.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Camboriú:
Fucam lança campanha de sensibilização sobre ocupação da área rural

Mesmo com o intenso trabalho de fiscalização da Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam) de Camboriú, aliada ao trabalho incansável da Polícia Militar Ambiental, os casos de compra e venda irregulares de áreas no meio rural da cidade, tem prejudicado sensivelmente a natureza e a qualidade de vida.

Para combater este tipo de ação, placas informativas sobre o crime de ocupação ilegal, sem respeito à lei vigente, estão sendo colocadas em pontos estratégicos nas localidades rurais, com o objetivo de minimizar atividades que possam impactar o Meio Ambiente e ferir as leis.

“Nós temos fiscais diariamente no interior, além da parceria com a Polícia Ambiental, porém, se proprietários e pretensos compradores não respeitarem a lei, estamos fadados e ter enormes prejuízos no Meio Ambiente”, comentou a Presidente da FUCAM, Carla Krug.

A Lei Federal Nº 6766/79, e as Leis Complementares Municipais 17/2008 e 24/2009, dispõem que a área mínima para parcelamento em área rural é de dois hectares. Além disso, a Legislação Ambiental vem inibir o desaparecimento da vegetação, a fim de proteger a fauna e a flora locais, preservando também os recursos hídricos.

“Somos parte do Meio Ambiente e as agressões à natureza são crimes contra nós mesmos, sendo passíveis de multas e detenção. Cada pessoa tem o dever de ajudar e até mesmo de denunciar as transgressões”, conclui Carla.

Vale alertar que antes de realizar a compra ou a venda de sítios ou chácaras, estas áreas precisam ser consultadas junto a Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento Urbano ou da Fundação do Meio Ambiente, para assegurar a sua legalidade.

*****


Vereadores participam de lançamento da Expo Rural

Os vereadores de Camboriú participaram da abertura da Expo Rural na noite desta terça-feira (31), em um evento realizado pela prefeitura no bairro São Francisco de Assis. O coquetel reuniu autoridades municipais, convidados, imprensa e representantes da festa, como o locutor César Paraná e a Rainha e Princesas do evento.

Durante a solenidade o presidente da Câmara, Antonio Paulo da Silva Neto, o Piteco (PSC), falou sobre a importância de se comemorar o aniversário da cidade e que a festa havia se tornado um símbolo de Camboriú. “A Expo Rural é para os moradores, para trazer alegria e diversidade. Estamos muito contentes com o evento, que fica melhor a cada ano. Além disso, temos que lembrar que o evento é gratuito, a comunidade assiste shows regionais, nacionais e não paga nada por isso “, comenta.

Também estiveram presentes na abertura da festa os vereadores José Pedro Costa, o Zé Pedro (PSDB), Carlos Alexandre Martins, o Xande (SD), Osvandir Cordeiro, o Wander (PSDB), Amilton Bianchet, o Mito (PSDB) e Josenildo Rosa, o Guigo (PDT). O encontro ainda contou com a presença do secretário estadual adjunto de agricultura e da pesca, Airton Spies, além do deputado estadual Leonel Pavan. 

A Expo Rural acontece entre os dias 10 e 12 de abril, numa estrutura montada na Rua Daniel Silvério, no bairro Cedro. O evento, com entrada gratuita nos três dias, faz parte das comemorações pelos 131 anos do município.

Dentre os destaques desta edição estão os shows nacionais com as duplas Maria Cecília & Rodolfo, Cézar e Paulinho, Craveiro e Cravinho, além dos cantores Ivonir Machado, Tiago Fonseca, Felipe Ponte, a dupla Édio & Tiago e o Grupo Tchê Campeiro. Durante todas as noites, os participantes também poderão assistir aos Rodeios Country com a equipe César Paraná.

A festa também terá programação infantil com presença da porquinha Peppa Pig, o irreverente Rei Julian e o casal Mickey e Minnie Mouse, contando ainda com shows de artistas locais, apresentações culturais, exposição agrícola e uma cavalgada que irá percorrer as ruas do município.

*****


Câmara terá sessão extraordinária nesta quinta-feira

Os dois projetos apresentados na sessão desta quarta-feira (01) foram aprovados por unanimidade pelos vereadores. A segunda votação dos documentos acontece nesta quinta-feira (02), a partir das 15h, durante nova sessão extraordinária.  

O projeto de lei complementar 008/2015 amplia o número de funcionários nos cargos de Coordenador de Educação Básica, e Secretária de Centro de Educação Infantil, na rede municipal de ensino. O documento também cria novas 15 vagas para os cargos de Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras e amplia o número de cargos de Monitor de Educação Inclusiva. 

Já o projeto de lei 10/2015 autoriza o município a abrir uma linha de crédito, através do programa Badesc Cidades II. O valor, de mais de 1,9 milhão de reais, deve ser utilizado através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos para a pavimentação da Rua Rio Amazonas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário