.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Itajaí:
Intersindical e Sincomércio se unem para ajudar na compra de camisetas do Proerd

Quatro entidades empresariais de Itajaí se uniram para ajudar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar. A parceria feita entre a Intersindical Patronal de Itajaí, Sindicato do Comércio (Sincomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)  e Associação Empresarial (ACII) resultou na doação de R$ 10 mil, que foram usados para comprar camisetas entregues aos alunos do programa.

Um atraso no repasse de recursos para a confecção dos uniformes por parte do Governo do Estado foi o motivo para a contribuição dos empresários de Itajaí. A Intersindical avalia como importante contribuir com um projeto, que conscientiza centenas de crianças, todos estudantes de escolas públicas e privadas do município. Na última formatura, 385 crianças receberam o certificado do Proerd, em cinco colégios da cidade. 



*****


Cordeiros ganhou nova área verde

O bairro Cordeiros terá uma nova área verde. A Secretaria de Obras, juntamente com a Famai, realizou o plantio de árvores nativas entre a Unidade de Saúde do Jardim Esperança e a E.B Melvin Jones, localizado na Rua Sebastião Romeu Soares. Nesta sexta-feira (03) foram plantadas 30 mudas de Quaresmeira, Ipê Amarelo e Pau-Ferro.

Na próxima segunda-feira (06) o local receberá mais 27 mudas das mesmas espécies e ainda de Goiabeira, “queremos proporcionar um ambiente mais verde e com sombras para os moradores do bairro”, conta o Diretor de Praças e Jardins, Luiz Antônio Marcos.

O plantio é a primeira ação do Viveiro Fazenda Nativa, que agora está sob coordenação da Famai e da Secretaria de Obras, “esta primeira ação é um marco da nova gestão de arborização do município e do cuidado com o meio ambiente”, explicou a Superintendente da Famai, Rogéria Gregório.

As mudas foram obtidas através de compensação ambiental e todas são espécies nativas, que se adaptam ao solo e ao clima da cidade. As árvores plantadas possuem raízes pivotantes, que são profundas e apresentam uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam, assim as calçadas próximas ao local do plantio, não serão destruídas pelas raízes.

Os moradores poderão ter um ambiente colorido com as flores das árvores daqui três a cinco anos, já a goiabeira dará fruto em, aproximadamente, três anos, segundo o biólogo da Famai, Felipe Ramiro. As árvores podem atingir alturas variadas, a quaresmeira e o Pau-ferro podem chegar aos 10m de comprimento, o Ipê é mais alto, atingindo até 15m. A goiabeira, árvore frutífera, é mais baixa, não passando dos 5 metros de altura.

Para que as árvores se desenvolvam, é fundamental a cooperação da comunidade, “precisamos da ajuda da população para cuidar e manter o local limpo e apto para o bom desenvolvimento destas árvores, além de claro, mantê-las vivas, pois se as mudas forem quebradas, as plantas morrem”, salientou o diretor de praças e jardins. O estudante Victor Gabriel Araújo, de 13 anos, já se comprometeu a ajudar, “sempre que possível vou ficar observando da escola se ninguém vai poluir ou destruir esta área”.

A ideia de transformar o local em uma área verde veio quando o secretário de obras, Tarcísio Zanelato, participou da inauguração da Escola Básica Melvin Jones e viu a área vazia, “o secretário viu o espaço e quis fazer uma área verde para proporcionar aos pais, alunos, frequentadores da unidade de saúde e toda a população do bairro, um local agradável”, explicou Luiz Antônio Marcos. O que chamou a atenção do estudante João Vitor Rodrigues, de 13 anos, “a ação é muito legal, pois está cuidando do meio ambiente e deixando o ar mais limpo”.

Futuramente, o local receberá uma revitalização paisagística e mais ações de arborização serão realizadas na cidade, já que agora o Viveiro Fazenda Nativa está sob coordenação da fundação e da secretaria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário