.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Porto Belo:
Prefeito renova secretariado

O prefeito Evaldo Guerreiro e o vice, Giovanni Voltolini, realizaram nesta segunda-feira novas mudanças no secretariado. Ao todo, três secretarias e uma fundação sofreram alterações: Obras, Pesca e Aquicultura, Agricultura e Pecuária, além da Fundação de Esportes.

A principal alteração na equipe ocorre na Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos. O novo titular é Fernando Amadeu Raulino, que até então comandava a Pesca. No lugar dele, assume Marcos Marques, então diretor de Pesca.

Na Agricultura e Pecuária, Gilberto João Pedro deixa o cargo. No lugar dele, assume Deoclécio Amâncio, o Cinho, que desempenhava o cargo de diretor. Na Fundação de Esportes assumiu Jonathan Cabral. O então presidente, Osvaldo Di Pietro, o Vadão, continua na equipe, agora como diretor.

O prefeito Evaldo destaca que a renovação já ocorre desde o começo do ano. "Começamos com Saúde e Turismo. As pessoas que ocupavam esses postos, como é o caso do Rogério Leite, do Ricardo Pamplona, da Chirlei Laurencio, entre outros, que deram sua contribuição para a cidade, mas necessitaram seguir outro caminho", ressaltou Evaldo.

*****


Prefeitura nos Bairros começa no Jardim Dourado

Os moradores de Porto Belo começam a contar com um novo serviço nesta quinta-feira, 7. O programa “Prefeitura nos Bairros” levará o atendimento ao público para as comunidades. Na primeira ação, prefeito, vice, secretários e presidentes de fundação estarão à disposição da comunidade do Jardim Dourado, das 8h às 12h, próximo à escola Olinda Peixoto.

O prefeito Evaldo Guerreiro destaca que o atendimento aos moradores já acontece, mas que agora a ideia é aproximar a comunidade da administração pública.

"Realizamos o atendimento toda sexta-feira no gabinete. Contudo, agora estaremos mais próximos do cidadão de Porto Belo. Assim, os moradores não terão que se deslocar até a prefeitura", salientou Evaldo.

De acordo com o chefe de Gabinete, Roberto Bayer Battistoti, o cidadão terá a oportunidade de esclarecer dúvidas, além de sugestões, por exemplo, em áreas como saúde, obras, trânsito e educação, entre outros assuntos. "Queremos levar para os bairros, representantes de todas as áreas da administração", explicou.

O atendimento ao cidadão será feito por ordem de chegada, conforme cada área de atuação. O “Prefeitura nos Bairros” utilizará a mesma estrutura do projeto Cine Bairro, que ocorrerá à noite, a partir das 19h. A primeira sessão de cinema gratuito de 2015 terá a exibição do filme Meninos de Kichute.

*****


Educação de Porto Belo convida comunidade para planejamento do PME‏

A Secretaria de Educação de Porto Belo promove no dia 13 de maio, às 9h, a Conferência Municipal de Educação. O evento será na Escola Municipal Professora Nair Rebelo dos Santos, no bairro Vila Nova, e tem o objetivo de discutir e desenvolver com a comunidade, estudantes e educadores o Plano Municipal de Educação – PME.

Para participar, os interessados devem realizar inscrição na Secretaria de Educação, localizada na Rua Leopoldo José Guerreiro, nº 183, no Centro, nos dias 7 e 8 de maio, nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 com a professora Fernanda Mianes Cruz.

A Secretária de Educação e presidente da comissão do PME, Dóris Helena Serpa Ferreira, informa que é muito importante a participação de educadores, da comunidade e estudantes nesta etapa plano. “O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de Porto Belo, com objetivos, metas e ações para os próximos 10 anos. Por isso, agora, é a vez da comunidade e dos estudantes darem sua contribuição. É muito importante a participação de todos”, explica a Secretária.

O plano engloba todo o sistema de ensino, tanto as escolas estaduais, municipais e particulares, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial. Além disso, a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação.

Na última semana, educadores de Porto Belo participaram de uma etapa da adequação do PME. Na oportunidade, as atividades foram focadas no alinhamento das estratégias municipais com as estaduais e nacionais. Agora, o planejamento do PME deve ser realizado com participação do governo e da sociedade civil. Após ser aprovado pelo poder legislativo e sancionado pelo prefeito, é transformado em lei municipal.

 O PNE instituiu 20 metas a serem alcançadas até 2024. Entre os objetivos estão universalizar a oferta de ensino dos quatro aos 17 anos, aumentar a taxa de alfabetização, melhorar a qualidade da educação básica e superior e valorizar os profissionais da educação. O plano também prevê aumento gradual dos investimentos no setor nos próximos 10 anos, até atingir 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2012, o investimento público no setor foi 5,3% do PIB, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

*****


Campanha contra a gripe mobiliza saúde em Porto Belo

Porto Belo aderiu à 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Durante todo o mês, as unidades de saúde de cada bairro ficarão disponíveis para a vacinação contra três tipos de vírus, dois relacionados à gripe comum e também contra a H1N1.

Todas as sete unidades de saúde ficarão disponíveis para a aplicação da vacina. No próximo sábado, dia 9, haverá mobilização em todos os bairros, para o chamado dia “D”. As unidades farão um mutirão de vacinação para quem não conseguir se prevenir durante a semana.

No Alto Perequê, os moradores poderão se dirigir à escola Pedro Alemão, pois a unidade de saúde passa por reforma e ampliação. O horário de funcionamento dos postos de saúde durante a semana é das 8h às 12h e das 13h às 17h. É importante que os moradores se dirijam às unidades munidos de carteirinha de vacinação.

A campanha é destinada a grupos prioritários que incluem crianças de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes e em recuperação pós-parto (45 dias), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde dos sistemas públicos e privados, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários de sistemas prisionais, bem como pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais.

Crianças que foram vacinadas em 2014 receberão apenas a dose de reforço. Já para as que não se vacinaram no ano passado, serão aplicadas duas doses com diferença de 30 dias entre as aplicações. Gestantes, idosos e trabalhadores da saúde receberão uma dose única. No caso de gestantes, a aplicação é feita em qualquer idade gestacional, segundo recomendações do Ministério da Saúde.

Segundo Fernanda Maria da Silva, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica em Porto Belo, a meta é vacinar 80% dos grupos de risco. “Na última campanha, alcançamos 93,6% da meta. Este ano, queremos imunizar 3.417 pessoas da gripe”, explica. Fernanda esclarece ainda que a vacina não causa gripe e que a prevenção dura cerca de doze meses, por isso as campanhas são realizadas anualmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário