.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Porto Belo:
Obras de urbanização da Enseada Encantada começam nesta terça-feira

A orla da Enseada Encantada, em Porto Belo, ficará de cara nova nos próximos meses. Nesta terça-feira, 19, o prefeito Evaldo Guerreiro assina a Ordem de Serviço para o começo da obra de urbanização, construção de passeios e ciclovia da orla da Enseada Encantada.

A empresa CR Artefatos de Cimento é a responsável pela construção do calçadão que terá aproximadamente 600 metros de extensão. A previsão é que a obra seja concluída até o final do mês de setembro.

A obra terá ainda a recuperação da academia ao ar livre do espaço e área com parquinho para as crianças. O prefeito Evaldo Guerreiro destaca a parceria com o governo federal para a reurbanização da orla. "Essa obra é resultado de uma emenda do deputado federal Décio Lima. Ele atendeu a solicitação do vereador Maninho para destinar recursos para Porto Belo", lembrou.

A reurbanização da orla da Enseada prevê passeios públicos em paver, ciclovia e iluminação pública. A assinatura da ordem de serviço ocorre a partir das 9h, próximo ao Marujos Bar.

*****


Terceira edição do Conheça Porto Belo movimenta final de semana de moradores

Os moradores de Porto Belo tiveram um final de semana especial. Durante dois dias, a prefeitura, por meio da Fumtur (Fundação de Turismo), realizou passeios em trilhas ecológicas, sítios da zona rural, pontos turísticos e stand up paddle. As atividades fizeram parte da programação da terceira edição do Conheça Porto Belo.

Porto Belo é repleto de encantos de um lado a outro da cidade. Para que todos moradores tenham a oportunidade de conhecer cada cantinho do município, a prefeitura realiza anualmente o Conheça Porto Belo.

A novidade deste ano foi acervo histórico. Ao todo, 200 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer as peças expostas no novo acervo. Outra atividade muito procurada foi o stand up paddle, que teve as inscrições encerradas na quarta-feira,13.   

Cada atrativo do Conheça Porto Belo oportunizou uma diferente experiência para o participante.  Nos sítios que fizeram parte do roteiro, por exemplo, os moradores provaram frutas, plantas com propriedades medicinais e produtos orgânicos.

O prefeito Evaldo Guerreiro destacou a importância do Conheça Porto Belo para o município. "Nossos moradores estão tendo contato com o patrimônio histórico e natural da cidade. É um projeto que ajuda o turismo, mas gera conhecimento para quem vive aqui", destacou o prefeito.

O presidente da Fumtur (Fundação de Turismo de Porto Belo), Claudio Souza, destaca que a atividade agradou em cheio os moradores. “Os participantes conheceram melhor os atrativos de Porto Belo. É importante agradecer as empresas que deram a oportunidade de todos os moradores visitarem a cidade onde moram", destacou.

As atividades do Conheça Porto Belo são desenvolvidas em parceria com empresas locais, que fornecem os passeios gratuitamente. Esses comerciantes, também serão beneficiados com a capacitação, uma vez que o morador que ficar satisfeito com o serviço prestado poderá recomendar o roteiro para outras pessoas. O Conheça Porto Belo é uma das atividades desenvolvidas pelo Procomtur (Programa de Competitividade no Turismo).

*****


Celebração abre a temporada de pesca da tainha

A temporada da pesca da tainha foi aberta em Porto Belo nesta sexta-feira, 15, e para oficializar o início das atividades pesqueiras do ano, foi realizada uma missa para os pescadores. A celebração foi realizada pelo Padre Carlos André Paixão, em frente ao Hotel Blumenauense, um dos pontos em que os pescadores se instalam durante a temporada de pesca, no bairro Perequê. É o terceiro ano consecutivo que a missa é realizada na praia.

A missa que abençoou os pescadores que deixam as suas famílias e seguem para o mar em busca de sustento. A pesca da tainha é uma tradição na praia do Perequê e o pescador Ronaldo de Oliveira, o Dado, herdou a profissão do seu pai. Ele lembra da importância que tem a pesca da tainha para o sustento dos pescadores. “Estou mar desde os cinco anos de idade. Os pescadores pedem respeito à tradição e que as pessoas não façam barulho na praia durante o período de pesca”.

O prefeito Evaldo Guerreiro ressaltou a importância da pesca em Porto belo. “A pesca da tainha é uma tradição em nossa cidade, e esta missa serve para homenagear e abençoar a pesca e as mais antigas gerações de pescadores de Porto Belo”, ressaltou o prefeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário