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quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Penha:
Alunos iniciam visitas ao Beto Carrero em nova fase de projeto educacional

O projeto educacional, "Conhecendo meu município por inteiro", entra em uma nova fase nos meses de agosto e setembro. Nesta segunda fase, os 360 alunos integrantes das lições realizam visitação técnica na maior empresa do município, "cobrindo desta forma o aspecto socioeconômico do projeto", explica a professora Elza Cristina Pinto, que coordena o projeto.

No Parque do Beto Carrero World a visitação ocorre comum guia mostrando desde a entrada dos funcionários até o funcionamento de cada setor. "Lavanderia, administração, marcenaria, oficina mecânica, oficina artística, alimentação dos animais, memorial e refeitório estão na lista de visitação", detalha Elza.

"Tendo assim o conhecimento de todos os profissionais envolvidos na organização de um grande empreendimento para que haja um resultado de funcionamento exemplar como o do Parque", acrescenta a professa. Esse ano as crianças também ganharam o direito, após a visita, de desfrutarem dos brinquedos e shows do parque.

A primeira etapa do projeto foi concluída mês passado. "Esta etapa consiste na parte teórica dos aspectos históricos, geográficos, socioeconômicos e ambientais do município de Penha, passado para os alunos de terceiro ano do município da rede municipal", explica a professora. O projeto vai ao encontro da grade curricular municipal, que inclui Penha como tema de estudo.

A aula é em forma de slides e conversação; sobre as origens culturais e a relação do passado com o presente. "Encerra-se esta etapa com um vídeo mostrando as praias completando com atividade sobre o tema visto", frisa Elza, ressaltando que esteve em todas as escolas explicando a metodologia do trabalho.

Assim que encerrarem as visitas ao parque, os alunos de 17 turmas e 12 escolas visitam os atrativos turísticos do município, a terceira etapa. Por fim, após as visitas, os alunos deverão elaborar e até executar ações de melhoria em cada comunidade. "A intenção é fazer com que os alunos observem as diferenças entre os bairros e possam sugerir mudanças na sua comunidade ou escola", conta Elza. O projeto educacional deve ser realizado até o final do ano.

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Secretaria de Turismo define últimos detalhes do Inventário Turístico

A Secretaria de Turismo caminha para o fim dos trabalhos do levantamento documental de seu Inventário da Oferta Turística (Invtur), que vai integrar o documento global dos municípios da Associação da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Com cerca de 80% já desenvolvidos, a equipe da secretaria se concentra agora no detalhamento das ofertas naturais.

"O trabalho de campo está praticamente concluído, restando poucos locais a serem entrevistados. Agora, focamos no término do documento incluindo dados mais técnicos sobre o próprio município", explica o diretor da secretaria, o turismólogo, Fernando da Silva. O trabalho consistiu na visitação e levantamento de dados de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes - e demais serviços de turismo.

Dados referentes a acessos ao município, sistemas de comunicação, segurança, saúde, educação e produtos do comércio oferecidos ao turista foram levantando no início dos trabalhos, que começaram no ano passado, informa o secretário, Dorval Carvalho Gonçalves, o Duda. Juliana Perciani, também turismóloga da Prefeitura, é quem vem coordenando os trabalhos.

Segundo a assessora técnica do Consórcio Intermunicipal de Turismo – CITMAR (setor que coordena e financia o trabalho), Vivian Floriani, as outras etapas incluem serviços, equipamentos e atrativos turísticos, e serão realizadas em 2015. “O objetivo é que os municípios da Costa Verde & Mar façam o levantamento de agora até setembro deste ano”, disse. A equipe de trabalho estipulou o período de um ano para conclusão do Invtur.

O InvTur consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, às instâncias de gestão e outros itens e condições gerais que viabilizam a atividade turística. Com o inventário pronto será possível desenvolver adequadamente as potencialidades turísticas da Costa Verde & Mar, além de otimizar os recursos públicos, evitando a sobreposição de ações.

Inadimplência é alta
Segundo Fernando, ao longo do trabalho de campo - que diagnosticou todos os serviços turísticos - a equipe da secretaria observou um alto índice de inadimplência tributária. "Seja do pagamento de algum imposto, tributo ou alvará para o serviço. O índice de inadimplência é alto e só podemos incluir no inventário o estabelecimento que estiver em dia". Segundo o secretário da Fazenda, George Alves, a equipe tributária da Prefeitura está à disposição para orientar sobre os meios de regularização.



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