.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Camboriú:
Ciclo de palestras marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de Junho é marcado por ações que buscam prevenir e combater o Trabalho Infantil. A data comemorativa foi criada pela Organização Internacional do Trabalho em 2002 e desde então várias instituições realizam atividades, que têm como objetivo chamar a atenção para este tema.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, juntamente com o CRAS, Núcleo de Prevenção às Drogas e a Pedofilia e o Centro de Apoio a Família Adão da Rosa, está realizando uma série de palestras, a fim de alertar as crianças sobre o trabalho infantil.

“Eles são os principais atingidos, então devemos alertá-los sobre este tipo de situação que ocorre e, muitas vezes, passa por despercebida”, comentou o Secretário da Assistência Social, John Lenon Teodoro.

As palestras estão sendo realizadas no Centro de Apoio a Família Adão da Rosa, no Monte Alegre. “Aproveitamos a oportunidade para explicar para a criançada e adolescentes o que é o trabalho infantil e suas interfaces na sociedade e, claro, passamos orientações a respeito da inserção de jovens no mercado de trabalho, explicou o Coordenador do Núcleo, Manoel Mafra.

*****


Projeto Estampa Camboriú tem início no Bairro Monte Alegre

Com a expectativa de mudar de vida e enfim abrir o seu próprio negócio, 21 mulheres do Distrito de Monte Alegre participam do Projeto Estampa Camboriú, que visa qualificar as participantes na área de confecção e estamparia de objetos. O curso, que começou na tarde desta quinta-feira, dia 11, terá duração de quatro meses e é totalmente gratuito.

Com a parceria entre as secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural de Camboriú, o projeto é inédito na cidade. “O Estampa Camboriú é um projeto piloto que promete ser um sucesso no nosso município. Queremos oferecer ainda mais oportunidades para essas mulheres que querem trabalhar e estão investindo em conhecimento”, afirmou o Secretário de Assistência Social, John Lenon Teodoro.

Além das aulas que são ministradas na Casa da Costureira, na Rua Monte Orizada, no Bairro Monte Alegre, o curso contará ainda com palestras oferecidas pelo Sebrae, que irá orientar e capacitar as participantes para uma visão ainda mais empreendedora. “Lançamos um desafio para as inscritas no projeto. Nossa equipe estará à disposição para que elas se tornem empresárias em Camboriú. Ofereceremos todo o suporte necessário, além de incentivá-las a buscar conhecimento”, disse o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Cícero Zucco.

Durante todas as quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h, até o dia 23 de outubro, as 21 participantes irão aprender sobre: Desenvolvimento pessoal e profissional, economia criativa e solidária, formas de organização do terceiro setor, técnicas de costura e estamparia, empreendedorismo, potencial empresarial e micro-empreendedor individual.

De acordo com a coordenadora do projeto, Vera Maria Roberto, os principais produtos que serão estampados e criados no curso são sacolas ecológicas, chinelos, canecas, copos, bolsas para esportistas e capa para celular. “Nossas aulas serão dinâmicas. Acredito que as participantes irão gostar muito do Estampa Camboriú e essa será apenas a primeira de muitas turmas”.


Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social, através do telefone (47) 3365-0607.


Nenhum comentário:

Postar um comentário