.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Balneário Camboriú:
Quatro projetos deliberados na sessão desta quarta (9)

Na sessão plenária da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, desta quarta (9), foram deliberados quatro projetos, sendo um incluído na Ordem Do Dia, e mais um requerimento. Os parlamentares Marisa Zanoni Fernandes (PT), Pedro Francez (PSD), Marcelo Achutti (PP) e Claudir Maciel (PSD) fizeram manifestações no Tema Livre.

Projeto incluído na pauta em 1ª discussão
Com anuência do plenário foi incluído na pauta o PL 0110/2015, de autoria do vereador Pedro Francez (PSD),  que institui oficialmente em Balneário Camboriú, o Dia Municipal do Leonismo, a ser comemorado anualmente em 15 de setembro. O PL foi apresentado em primeira discussão e segue tramitando para deliberação em votação única.

Projetos em votação única
O Projeto de Lei 0104/2013, do vereador Leonardo Piruka (PP), institui o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas de Balneário Camboriú. Os vereadores aprovaram por unanimidade, o pedido de vista do vereador Claudir Maciel (PSD) feito ao projeto.

O plenário aprovou, por unanimidade, o pedido de vista feito pelo vereador Roberto Souza Junior (PMDB), autor do Projeto de Lei 0027/2014,  que dispõe sobre a determinação às boates, danceterias, casas noturnas e afins que disponibilizem terminais de consultas a seus clientes para controle gradativo, de suas respectivas despesas.

O Projeto de Lei 0074/2014, do vereador Roberto Souza Junior (PMDB), dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivo para interromper o processo de sucção em piscinas. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o pedido de adiamento da votação feito pelo autor, para fazer emenda. O PL deverá voltar à pauta da próxima sessão para ser deliberado pelo plenário.

Vereador pede informações sobre idosos com deficiência
O vereador Pedro Francez (PSD) pede informações ao Poder Executivo para definir o perfil social e a correta implementação de políticas públicas relacionadas aos idosos com deficiência em Balneário Camboriú.  Por meio do Requerimento 0362/2015, o parlamentar solicitou os dados referentes à quantidade de idosos com deficiência e em quais bairros residem, e também quais as políticas afirmativas implementadas pelo governo municipal.

*****


Parceria com o CVV promove prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Balneário Camboriú, com foco na humanização, promove parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) na prevenção ao suicídio. Dia 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o mês é, simbolicamente, chamado de Setembro Amarelo. Em alusão à data, o CVV de Balneário Camboriú, em parceria com outras instituições, promove ações que buscam chamar a atenção da população para a causa.

O CVV é uma organização não-governamental (ONG) presente em todo o Brasil e tem o intuito de trabalhar na prevenção do suicídio. Com o objetivo de agir e ajudar, a organização instalou um posto no município, com a parceria da Prefeitura. A sede, situada na Rua 1822, número 614, anexa ao local onde está sendo implantada a Secretaria da Pessoa Idosa, permitirá aos munícipes, turistas e também moradores de cidades próximas, um acesso direto.

Atualmente, o CVV de Balneário Camboriú conta com 12 voluntários que atendem às pessoas necessitadas e permitem que elas explorem seus problemas, anseios, tristezas e também alegrias de forma anônima. O objetivo é oferecer apoio para que elas tenham vontade de viver novamente. O primeiro plantão do CVV de BC aconteceu no dia 31 de agosto, às 7h. O coordenador do CVV de Balneário Camboriu, José de Arimatea, salienta que outros 32 voluntários estão em estágio de treinamento para se integrarem ao projeto a partir do mês que vem. 

"A atuação dos voluntários é baseada essencialmente na missão de valorizar a vida, contribuindo para que as pessoas tenham uma vida mais plena e, conseqüentemente, prevenindo o suicídio", enaltece Arimatea. Para entrar em contato com o CVV de Balneário Camboriú e conversar com um voluntário, basta ligar para 2033-2411.

Suicídio
A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em uma tentiva de reduzir  esse número, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio criou a campanha do Setembro Amarelo e estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A ideia é discutir o assunto e divulgar ações preventivas. A meta da OMS é diminuir em 10% a taxa mundial até 2020.

O suicídio é considerado, pelo Ministério da Saúde, como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso. É um problema que pode ser prevenido, na maioria das vezes, e esse é um dos maiores esforços do CVV.



Nenhum comentário:

Postar um comentário