Itajaí:
Assessora da
AMFRI apresenta diagnóstico estadual em Seminário de Comunicação
A AMUREL foi sede
nessa sexta-feira, 7, do 1º Seminário Sul Catarinense de Comunicação Pública,
evento que ela mesmo promoveu, em parceria com a Associação de Municípios da
Região Carbonífera - Amrec e os colegiados regionais de assessores de
comunicação das duas associações de municípios. Uma das palestras do
evento apresentou o diagnóstico das assessorias de comunicação nos
municípios catarinenses, conduzida pela presidente do Colegiado de Assessores
de Comunicação de Santa Catarina Bruna Passos, que também é assessora de
comunicação da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí – Amfri.
O
auditório da entidade lotou por um público ávido em conhecer e trocar idéias
sobre os vários temas propostos. “Todos os profissionais vieram sem nenhum
cachê, o que mostra que o setor da comunicação pública não só precisa deste
debate como quer fazer esta discussão acerca do que praticamos na comunicação
pública, e dos rumos que precisamos seguir”, avalia o assessor de comunicação
da AMUREL, Álvaro Dalmagro, que coordenou a comissão organizadora do evento,
formada por outros cinco profissionais dos municípios.
Durante
a solenidade de abertura o prefeito de Tubarão, João Olavio Falchetti, falou
sobre a importância de integrar o público na discussão sobre os desafios das diferentes
mídias. O prefeito desejou que as discussões deste dia gerassem propostas
concretas e profundas análises do tema. “Busquem, como foco de uma comunicação
ética e profissional, a imparcialidade, como direito de ampla e igual defesa às
partes envolvidas no processo interativo de uma comunicação pública que precisa
ser mais rápida, atual e dinâmica, com igualdade de condições de propagação e
defesa em todas as mídias”, disse ele.
Além
do prefeito, formaram a mesa de abertura o diretor executivo da AMUREL, Celso
Heidemann; o promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, o assessor de
comunicação da AMUREL, Álvaro Dalmagro, o assessor de comunicação da Amrec,
Antônio Rozeng; o presidente do Colegiado de Comunicação da AMUREL e assessor
de comunicação de Santa Rosa de Lima, André Biachini e a presidente do
Colegiado de Comunicação da Amrec e assessora de comunicação de Treviso,
Cristiane Freitas. O evento contou também com o apoio da prefeitura de Tubarão
e o patrocínio dos Correios.
A
divulgação das ações do governo e a lei: A palestra do
promotor de justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, coordenador da Vara de
Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina abriu os
trabalhos e ganhou a atenção das mais de 60 pessoas presentes. O promotor
elencou casos mais freqüentes de irregularidades cometidas por agentes públicos
e políticos na divulgação das ações de suas gestões, mas também citou casos
positivos que, segundo ele, merecem ser seguidos na administração pública. A
caracterização de uso do dinheiro público para promoção pessoal é um assunto
que tem frequentemente pautado o debate de agentes políticos, procuradores
jurídicos dos municípios e, principalmente, o Ministério Público.
Cláudia
Regina Sardá Vieira, gerente de Contas dos Correios falou em seguida, sobre
logística postal. Cláudia, que estava acompanhada de pessoas as regionais de
Tubarão, Criciúma e de Florianópolis mostrou ao público estratégias de gestão e
marketing da instituição e os desafios enfrentados pela empresa diante das
mudanças tecnológicas na era digital. As dificuldades no processo de licitação
de agências de publicidade pelos órgãos públicos e a importância delas na
comunicação pública foi a temática da mesa redonda que sucedeu a participação
dos Correios.
Jaírton
Manique Barreto, da agência Shopping de Ideias, de Criciúma, Alcir Silva,
diretor da rádio comunitária ACB, Braço do Norte, e dono do jornal No Ponto, no
mesmo município, além de ex-proprietário da agência Publimarketing foram os
palestrantes. O debate contou ainda com a mediação do jornalista e secretário
especial de Comunicação da prefeitura de Imbituba, João Batista Coelho Júnior e
do também jornalista e assessor, André Ávila Bianchini, Mosca, como é conhecido
no meio. O debate permitiu o confronto e análise de idéias acerca de diferentes
comportamentos e situações que envolvem as agências, a necessidade de
divulgação dos órgãos públicos, a realidade do mercado e a nova lei sobre o
assunto.
Tarde
começou com diagnóstico estadual: Após a parada para o
almoço, as atividades recomeçaram com a apresentação de um diagnóstico das
assessorias de comunicação nos municípios catarinenses, feita pela presidente
do Colegiado de Assessores de Comunicação de Santa Catarina Bruna Passos, que
também é assessora de comunicação da Associação de Municípios da Foz do Rio
Itajaí – Amfri. Bruna mostrou através de slides, percentuais e características
do estado e das regiões das 21 associações de municípios, no que se refere às
assessorias de comunicação dos municípios. Um levantamento mais apurado e
completo já está em andamento e deverá ser apresentado nos próximos meses.
Redação
versus Assessores: A relação entre
assessores de comunicação e os profissionais das redações de jornais foi o tema
da mesa redonda por chefes ou diretores de redação de quatro jornais diários:
Jéssica Pereira, do A Tribuna, Andresa Piva, do Diário de Notícias, ambos de
Criciúma, e Davi Goulart, do Diário do Sul e Priscila Loch, do Notisul, ambos
de Tubarão. O debate teve a participação do jornalista e assessor na condição
de mediador.
A
participação de Alícia Alão, gerente de redes sociais na Secretaria de Estado
de Comunicação de Santa Catarina, e de Júlio Cancellier, jornalistas e
especialistas em novas tecnologias de comunicações e mídias sociais e digitais
também foi muito aguarda. Ambos expuseram um pouco de seus trabalhos na
atualidade e falaram sobre novas tecnologias na comunicação, alternativas,
ferramentas, aplicativos, e formas de produção e veiculação de conteúdo. Alícia
se ateve também ao tema Facebook institucional. As palestras tiveram a mediação
do jornalista Antônio Rozeng, assessor de comunicação da Amrec.
Dois
entre os mais renomados fotojornalistas do estado, Ulisses Job e Maurício
Vieira fecharam o ciclo de palestras e debates do seminário, então com uma
platéia um pouco reduzida se comparada a do início da manhã, mas igualmente
atenta e em busca de novos conhecimentos ou de reciclagem. O que fazer e o que
não recomendável fazer nas assessorias de comunicação e pelos assessores quanto
ao material fotográfico produzido pelas assessorias. Mais uma vez a
participação do público foi intensa e o debate bastante produtivo.
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