.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Navegantes:
Obra deve solucionar antigo problema de esgoto na praia

A Prefeitura de Navegantes começou nesta quinta-feira (25) uma importante obra de drenagem que deve solucionar um antigo problema que incomoda moradores e vizinhos da Rua Nicolau Kleis, na esquina com a Avenida Beira-mar. No local existe uma vala que escoa para a praia e que causa transtornos.

Para resolver esta situação serão construídas valas de infiltração, compostas por caixas extravasoras e drenos profundos, que farão com que a água escoada infiltre no solo. “Os efluentes que hoje correm direto para a praia vão ser captados para as valas de infiltração e serão absorvidos pelo solo. Isso fará com que em dias de tempo bom não haverá mais água correndo para a praia. Somente em dias de fortes chuvas poderá ocorrer a extravasão do excesso dessa água”, explica Vinícius Oliveira, engenheiro da Secretaria Municipal de Governo.

Já na Avenida Beira-mar com a esquina da Rua Mário Rebelo foi trocado o sistema de drenagem e instalada uma tubulação extravasora, para evitar problemas de alagamentos nas residências e nas vias em dias de fortes chuvas.

O engenheiro conta que a tubulação existente no local não estava adequada e entupida por uma lajota, comprometendo a vazão das águas das chuvas. “Agora estamos instalando uma tubulação dupla, com um metro de diâmetro cada, cruzando a Avenida Beira-mar. Quando a tubulação existente e as próximas instalações não derem conta de escoar as águas pluviais, essa alternativa vai permitir o escoamento do excesso de água para a praia, evitando os alagamentos nas ruas e residências.

Neste caso, estamos nos antecipando para que as futuras obras de drenagem não comprometam a nova ciclovia e os deques que estão sendo implantados”, enfatiza o engenheiro.

Vale ressaltar, ainda, que ao longo de toda a Avenida Beira-mar, junto ao deque e a ciclovia do Projeto Nossa Praia estão sendo construídas bocas de lobos com sistemas de valas de infiltração no solo, o que deve evitar os alagamentos nas vias públicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário