.

sábado, 30 de maio de 2015

Quem governa o Brasil?

Há dias venho acompanhando o movimento fora PT.
Mas se a gente analisar friamente, sem cor partidária, como vou fazer agora, esse governo não é só do PT. Esse governo é uma coalizão de partidos.
O PMDB tem o vice e a maioria dos ministérios. O PDT tem ministério e dá sustentação no Congresso, e outros partidos menores e até alguns grandes como o PP e o PSD também fazem parte dessa chamada “aliança” que governa o Brasil.
Dos 40 ministérios, os aliados têm mais que o PT de Dilma. Aí vêm os transtornos, as críticas ao governo, mas só aparece como advogado do diabo o PT.
Muitos fazem movimentos gritando fora PT, mas esquecem que, se acontecer uma renúncia da Dilma, quem vai assumir é o vice Michel Temer do PMDB e os demais partidos, inclusive o PT, ficam na câmara e no senado.
Quem nas eleições passada votou na Dilma, elegeu uma coalizão de partidos e foi naquela de acreditar em promessas.
Quem votou Aécio, votou na oposição que agora, na reforma política, estão todos no mesmo barco.
Então não se iluda com esses movimentos interesseiros de partidos aliados ao governo que querem ver o circo pegar fogo.

Pense nisso.



Camboriú:
FUCAM divulga ações da Semana do Meio Ambiente 2015

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, porém durante toda a semana a Prefeitura de Camboriú irá realizar, através da Fundação do Meio Ambiente (Fucam), atividades em comemoração a data. O objetivo é apoiar e incentivar a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural do município.

A programação, que inicia na segunda-feira, dia 1º, irá acontecer em diferentes pontos da cidade para que todos possam participar. “Dentre as ações para esta edição está o plantio de mudas de árvores nativas, em espaços disponíveis nas escolas da cidade, e a distribuição de Kit’s com informações sobre reciclagem, recolhimento de óleo de cozinha, cuidados e uso racional da água, além de sacola para lixo veicular e mudas de flores”, explicou a presidente da Fucam, Carla Krug.

Segundo a professora Teresinha Dalla Rosa, que está sempre envolvida em ações de educação socioambiental, o diferencial deste ano é as atividades que objetivam atingir o público adulto, através das ações realizadas com e para as crianças e adolescentes.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Dia 01/06 Segunda – Feira
PERÍODO VESPERTINO
Plantio de Mudas de Árvores Nativas
EBM Ivone Teresinha Garcia
Rua Quito, n. 43 – Santa Regina
Equipe FUCAM e Alunos da Escola
14h
                         
Dia 02/06 Terça – Feira
PERÍODO MATUTINO
Palestra
Tema: Programa de Recuperação de Área Degradada – PRAD
E.B.M. Artur Sichmann
Rua Mathias Faqueti, s/n, Centro
Bióloga Luciele – FUCAMe alunos da escola
8h
Plantio de 140 mudas nativas
E.B.M. Artur Sichmann
Rua Mathias Faqueti, s/n, Centro
Equipe FUCAM e Alunos da Escola
9h 15 min
PERÍODO VESPERTINO
Plantio de Mudas nativas
GEM Andrônico Pereira
Rua São José, n. 144 – Bairro São Francisco de Assis
Equipe FUCAM e Alunos da Escola
14h
Distribuição de Kits informativos e de mudas de flores
Praça das Figueiras
Centro
Equipe FUCAM e Agentes Ambientais do Programa Tatu de Educação Socioambiental
14h

Dia 03/06 – Quarta – Feira
PERÍODO MATUTINO
Distribuição de Kits informativos e de mudas de flores
Praça das Figueiras
Centro
Equipe FUCAM e Agentes Ambientais do Programa Tatu de Educação Socioambiental
8h
PERÍODO VESPERTINO
Distribuição de Kits informativos e de mudas de flores
Praça do CAIC – Conde Vila Verde/Monte Alegre
Equipe FUCAM e Agentes Ambientais do Programa Tatu de Educação Socioambiental
14h


*****


Vereador Xande apresenta projeto para implantação do Teste do Coraçãozinho na rede de saúde do município

O vereador Carlos Alexandre Martins, o Xande (SD), protocolou na Câmara de Vereadores de Camboriú, o Projeto de Lei 27/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Exame de Oximetria de Pulso – Teste do Coraçãozinho, em recém-nascidos nos hospitais e maternidades públicos e privados do município de Camboriú, com a finalidade de obter diagnóstico precoce de problemas cardíacos.

Segundo o vereador, é comum ocorrer de recém-nascidos receberem altas e precisarem retornar ao hospital após curto espaço de tempo com problemas, muitas vezes graves, que poderiam ter sido detectados e investigados antes da alta pós-parto, por meio da Oximetria de Pulso.

“É um exame de custo muito baixo que poderá salvar muitas vidas”, afirmou Xande.

Muito embora o Ministério da Saúde tenha expedido a Portaria nº 20/2014, tornando obrigatória a realização da oximetria de pulso em todas as maternidades da rede pública de saúde, não se trata de Lei Federal. Além disso, cabe ressaltar que dois projetos que tratam deste assunto estão a 4 anos sem movimentação no Congresso Nacional.

O projeto segue agora para aprovação da Câmara Municipal.



Guabiruba:
Inaugurações de escola, praça e ruas integram Programação de Aniversário do município

Guabiruba chega aos seus 53 anos com uma vasta programação abrangendo inaugurações de obras que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Na quinta-feira, 28, foi entregue à comunidade a ampliação e reformas da Escola de Educação Infantil São Pedro, uma ala totalmente nova que aumentou as quatro salas de aula existentes para nove e possibilitou a criação de mais 50 vagas na creche do maior bairro do município: o São Pedro. O colégio que antes atendia cerca de 50 estudantes passa a matricular mais de 100 alunos.

Conforme a diretora, Gabriela Heil, as salas de aula são bem equipadas e adaptadas para os pequenos. Cada espaço possui banheiro, ar condicionado, aparelhos de televisão, som e DVD, “Esta é uma grande obra, que vem para atender a grande demanda do bairro”, afirma. 

“Além de investir na construção das novas salas de aula, ampliamos o pátio externo com muro e todo mobiliário”, destacou a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper durante a inauguração da creche.

Além da ampliação da creche, cujo investimento foi de aproximadamente R$ 450 mil, a Prefeitura de Guabiruba entrega à comunidade importantes obras até julho. No total são nove, entre pavimentações de ruas, ampliações e construção de unidades de saúde.

Haverá ainda a inauguração de uma praça no bairro Guabiruba Sul, que será denominada Senador Luiz Henrique da Silveira (LHS), uma homenagem ao político catarinense falecido no mês de maio. A inauguração da Praça estava programada para ocorrer no dia 10 de junho, aniversário do município, mas como neste dia haverá uma homenagem a LHS em Brasília, a inauguração foi transferida para o sábado, 13, às 10h. Já a inauguração da rua Regina Kohler, bairro Pomerânia, que seria no dia 13, passa para o dia 10 de Junho às 16.

O prefeito Matias Kohler lembra que a programação de aniversário envolve a 3ª Festa da Integração nos dias 5,6 e 7 de junho, atividades nas mais diferentes áreas e que as obras fazem parte desse cronograma, pois atendem aos anseios e necessidades dos guabirubenses. “As obras são resultado de um planejamento construído para atender as necessidades dos moradores, gerando melhor qualidade de vida e maior desenvolvimento para a cidade”, enfatiza.

Até o fim da programação, será entregue a nova sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude e a nova Unidade Básica de Saúde do Imigrante, além de pavimentações de ruas construídas em parceria com a comunidade.

Segundo o secretário de Obras, Jair Antônio Brambila, a construção da cidade se faz com o apoio de todos. “Não só o prefeito ou a Secretaria de Obras é responsável pelas obras de uma cidade. Há um conjunto de esforços. É todo o Poder Público aliado ao apoio da população que faz a cidade crescer sempre mais”, ressalta. 



Porto Belo:
Município recebe projeto Guia de Leitura

Para estimular a prática da leitura entre jovens e adultos, a biblioteca municipal professor Donato Ananias D’Almeida, no Vila Nova, recebe na próxima semana o projeto Guia de Leitura. As atividades serão destinadas a estudantes de 1º a 5º ano, do 6º ao 9º e também contará com a participação de professores. A atividade gratuita é aberta a moradores e ocorre na segunda e terça-feira, dias 1º e 2 de junho, durante todo o dia.

Serão 10 sessões distribuídas em três turnos durante os dois dias de atividade, assim todos podem participar. O projeto prioriza a mediação de leitura e será ministrado pelo assessor Gelson Bini, do Sesc. A atividade é promovida pela Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação e o Sesc Tijucas (Serviço Social do Comércio).

Confira os horários das sessões:
Manhã
Das 9h às 10h
Das 10h30 às 11h30

Tarde
Das 14h às 15h
Das 15h às 16h30

Noite
Das 19h30 às 20h30

*****


Maio Amarelo encerra no domingo com atividades na Praça da Bandeira

Durante todo o mês de maio, o Departamento de Trânsito de Porto Belo realizou ações de educação no trânsito. Escolinhas e pedágios educativos foram algumas das atividades que chamaram a atenção de moradores para um trânsito consciente. No domingo, 31, todas essas ações serão reunidas na Praça da Bandeira, no Centro, para encerrar a programação do primeiro Maio Amarelo de Porto Belo.

As ações de conscientização começam a partir das 9h e reunirão grupos de escoteiros, moradores e iniciativa privada para um dia de descontração e aprendizado. Os visitantes terão contato também com peças de teatro e encenações, vídeos educativos e conhecerão o acampamento modelo dos escoteiros.

Entre as ações promovidas durante o mês de maio, destaque para a escolinha de trânsito. Uma forma didática que o Departamento de Trânsito encontrou para conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância que têm as normas de trânsito. A atividade foi realizada nas escolas municipais, em parceria com o grupo de escoteiros Pegasus, e formou mais de 500 alunos da rede só neste mês.

As orientações feitas de uma forma interativa e de fácil compreensão promovem o conhecimento de uma direção segura, a fim de minimizar os riscos de futuros acidentes, problemas e conflitos de trânsito. A simulação do fluxo de trânsito será uma das ações que ocorrem no próximo domingo.



Itajaí:
Ministério das Cidades libera recursos contingenciados a municípios da AMFRI

A assessoria de convênios e projetos da AMFRI esteve na última semana em Brasília-DF cumprindo uma série de agendas e reuniões nos ministérios e no congresso nacional. A busca de informações e soluções para a liberação de recursos aos municípios da região da AMFRI foi o principal objetivo dos encontros.

Uma boa notícia é que nos próximos dias estarão sendo liberadas parcelas de recursos contingenciados do Ministério das Cidades de vários municípios da AMFRI.

Gradativamente ainda serão liberados recursos também de outros ministérios. Neste primeiro lote de liberações estão sendo contemplados os municípios de Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema e Porto Belo.

“A Portaria Interministerial 507/2011 impede que convênios com valores inferiores a R$750 mil sejam iniciados se não houver 50% dos recursos depositados na conta do convênio”, explica o assessor de projetos e convênios da AMFRI, Roberto de Souza.

Com os recursos começando a serem liberados, os municípios poderão iniciar importantes obras de infraestrutura urbana, como drenagem e pavimentação de ruas, construção de passeios públicos e ciclovias, entre outras.

Roberto, que também é Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipal de Convênios, participou de outras reuniões em conjunto com a assessora de Projetos da FECAM - Federação Catarinense de Municípios, Marli Burato. Nos encontros os assessores buscaram o apoio do Governo Federal para as capacitações e debates do I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios, que será realizado nos dias 28 e 29 de julho, em Florianópolis-SC.



quinta-feira, 28 de maio de 2015

Imparcialidade x Interesse

A gente ouve no rádio, assiste na tevê, muitas coisas que, analisando bem, você sabe que existem interesses particulares no que é divulgado.
Um exemplo: muitos profissionais da imprensa criticam o prefeito Edson Piriquito em alguns de seus atos, como por exemplo, ter criado a guarda municipal quando segurança é dever do Estado, mas quando acontece alguma coisa onde a guarda age, aí dizem “que bom que temos a guarda em BC”.
Outro ponto é a saúde. Falam, criticam o hospital Ruth Cardoso e quando alguém da família ou amigos precisam, é lá que são atendidos e de graça, pelo SUS.
Às vezes dá vergonha em ouvir certas besteiras, pois ache bom ou ruim, o que interessa na verdade é fazer audiência ou satisfazer os patrões.
Esse tipo de imprensa não ajuda a comunidade. Muito pelo contrário, atrapalha o andamento do município.

Pense nisso.


Itajaí:
Dalva Rhenius assume como Prefeita da cidade

Em solenidade simples realizada na tarde desta quinta-feira (28), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, o Prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, transmitiu o cargo para a sua vice, Dalva Rhenius. Bellini estará afastado, em férias, da Administração Municipal até o dia 19 de junho.

A transmissão de cargos foi acompanhada pelos secretários municipais. É a nona vez que Dalva Rhenius assume a prefeitura, com o compromisso de cumprir com a agenda do prefeito durante as comemorações do aniversário de 155 anos de Itajaí. A prefeita em exercício estará no comando do município a partir desta quinta-feira.



*****


Alunos da Rede Municipal de Itajaí viajam para Portugal nesta sexta-feira

Está perto de chegar ao fim a espera e a ansiedade dos 12 alunos da Escola Básica Professor Judith Duarte de Oliveira. Nesta sexta-feira (29), eles, dois professores e sete mães partem com destino a Portugal para dar continuação a um sonho que iniciou há dois anos. Durante este período, os estudantes da Professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves, que na época estavam no terceiro ano do Ensino Fundamental, começaram a trocar correspondências com alunos de uma escola dos Açores, em Portugal. Depois de trocar experiências através de muitas cartas e fotos, os alunos se conhecerão pessoalmente. A distância de mais de sete mil quilômetros vai terminar.

O projeto está sendo custeado pela Secretaria de Educação de Itajaí, o Governo dos Açores e algumas empresas da região: MAX Imóveis, Compremat, Sibara. Quem também apoia a viagem é o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA), a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL) e a Onisports, Focus Viagens, APM Terminals e Casa dos Açores de Santa Catarina. Os alunos foram escolhidos para a viagem através de um concurso realizado na escola.

Conheça o projeto finalista da E.B. Profª Judith Duarte de Oliveira
A iniciativa está sendo realizada com os alunos do 5ºano da Unidade Escolar do bairro Itaipava. A atividade integra o projeto "Resgatando Raízes", cujo intuito é o incentivar os estudantes a valorizar as nossas raízes e manifestações culturais. Em 2013, eles escreveram cartas para estudantes de uma escola dos Açores, em Portugal, se apresentando e contando sobre a cultura do país e do município, além de curiosidades sobre a escola, os amigos e o bairro. Em 2014, eles receberam cartas resposta com fotos, postais, presentes e muitos questionamentos.

Entre os inúmeros objetivos do projeto estão resgatar, preservar e divulgar a valorização da cultura popular na busca de conhecimentos culturais acerca das tradições locais, além de estimular o hábito da pesquisa.
"Acreditamos que, por meio do resgate cultural, é possível fazer também um resgate da cidadania. Conhecer e vivenciar a cultura local ajuda a tornar o educando parte integrante da sociedade em que está inserido e, consequentemente, lhe proporcionará condições de bem estar social no ambiente em que vive", comenta Kátia Cristina Steil Sabel, diretora da Unidade Escolar.

Por se tratar de um projeto interdisciplinar, buscou-se contemplar o maior número de disciplina possíveis. Entre os conteúdos abordados durante o projeto estão:
localização geográfica das Ilhas dos Açores; colonização do litoral catarinense de Itajaí; costumes e tradições açorianas e catarinenses (boi-de-mamão, festa do divino, pão-por-Deus, artesanato, lendas, pau de fita e Terno de Reis); Pesca (economia) e gastronomia local; história dos sobrenomes e Gráficos e tabelas.

A Escola Básica Professora Judith Duarte de Oliveira fica localizada na Avenida Itaipava, nº 2.350.



Balneário Camboriú:
Sectur busca ideias para o Brilhos de Natal

Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), participa do 6° Natal Show – Feira de Artigos de Natal, Decoração e Presentes. O evento tem inicio neste sábado (30), e acontece em São Paulo, no Expocenter Norte. A Sectur trabalhará durante os quatro dias em estande próprio e, na ocasião, a divulgação será voltada para valorizar e ainda enriquecer a decoração natalina da cidade, através do projeto “Brilhos de Natal”, que é realizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú desde 2009.

Além de mostrar a decoração diferenciada que a cidade oferece aos turistas e moradores, o foco é buscar novidades para enaltecer o Natal de Balneário Camboriú.

O secretário Ademar Schneider destaca o Brilhos de Natal. “Hoje nós já oferecemos um dos melhores natais do Estado, que nos possibilita a ampliação de nossa temporada em aproximadamente 50 dias.  Atualmente, conseguimos atrair turistas para a abertura do projeto de Natal, em meados de novembro. Com esse incremento que queremos buscar, vamos tornar o Brilhos de Natal uma festa ainda mais especial, principalmente para as famílias que visitam e estão na nossa cidade”, pontua.

A feira Natal Show é reconhecida por lançar tendências e antecipar produtos que serão sucesso no Natal. A Sectur vai buscar essas sugestões para deixar o Natal do município ainda mais atraente e singelo.

*****


Inscrições para Festival da Canção começam em 1º de junho

A Fundação Cultural de Balneário Camboriú promove em agosto a quinta edição do Festival da Canção FCBC 2015. As inscrições, gratuitas, abrem na próxima segunda-feira,  1º de junho e seguem até 15 de julho. Este ano, o Festival chega com novidades. Além da premiação de quase R$ 12 mil em dinheiro, os vencedores até o terceiro lugar vão receber troféus. Também serão premiados com troféus o melhor intérprete e o melhor instrumentista.

Ao contrário das edições anteriores, em 2015 as eliminatórias vão ser temáticas. Isso significa que os concorrentes vão se apresentar divididos por gênero, a exemplo do rock, reggae, rap, funk  na primeira noite;  MPB e suas variações na segunda, e sertanejo e regionalista na última eliminatória. Na final, concorrem de igual pra igual os 15 classificados nas três eliminatórias programadas para 7, 8 e 9 de agosto (sexta a domingo). A finalíssima será em 22 de agosto (sábado).

Os interessados devem ler o edital que já está disponível no site www.culturabc.com.br e imprimir a ficha de inscrição, com atenção para as datas de início e encerramento.


Tijucas:
Impostos Municipais atrasados poderão ser quitados sem juros

Já está em vigor a Campanha de Remissão de Juros e Multas para pagamento de impostos municipais em atraso na Administração Municipal de Tijucas. 
A partir da Lei número 2585/2015, sancionada pelo Prefeito Valério Tomazi, a Secretaria Municipal de Finanças está concedendo desconto nos juros e multas sobre os créditos tributários inscritos em dívida ativa, ou seja, que tenham vencimentos até 31 de dezembro de 2014. Para ser dispensado dos juros e multas de tributos gerados até 31 de dezembro de 2014, o contribuinte deve também estar em dia com os impostos de 2015. 

Pela lei, o contribuinte terá direito a 100% de desconto nos juros e multas de seus impostos atrasados caso efetue o pagamento em parcela única. 
Para os que parcelarem em até 10 vezes, o desconto nos juros e multas será de 80%. Já os pagamentos em até 20 parcelas concederão desconto de 70%, e em até 30 vezes será descontado 50% dos juros e multas. 
As parcelas serão mensais e sucessivas, tendo o primeiro vencimento na data da opção. 

"Estas boas condições de pagamento são uma excelente oportunidade para o contribuinte ficar em dia com os impostos, ao mesmo tempo em que ele contribui com o Município, já que a Administração reverte esta arrecadação em melhorias para a comunidade" - afirma a Secretária de Finanças Rosângela de Fátima Leal da Veiga. 
Mais informações sobre a Campanha no Setor de Tributos da Prefeitura das 8h às 12h e das 13h30m às 17h30m ou pelo telefone (48) 3263-8162.

*****


Abertas inscrições para candidatos à Conselheiros Tutelares

Estabelecido o calendário eleitoral, estão abertas as inscrições para escolha dos Conselheiros Tutelares do Município de Tijucas. 
Com base na Lei Municipal nº 2562/2015 e na Resolução nº170/2014 do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, as inscrições são para o processo de eleição válido por quatro anos, assumindo os eleitos em 10 de janeiro de 2016 e deixando o cargo em 09 de janeiro de 2020.

Ao todo, são cinco vagas para conselheiros titulares e para cada titular é aberta uma vaga de suplente. 
Rosely Steil, presidente do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, explica que conforme o edital, o conselheiro eleito na eleição anterior e que tenha exercido o cargo por período consecutivo superior a um mandato e meio, não poderá participar do processo. 

A remuneração é de R$2.336,68 com reajustes na mesma data e no mesmo percentual que for reajustado o vencimento dos servidores municipais. 
O Conselheiro eleito tem direito à férias anuais pelo período de 30 dias, acrescidas de 1/3 do valor da remuneração mensal, licença maternidade e paternidade e gratificação natalina. 

A carga horária estabelecida para o cargo é de 40 horas semanais, no horário das 8h às 12h e 13h30 às 17h30, com plantão noturno (que funciona em forma de rodízio) das 17h30 às 8h do dia seguinte e plantão dos finais de semana e feriados. 

O registro de candidatura está sendo realizado até o dia 12 de junho em dias úteis, das 14h às 17h na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizada na Rua Padre Parisi, 201. É necessário o Ensino Superior completo. Mais informações pelo telefone (48) 3263 6194.



Balneário Piçarras:
Piçarrarte terá encontro de carros antigos, dança e capoeira

Atrações para todas as idades e muita cultura. O Piçarrarte, a Feira de Artesanato de Balneário Piçarras, volta a reunir artesãos do município e da região no sábado, 6 de junho, feriado de Corpus Christi. O evento será ao lado do ginásio Aurélio Solano de Macedo, no final da avenida Emanoel Pinto, e ocorrerá entre as 10h e as 18h.

Não faltam novidades na próxima edição. A primeira delas será uma apresentação de roda de capoeira, das 15h às 16h20.  Em seguida, o grupo de dança cigana “Gitanas por amor” se exibe para o público das 16h30 às 17h30.

Um encontro de carros antigos também promete atrair bom público ao Piçarrarte. “Quem tem um veículo antigo pode trazer o seu”, lembra a secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa.

Susan reforça o convite à comunidade e lembra que o Piçarrarte é uma oportunidade de confraternização e celebração. “É um momento de expressão da cultura local. A participação dos artesãos têm aumentado a cada feira, o que traz mais variedade e qualidade ao Piçarrarte”, acrescenta a secretária.




Barra Velha:
Começam as obras do Calçadão da Lagoa

Foram iniciados na tarde de hoje, 28 de maio, os trabalhos da primeira etapa da obra do Calçadão da Lagoa. A extensão vai do início da Praça Lauro Carneiro de Loyola até o Barra Jet, com largura de 2m.70cm. na inicial até o encontro da rua Mato Grosso e após 1m.50cm. até o Barra Jet, nos pontos onde não há sustentação será colocado material reciclável tipo um deck sobre a vegetação.

A empresa vencedora da licitação Polaris Serviços e Construções Ltda é a responsável pela obra, sendo de sua responsabilidade o fornecimento de todo o material bem como a mão de obra.

O convênio federal veio através de recurso do Deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB), no valor de R$ 249.990,00; sendo que deste total, 3% compete ao município de Barra Velha.




Guabiruba:
Últimos dias de inscrições para Campanha de Adubo e Ureia

Os agricultores de Guabiruba têm até sexta-feira, 29 de maio, para se inscrever na Campanha de Adubo e Ureia realizada pela Prefeitura, por meio da secretaria de Agricultura. O valor subsidiado pelo poder público é de 40%, custando para o agricultor R$ 38 o saco de adubo e R$ 42 o de ureia.

Para pedido abaixo de seis sacos, é necessário entregar recibo de prestação de serviço da Aderg. Os interessados em mais de seis sacos, deverão emitir uma nota fiscal ou nota avulsa de produtor.

Mais informações devem ser obtidas na secretaria de Agricultura pelo telefone 3354-1219 ou pessoalmente pelo endereço Rua Paulo Kormann, n° 214.

*****


Cerca de 10 mil pessoas participam do Dia do Desafio

Órgãos públicos, empresas, escolas, clubes, associações, academias e inúmeros outros locais entraram no ritmo do Dia do Desafio nesta quarta-feira, 27 de maio, mobilizando 9.277 pessoas em Guabiruba. O evento realizado pelo SESC contou com parceria da Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, que juntamente com um instrutor do SESC, percorreu diferentes pontos da cidade promovendo a prática de atividades físicas por pelo menos 15 minutos.

Antes do expediente da Prefeitura iniciar, os servidores foram os que se exercitaram, em seguida, o Dia do Desafio percorreu a XVI Gincana da Terceira Idade, na Capela São Vendelino, empresa Kohler e CIA, Tecelagem Martins e escolas. Apesar da chuva, o município atingiu 53,2% da meta estipulada.

Conforme o secretário de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Luiz Schlindwein Filho – Kareka, Guabiruba competiu com a cidade Siqueira Campos, do Paraná. O resultado da cidade vencedora deve ser divulgado pelo SESC até o fim de semana.

“Os objetivos foram atingidos, pois conseguimos incentivar as pessoas a praticarem exercícios e reforçar a importância deles para a saúde e qualidade de vida”, pontuou Kareka.


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Mais um descaso dos governos do Pará e governo federal.

Na noite de terça-feira, assistindo a programação da TV Aparecida, vi parte de um documentário que mostrava a Ilha de Marajó, onde as pessoas vivem bem abaixo do nível de pobreza.
Meninas de 10 a 15 anos de idade fazendo sexo com grandes proprietários de barcos de luxo que vão à ilha e pagam para ter poucas horas de intimidade com essas crianças. E o pior de tudo, quem leva as filhas até esses malditos são os próprios pais.
Aí vem a pergunta: onde estão as autoridades que aqui no sul proíbem crianças na mesma idade de trabalhar junto aos pais para  ajudar no sustento da casa?
Usam as leis dos direitos da criança o e do adolescente para combater a mão de obra infantil. Porque essas mesmas autoridades não usam as mesmas leis para combater a prostituição infantil na Ilha do Marajó?
Mais uma vez sou obrigado a dizer que esses governos são mentirosos e interesseiros. Só vão até o pobre coitado quando precisam do voto.
Mais uma vez os governos usam o povo para ganhar uma eleição para ficar varrendo a sujeira para baixo do tapete.

Pensem nisso.