.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Balneário Camboriú:
Campanha de vacinação contra a influenza continua até fim do estoque das doses

Continuam as aplicações da “17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza" até o fim do estoque atual de doses. Até a tarde desta segunda-feira (8), o Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVE) de Balneário Camboriú aplicou 20.366 doses da vacina, o que corresponde à 92,60% do total do público prioritário. Crianças entre seis meses e cinco anos de idade e gestantes ainda não atingiram a meta desejada.

Segundo a coordenadora de imunização do município, Laís Emídio, a última informação enviada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) foi de que a vacinação continuasse até o dia 6 de junho. “Com o fim do prazo, fomos orientados a vacinar o grupo prioritário até que acabasse o estoque de doses”, comenta.

Foram vacinados contra a influenza 12.545 idosos com 60 anos de idade ou mais, 4.418 crianças na faixa etária indicada, 4.370 de pessoas dos grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, 2.413 trabalhadores de saúde, 784 gestantes e 206 puérperas com até 45 dias após o parto.

Mais informações com Laís Emídio, no Departamento de Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (47) 3363-4170.

*****


Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente debate políticas públicas

A X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente mobilizou mais de 100 pessoas. O evento, que ocorreu na semana passada, levou à discussão vários eixos acerca da Política Pública e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Conferência contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos.

Durante o evento, foram deliberados eixos de trabalho acerca da promoção, proteção e defesa dos direitos, participação de crianças e adolescentes na sociedade, além do controle social da efetivação dos direitos. Na ocasião, as entidades e Conselhos representados, em conjunto com o CMDCA, elaboraram propostas de mobilização.

Entre elas, está a de garantia de acesso à creche para todas as crianças de zero à três anos, além de escola integral para todas as crianças de até cinco anos.

No eixo de participação das crianças e adolescentes, a proposta ficou por conta do incentivo à formação de grêmios estudantis nas escolas, com o objetivo de possibilitar a representação dos adolescentes no CMDCA, na perspectiva de prever ações e projetos de melhorias nas escolas e na sociedade. A conscientização da comunidade através de palestras e materiais informativos acerca dos direitos das crianças e adolescentes, também está entre as propostas. Além disso, o Conselho visa a alteração da sua lei, a fim de garantir a presença de crianças e adolescentes no CMDCA, com direito a voz e voto.

Para o presidente do Conselho, João Passos, essa foi a maior Conferência já realizada em Balneário Camboriú. “Mobilizamos um grande número de pessoas, superamos as expectativas”. O evento é aberto a todos os representantes de Conselhos, órgãos e entidades que realizam trabalhos na área de direitos da criança e do adolescente e, também contou com a participação de adolescentes, que tiveram direito a voz e voto. O presidente ainda comenta, que a Conferência é uma oportunidade para que todos expressem suas vontades e compartilhem os trabalhos que pretendem desenvolver nessa área. “Nossa luta para implementar as propostas continua”, finaliza.

Mais informações com o presidente do CMDCA, João Passos, pelo telefone: (47) 8407-4682.


Nenhum comentário:

Postar um comentário