.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Navegantes:
CREAS alerta para agressão de crianças e adolescentes

O dia 04 de Junho é uma data que nos remete a pensar nas crianças maltratadas e violentadas, pois é o “Dia Mundial contra a Agressão Infantil”. E o perigo está mais próximo do que se imagina. Entre janeiro e março de 2015, 28 casos de crianças ou adolescentes vítimas de violência intrafamiliar, seja ela física ou psicológica, foram atendidos no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Navegantes.

De acordo com a assistente social Verônica de Araújo Barreto, meninos e meninas, entre 0 e 17 anos, são encaminhados e acompanhados pela unidade, sendo que destes a maior parte dos casos de violência é praticado contra meninas entre 0 e 12 anos.

Depois de identificados os casos, a equipe de referência começa um trabalho com as crianças ou adolescentes e suas famílias. “Recebemos esses casos no CREAS e eles são enquadrados no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI, um serviço que compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, onde são realizadas entrevistas de acolhida e avaliação inicial, atendimento psicossocial, construção do Plano de Atendimento e elaboração de relatórios técnicos sobre o acompanhamento realizado”, explicou.

Bater não é a melhor solução
Psicólogos orientam que, definitivamente bater não é a melhor solução. O diálogo com a criança ainda é considerado o mais eficaz. Explicar para a criança as consequências de seus atos e como você se sente decepcionado com isso, do que bater nela, além de melhorar o relacionamento com a criança, esse tipo de atitude acaba evitando que ela se torne um futuro agressor.

Denuncie
Quem conhece algum caso de agressão contra crianças e adolescentes, pode fazer uma denúncia anônima para os órgãos competentes, através dos telefones (47) 33423829 (CREAS), 33191306 (Conselho Tutelar) ou no Disque 100 (Disque Direitos Humanos), onde a ligação é gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário