.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Itapema:
Lei Maria da Penha completa 9 anos

Há 9 anos foi sancionada a Lei 11340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha. A lei tem o objetivo de criar mecanismos para impedir a violência doméstica contra a mulher, independente de raça, credo, classe social ou orientação sexual. Deste então o agressor pode ser condenado de três meses a três anos de prisão, sem a opção de cumprir a pena somente com cestas básicas ou multas.

Em Itapema, a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação, por meio do Serviço de Proteção Especial, oferece às vítimas de violência doméstica atendimento psicossocial com uma equipe composta de assistentes sociais e psicólogos no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).

“O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher está trabalhando para criar um fluxo de atendimento integrando vários setores para um atendimento com ainda mais qualidade. Nós sabemos que há um número alto de mulheres vítimas deste tipo de violência no município e que este número pode ser maior, pois muitas mulheres ainda têm medo de denunciar”, afirma a Presidente do Conselho, Grazielli Zimmer.

As denúncias podem ser feitas pelos Disque Denuncias 100 ou 180 e também pessoalmente no CREAS, localizado na Rua 406, nº 550, Bairro Morretes.

*****


Menos cigarros e mais qualidade de vida

Mais um grupo de pessoas está determinado a mudar sua qualidade de vida para melhor devido a um hábito que prejudica muita gente, o cigarro. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sertão do Trombudo, a comunidade solicitou e um novo grupo de tratamento ao tabagismo iniciou nesta quinta-feira (06/08).

Segundo a Enfermeira da Unidade, Rosilda Nogueira, a população está com uma expectativa bem grande e muito disposta a largar o vício. “A ideia do grupo é realmente oferecer ajuda aos que precisam e querem parar de fumar e ainda prevenir as doenças que tabagismo causa. Aos participantes são disponibilizados ainda adesivos e medicamentos para ajudar nesta difícil tarefa que é largar o cigarro”, explicou a Enfermeira.

O grupo que desta vez conta com 19 participantes, acontece toda quinta-feira do mês das 14h às 15h e tem no total quatro encontros, cada semana com um módulo a ser trabalhado pré-definidos pelo Ministério da Saúde e pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer Alencar Gomes). O trabalho é coordenado pela Enfermeira da Unidade Rosilda Nogueira, pelo Médico também da Unidade Antônio Schmitt e pela Psicóloga do NASF, Claudia Maria Petri.

Centro de Itapema
No Centro Integrado Municipal de Saúde (CIMS) também ocorrem grupos de tratamento ao tabagismo durante todo o ano. Os encontros acontecem nas terças e quartas-feiras, das 8h às 9h, coordenados pelas Psicólogas Claudia Maria Petri e Karine Willrich, além do Dr. Ricardo Cardoso. Para os interessados em participar, basta deixar nome e telefone na recepção do segundo andar do prédio ou na UBS mais próxima de sua residência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário