.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Camboriú:
Agricultores recebem novas habitações

Começou nesta segunda-feira, dia 29, em Camboriú, os encontros com as sete famílias que serão contempladas pelo Projeto Habitação Rural, da Caixa Econômica Federal. O programa foi criado no âmbito do Minha Casa, Minha Vida e tem como objetivo subsidiar a construção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais, onde os beneficiados pagam apenas 4% do custo da moradia. O pagamento inicia um ano após o recebimento da casa e pode ser feito parcelado.

Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, as famílias foram selecionadas através da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), e, também, após fornecer ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (Sintruc), documentos que comprovassem que a família se enquadra nos pré-requisitos do programa.

Além disso, as famílias selecionadas devem atender algumas exigências para terem direito a moradia. Participar dos encontros que serão realizados mensalmente em parceria com Caixa, Prefeitura, Sintruc e Secretaria de Assistência Social é uma delas. 

Cada encontro terá um tema específico relacionado à área rural e um especialista como facilitador. Na primeira reunião, na última segunda-feira, o tema foi o cultivo da rizicultura, que teve como ministrante um o técnico da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Ao longo dos próximos meses serão abordadas as técnicas do cultivo de hortaliças, agrojardinagem, preservação de moradias, entre outros temas. 

“Ficamos muito felizes em ver que as parcerias estão dando certo em nosso município. Através da Caixa, poderemos proporcionar mais conforto e condições para que essas famílias possam melhorar e crescer economicamente”, afirmou o Secretário John Lenon Teodoro. 

*****


Trabalhadoras rurais passam por curso de capacitação

Começou nesta segunda-feira, dia 29, o curso Desenvolvendo o empreendedorismo das mulheres na Gestão dos Negócios, promovido através do programa Com licença vou à luta. Durante todas as segundas-feiras de julho, 15 mulheres da área rural de Camboriú se reunirão na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sitruc), para aprender como ter uma participação efetiva na gestão e economia de suas propriedades e/ou produtos fabricados.

O programa foi criado pelo Sistema de Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e tem carga horária de 40 horas. Todas as participantes ganharão ao final do curso um certificado, além, claro, do plano de negócios que produzirão durante as aulas.

“Esse é o primeiro dos muitos cursos que o SENAR pretende realizar em Camboriú. Queremos aumentar o desenvolvimento social da cidade e preparar as mulheres da área rural para administrar seus próprios negócios”, esclareceu a instrutora geral do SENAR de Santa Catarina, Marinei Sabadin Balbinot.

O curso, totalmente gratuito, é dividido em cinco módulos com conteúdos técnicos e de desenvolvimento humano. As participantes recebem um livro com o conteúdo a ser estudado, apostila de atividades, camiseta, boné e um estojo com calculadora, lápis e caneta. Com o apoio da Prefeitura, as alunas recebem também o translado até o Sindicato.

“Já tenho o lugar para abrir um restaurante, mas não sabia como começar e acredito que aqui vou aprender”, explicou Maria Inês Gonçalves, moradora da Localidade de Caetés. Ainda segundo as alunas, no primeiro dia o curso já superou as expectativas.
“Ao final cada uma terá o seu plano de negócio e todas as dicas para empreender com responsabilidade e segurança”, concluiu a instrutora, Marinei.

*****


Nesta quarta-feira tem sessão extraordinária em Camboriú

Será realizada uma sessão extraordinária na Câmara de Camboriú na próxima quarta-feira (01), às 14h. Entram na pauta três projetos de lei, um projeto de resolução e mais três requerimentos.

Em segunda votação, passa por discussão no plenário o projeto do vereador Osvandir Cordeiro, o Wander, que estipula medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.

Confira a pauta:

Executivo 1ª Votação
O documento nº 38 institui o Fundo Municipal do Meio Ambiente – FMMA.  O Fundo ficará vinculado à Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável – FUCAM, com o objetivo de implementar as ações destinadas a uma gestão adequada dos recursos naturais, incluindo a manutenção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, de forma a garantir o desenvolvimento integrado e sustentável, bem como a elevação da qualidade de vida da população local.

De número 39, o projeto de lei dispõe sobre um convênio entre a prefeitura e a Ação Social e Cultural de Monte Alegre. O objeto do convênio consiste no repasse de recursos financeiros, com a finalidade de custear parte das despesas com a realização do projeto “Quermesse Cultural Senhor Bom Jesus 2015”. O valor do recurso é de R$ 20.000,00.

Legislativo 2ª Votação
O projeto de lei nº 28 apresentado pelo vereador Osvandir Cordeiro, o Wander, estabelece medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue.

Resolução 1ª Votação
De autoria da Mesa Diretora, o projeto de resolução 09 autoriza a Câmara a firmar convênio com a Parlaamfri.

Requerimentos
Do vereador Carlos Alexandre Martins (Xande) – SD, solicita informações para a secretaria de saúde sobre gastos e empenhos.

O vereador Carlos Alexandre Martins (Xande) – SD solicita informações sobre aluguéis de imóveis realizados pelo Executivo.

Do vereador Osvandir Cordeiro – Wander, que deseja entregar uma homenagem para a Associação Atlética Brejeiros de Futevôlei – ABREF.



Nenhum comentário:

Postar um comentário