.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Balneário Camboriú:
Festa dos Pescadores acontece nos dias 5 e 6 de Setembro

A Colônia de Pescadores Z-7 promove nos dias 5 e 6 de Setembro a 28ª Festa dos Pescadores. A festa, que é aberta ao público, conta com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Turismo (Sectur), acontece nas dependências da Colônia de Pescadores Z-7, localizada na Rua José Francisco Vitor, com abertura do evento às 8h com Arrasto de Camarão.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores de Balneário Camboriú, Levi Elias Vicente, é uma tradição da região, onde há uma confraternização das famílias. “A festa valoriza a tradição da região, assim como a classe pesqueira. Fortalecendo a cultura, tendo em vista que o pescador artesanal faz parte do turismo de Balneário Camboriú, por se tratar de uma das primeiras populações do município. A partir das 10h de Sábado iniciam os festejos, sendo às 19h30 a escolha da rainha dos pescadores, que tem 10 meninas inscritas, e a programação se encerra às 22h com baile”, destaca.

Vicente explica que, no domingo, as atividades iniciam às 9h com torneio de futebol entre as colônias de pescadores no campo do Centro Comunitário e às 12h o tradicional almoço que contará em seu cardápio tainha e churrasco com valor em torno de R$ 20, além de outros pratos típicos. O torneio continua às 15h e logo após acontece o show de talentos. Às 17h será realizado sorteio de brindes aos pescadores, e a programação se encerra às 19h com show musical”, explica.

*****


Prefeito se reúne com servidores para debater redução de custos

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, Piriquito, convocou em seu gabinete, na quinta-feira (27), secretários e diretores gerais, administrativos e financeiros para uma reunião. No encontro, o prefeito propôs uma contenção de despesas de custeio, nas esferas de Secretarias, Autarquias e Fundações Municipais.
“Devido a situação financeira delicada que o mundo vive, vamos cortar custos como uma forma de precaução. Agiremos da melhor forma para que a qualidade de vida dos cidadãos não se altere por conta de nossos cortes de orçamentos”, declara o prefeito Edson Piriquito.

BC é destaque em Gestão Fiscal
O Índice Firjan (Federação das Industriais do Rio de Janeiro) de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado em junho deste ano, revelou Balneário Camboriú no 1º lugar do Estado de Santa Catarina e o 4º a nível nacional. Esta foi a segunda vez, em três edições do índice, que a cidade conquista a primeira colocação a nível estadual.

Esta é a terceira edição do índice divulgado pela Firjan e se refere ao ano fiscal de 2013. O índice aponta que a Região Sul possui 39,8% dos municípios entre os 500 que melhor cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal. A pesquisa ainda revela que 796 cidades brasileiras descumprem a Lei.

*****


Balneário Camboriú teve um crescimento populacional de 2,9% 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (28) as estimativas de variação das populações residentes em todos os 5.570 municípios brasileiros. Balneário Camboriú possui hoje um total de 128.155 habitantes, tendo um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. Devido ao constante crescimento populacional, a Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária discute diretrizes para atender as demandas de sua comunidade, pensando no futuro de forma responsável e consciente.

O Plano Diretor constitui um instrumento indispensável e permanente à determinação das intervenções a serem executadas pelo poder público municipal, de maneira coordenada e articulada, permitindo a indução de um processo de planejamento contínuo que faça hoje para beneficiar as gerações futuras. A Conferência, que está em sua reta final, discute agora quais os limites do município e até onde pode crescer.

Conforme o secretário de Planejamento e Gestão Orçamentária, Fábio Flôr, as emendas referentes à micro e macrozoneamento, estão sendo apreciadas pelos delegados. "A verticalização é uma solução inteligente, mas precisamos qualificar ainda mais a construção civil para não comprometer o futuro. BC não pode ser vítima de adensamento desordenado, pois é preciso garantir qualidade de vida permanente à população", ressalta Fábio Flôr.

Mais informações com a Secretaria de Planejamento e Gestão Orçamentária, pelo telefone (47) 3267-3267-7035.


Nenhum comentário:

Postar um comentário