.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Bombinhas:
Centro de Vigilância Animal realiza mais de 4 mil cirurgias de castração

Um importante trabalho de controle da população de cães e gatos que vagam pelas ruas e praias do município é realizado pelo Centro de Vigilância Animal. Com o propósito de fazer cirurgias de castração prioritariamente aos animais de rua, também proporciona o benefício aos que tem donos ou família cuidadora, independente da situação financeira da pessoa. O número de castrações realizadas pelo CVA já ultrapassa a marca de 4.000 cirurgias.

O veterinário Rubens Marcante informa que, “além de auxiliar diretamente no controle populacional de animais ela contribui para uma maior qualidade de vida para o animal pois previne doenças, fugas, brigas, etc."

Para tal o responsável pelo animal precisar deixar o nome na lista de espera pessoalmente ou por telefone. O CVA entrará em contato para agendar o dia e o horário e passar as orientações necessárias.

Os animais são recebidos pela manhã, e o proprietário assina uma ficha de autorização cirúrgica com seus dados, e são devolvidos no período da tarde. Ou seja, geralmente as cirurgias são feitas na parte da manhã, e a parte da tarde é reservada para observação pós-cirúrgica, limpeza e desinfecção do ambiente e esterilização dos instrumentais cirúrgicos, no intuito de preparar o local para o trabalho no dia seguinte.

O prédio do CVA possui dez baias de acolhimento e além dos procedimentos cirúrgicos, realiza na medida do possível, atendimento aos animais de rua quando machucados ou doentes. O Centro também promove atividades educativas como o Programa Posse Responsável que orienta sobre os cuidados antes de se adquirir um animal e aceita inscrição de voluntários para acompanhamento no pós-operatório até que o animal esteja apto a voltar às ruas.

O agendamento cirúrgico deve ser feito pelo telefone 3393.4172, ou pessoalmente na Avenida Araçá, ao lado da Secretaria de Obras. O funcionamento do CVA é de 8h às 12h e de 13h às 17 horas.

*****


Secretaria de Educação reúne coordenadores e diretores da Educação Infantil

Nesta segunda-feira, dia 4, no auditório da Prefeitura de Bombinhas, reuniram-se coordenadores e diretores das unidades de ensino infantil para mais uma discussão sobre a formulação de dois documentos que estabelecerão normas de administração e procedimentos pedagógicos a serem implantados nas unidades de educação infantil do município. A educadora Regina Shudo referência em educação infantil e coautora da Coleção Brincar e Pensar utilizada na educação infantil, esteve presente contribuindo para a discussão.

Os coordenadores e diretores trouxeram propostas dos Centros de Educação Infantil com o objetivo de elaborar o regimento interno administrativo para escolas de educação infantil e também a criação de uma proposta pedagógica unificada para todas as unidades de acordo com novas diretrizes do MEC.

Hoje o município conta com 7 unidades de educação infantil, absorvendo uma demanda de 1.125 alunos. As novas diretrizes além de regerem todo o funcionamento das creches, ações dos professores e diretores, também serão apresentadas aos pais para que as práticas administrativas e pedagógicas sejam reconhecidas como normas de conduta para ambas as partes.

Com uma padronização de funcionamento, elaboração de diretrizes e normas, toda a rede será beneficiada. Uma das propostas trazidas ao encontro é o investimento em formação continuada para os educadores para que haja um constante aprimoramento profissional possibilitando melhor atender a necessidade de preparação dessas crianças para o ingresso na educação fundamental.

“Considero que a efetivação desta proposta pedagógica será um marco para a educação infantil do município”, disse Miguel Marques, Diretor de Educação Infantil.


*****


Inscrições abertas para curso de manicure

As Secretarias de Assistência Social, Saúde e Turismo em parceria com o Senac iniciaram na semana passada e encerram na próxima sexta-feira, dia 08 de maio às 17 horas, as inscrições para o curso de manicure totalmente gratuito.

O início do curso será a partir do fechamento da turma de 20 alunas. As aulas práticas e teóricas serão ministradas no Auditório da Secretaria de Turismo, com previsão máxima até a primeira quinzena de maio. A duração do curso é de 165 horas, sempre às segundas-feiras.

A prioridade é para quem já trabalha na área, mas qualquer um acima de 16 anos que desejem qualificação profissional para ingressar no mercado de beleza pode participar.

No ato da inscrição os interessados deverão levar CPF, RG e comprovante ou declaração de ensino fundamental incompleto (até a 4ª série ou 5º ano), fundamental completo ou ensino médio, até a Secretaria de Assistência Social, na Prefeitura de Bombinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário