Mais Educação do Governo Federal a unidade escolar terá ampliação da jornada escolar, por meio de oficinas culturais e esportivas, oferecendo uma educação mais completa.

Mais de 90 alunos matriculados atualmente no ensino fundamental serão beneficiados com o projeto.  As oficinas que serão oferecidas no contra turno escolar são de ‘Educação Ambiental’, ‘Teatro’, ‘Iniciação Musical de Instrumentos de Cordas’, ‘Ambientes de Redes Sociais’ e ‘Orientação de Estudos e Leitura’.

“Especialmente na E.M. Pedro Alemão Antonio Richartz os alunos podem participar da oficina de educação ambiental, além do ensino fundamental. Eles irão aprendem a fazer uso consciente de água e energia elétrica, além de vivenciarem na prática o manuseio de hortas, conservação do solo e o desenvolvimento de canteiros sustentáveis para aplicarem em casa”, ressalta a Secretária de Educação, Dóris Helena Serpa Ferreira.

Em fevereiro deste ano a Prefeitura de Porto Belo, através da Secretaria de Educação, lançou o projeto de escola em tempo integral na E. M. Francisco José Marques do bairro Araçá. Em 2014, a Fidélis Antonio Garcia, localizada no Sertão de Santa Luzia, foi a primeira unidade do município a oferecer ensino em tempo integral com atividades no contra turno. Agora, com mais duas escolas que aderem ao programa Mais Educação, Porto Belo soma três unidades escolares com os benefícios.

Mais informações: (47) 3369 5068 I 3369-4250 I Secretaria de Educação.

*****


Município realiza terceira edição da Semana da Mulher

Atuante nas discussões e debates sobre o direito da mulher, Porto Belo realiza a terceira edição da Semana da Mulher. As atividades começam no domingo, 8, e seguem até o dia 12, com uma programação que inclui exposições, manifestações artísticas, debates e mesa redonda.

A edição especial do Som da Maré é a primeira atividade da programação e ocorre no domingo, 8, a partir das 16h no Píer Municipal, no Centro. Quatro apresentações completam a programação do dia, que também conta com oficina de escrita e customização de camisetas.

No Centro de Cidadania serão realizadas três atividades. Na segunda-feira, 9, a partir das 14h, será promovida uma oficina de fotografia gratuita. A mesa redonda é a grande atividade da programação e ocorre na terça-feira, a partir das 18h sob o tema “Participação Social Feminina”.

A conversa será ministrada por Ana Elisa Schilikmamn, historiadora e atuante na comunidade quilombola Morro do Boi, Sueli Teodoro, uma das lideranças da própria comunidade, e a sindicalista do Judiciário e também feminista, Liliane Araujo. Durante o debate, haverá exposição com peças produzidas pelos artesãos de Porto Belo.

Além de promover a discussão sobre o papel da mulher na sociedade, a mesa redonda contribuirá para a produção de uma carta com reivindicações das mulheres, formulada coletivamente com a participação de moradores e demais lideranças do município.

O documento será entregue ao prefeito Evaldo Guerreiro na quinta-feira, 12, às 18h, em ato que contará também com uma bela exposição fotográfica, resultado da oficina. Mas antes disto, na quarta-feira, 11, haverá um culto ecumênico pela vida das mulheres.

Lilian Mazurek Meyer, coordenadora do Creas, comemora a realização da programação como debate para as questões que envolvem os direitos da mulher. “Além de marcar e valorizar o Conselho da Mulher, serve como ato de conscientização da comunidade para a existência da violência doméstica. Assim, mulheres que tenham seus direitos violados saberão a quem se dirigir”, lembra Lilian.

A programação é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Belo, por meio da Secretaria de Assistência Social, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Conselho da Mulher.

*****


Secretária de Educação de Porto Belo representa região na Undime‏

Dóris Helena Serpa Ferreira, Secretária de Educação de Porto Belo, foi nomeada para representar a região na União dos Dirigentes de Educação Municipal de Santa Catarina (Undime/SC), durante a gestão 2015/2016.

A definição ocorreu durante reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMFRI- CSME, realizada na terça-feira, dia 3 de março. A Undime tem como missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Por meio da Undime, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, a Undime proporciona aos seus representantes a oportunidade de integrações regional e nacional.

A secretária Dóris ainda foi eleita vice-presidente do colegiado da Amfri, que representará o cargo ao lado da presidente Fátima Bambinetti Gervásio, Secretária de Educação de Camboriú. A nova diretoria foi eleita por aclamação por todos os presentes na reunião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário