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quarta-feira, 17 de junho de 2015

Balneário Piçarras:
Profissionais iniciam ciclo de palestras voltadas à melhoria do serviço público

A Prefeitura de Balneário Piçarras iniciou esta semana um ciclo de palestras voltadas à modernização e qualificação do serviço público no município. Até meados de agosto, 10 cursos, cada um com duração de 30 horas, irão envolver profissionais de todas as secretarias municipais. Os encontros ocorrerão no auditório da nova sede da prefeitura, localizada na Avenida Emanoel Pinto.

A palestra magna “Gestão Pública de Resultados”, ministrada pelo professor Dr. Francisco Pereira, abriu oficialmente a maratona de cursos. O encontro ocorreu na segunda-feira, 15, no auditório do campus da Univali de Balneário Piçarras, e reuniu aproximadamente 150 servidores públicos.

O ciclo de palestras inclui uma carga horária total de 296 horas e oferece os seguintes cursos de capacitação: “Sistemas de Informação Gerencial”, “Ética nas Organizações Públicas”, “Matemática Financeira Aplicada”, “Gestão de Processos Licitatórios”, “Gestão de Pessoas”, “Gestão de Processos em Projetos no Setor Público”, “Auditoria e Controladoria”, “Gestão do Capital Intelectual no Setor Público”, “PAD e Aplicação na Administração Pública – Teoria e Prática” e “Gestão de Qualidade em Projetos no Setor Público”.

A ação é um dos pré-requisitos do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (Pnafm), que orienta e apoia a melhoria da gestão pública municipal.  Contratado pelo  município em dezembro de 2011  pelo valor de R$ 1 milhão - R$ 900 mil provenientes de operação de crédito e R$ 100 mil de contrapartida do município - , o Pnafm exige que, pelo menos, 10% do recurso seja destinado à capacitação de recursos humanos.

Parte do valor contratado já foi aplicado na reforma do centro administrativo, aquisição de novos computadores, geoprocessamento, aquisição de ar-condicionado e equipamentos de processamento de dados e de telefonia para  a nova sede da prefeitura.

Segundo a coordenadora do Pnafm, Silvana Dallagnol, o cronograma do município inclui o cumprimento de 12% do recurso com capacitação profissional, ou seja, acima do mínimo exigido pelo programa. “A administração pública optou por utilizar o recurso em forma de ações que contribuam efetivamente para a qualificação do servidor. Isto se reflete, automaticamente, na melhoria do serviço público”, explica a secretária de Administração, Ana Lúcia Wilvert, que espera envolver o maior número possível de servidores nos cursos.

A iniciativa é capitaneada pela Secretaria de Administração e Fazenda e tem o apoio do Governo Municipal.



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