.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Guabiruba:
III Conferência da Criança e do Adolescente discute ações para dez anos

Apesar da pouca participação da comunidade, a III Conferência Municipal da Criança e do Adolescente realizada na sexta-feira, 10, teve amplo debate sobre o Plano Decenal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. A apresentação de jovens e crianças do Grupo de Dança da escola Professor Carlos Maffezzolli durante a abertura inspirou os trabalhos durante todo o dia na Câmara Municipal de Vereadores.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guabiruba, José Henrique Filho, coordenador da Conferência, destacou que o principal objetivo de todo trabalho é garantir um melhor atendimento à população infanto-juvenil no município. “O debate teve como base cinco eixos: promoção, proteção, participação e controle social e efetivação dos diretos da criança e do adolescente, além da gestão política municipal desses direitos”, frisou.

O encontro serviu para avaliar e compartilhar as ações e experiências do poder público no trato das crianças e dos adolescentes, bem como escolher os delegados para a Conferência Estadual, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Um documento foi elaborado e irá para a etapa Estadual e, em seguida, para a Nacional. Essas ações posteriormente se transformarão na Resolução do Conselho Nacional.

Município quer combater vulnerabilidade:
A abertura dos trabalhos teve a participação do prefeito, Matias Kohler, presidente da Câmara, Felipe Eilerto dos Santos, secretária de Assistência Social, Habitação e Emprego, Neide Luzeti Hort e secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper.

Para o prefeito, as ações e os programas devem ser efetivos para que se combata com eficiência a violação dos direitos da criança e do adolescente. “Precisamos, de forma incisiva, estabelecer metas e diretrizes que possam assegurar e dar garantia as crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade, porque elas não têm mecanismos para se defender sozinhas. Elas precisam de nós”, declarou Matias.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores ressaltou que a garantia desses direitos deve ser baseada não só nas diretrizes do Conselho, mas de todos os setores organizados da sociedade. “Cada um precisa fazer a sua parte e o Poder Legislativo vai andar junto com o Conselho Municipal para que possamos direcionar a nossa legislação, as nossas políticas públicas a atender as garantias desses direitos e a inclusão nas áreas de vulnerabilidade social”, disse.

*****


Guabiruba inaugura 10ª rua feita pela Prefeitura e moradores

A décima rua feita pelo Programa de Pavimentação e Urbanização Comunitária foi entregue à população no sábado, 11. A rua Santa Catarina foi a primeira do bairro São Pedro a ser inaugurada por meio do programa que estabelece a parceria entre Poder Público e moradores na construção das vias, calçadas e melhorias na drenagem pluvial. “Antes não dava pra estender uma roupa branca ou abrir a casa por causa da poeira, agora as crianças brincam e as lombadas elevadas foram muito boas para reduzir a velocidade dos veículos”, afirmou a moradora Patrícia Rudolf.

O investimento na obra por parte do poder público municipal foi de aproximadamente R$ 52 mil, sendo a maior parte aplicado na mão de obra (67%), meio fio (28%) e tubulação (3%). Somado a este valor, ainda houve o investimento feito por cada cidadão da rua.

Durante a inauguração, o prefeito Matias Kohler agradeceu a parceria dos moradores e reforçou que o Programa de Pavimentação e Urbanização Comunitária veio para ficar. Citou o nome de outras ruas do bairro que estão recebendo a pavimentação por meio da parceria e elencou obras em andamento e que deverão iniciar nas proximidades. “Estão em andamento ainda as obras com recursos do poder público, como a ampliação da creche São Pedro e da Unidade Básica de Saúde do bairro. Além disso, o asfalto da rua São Pedro, um grande anseio da comunidade e nosso também, era para ter começado no início do ano e em virtudes de alguns entraves de liberação de recursos, não conseguimos iniciar, mas acreditamos que até o fim do ano essa obra será entregue à comunidade”, declarou.

Além do prefeito e dos moradores, estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Valmir Zirke, presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Eilert dos Santos, secretário de Obras, Jair Antônio Brambila, vereadores Cristiano Kormann, Luciano Schlindwein e Waldemiro Dalbosco.

A próxima inauguração da Prefeitura de Guabiruba será no sábado, 25 de abril, às 11h, na rua Hilário Ebel, quando será entregue a 11ª rua feita pelo Programa de Pavimentação e Urbanização Comunitária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário