.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Itajaí:
Pissetti propõe uma solução simples para resolver os problemas de alagamentos na cidade

Foi protocolado na tarde desta quarta feira, Ante Projeto de Lei, que propõe a implantação do sistema de "Bueiros Inteligentes" que impede a passagem de lixo para a tubulação de drenagem pluvial. O sistema é simples, consiste em instalar caixas coletoras nos bueiros e bocas de lobos que, dotados de um sistema eletrônico, emitem sinal para a Secretaria de Obras ou empresa que venha a realizar a coleta do lixo, quando a caixa estiver com 80% da sua capacidade total. 

Muitos pontos de alagamentos em Itajaí se dão em razão do acúmulo de lixo nos bueiros que perdem sua capacidade de vazão das águas da chuva e transformam ruas e avenidas em um verdadeiro caos. A ideia é simples e eficiente e já é utilizada por várias cidades no interior do estado de São Paulo e na Capital, bem como Campo Grande e Barbacena.

*****


Anna Carolina denuncia Sadi à Comissão de Ética

Assim que Sadi Antônio Pires (PMDB) tomou posse como vereador na noite de ontem (29), a vereadora Anna Carolina Martins (PRB) protocolou uma denúncia contra ele na Comissão de Ética da Câmara. Anexo à petição, a parlamentar enviou as reportagens produzidas pela imprensa e trechos do inquérito da operação Dupla Face, em que Sadi é investigado por corrupção pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Sadi foi preso no dia 24 de agosto e libertado pouco tempo depois. Acabou exonerado do cargo de Secretário de Habitação do governo municipal. Como o inquérito não foi concluído, Sadi ainda não foi indiciado. No entanto, cabe ressaltar que além de ser investigado por desvio de dinheiro público pela operação Dupla Face, o vereador também é citado na operação Parada Obrigatória, quando teve uma ligação gravada em que pedia favores ilegais ao também vereador (licenciado) José Ferreira (PP), que segue preso.

“É insensato que uma pessoa investigada por corrupção assuma o cargo cuja principal função é justamente fiscalizar o uso das verbas municipais”, afirma Anna Carolina.

O artigo 21 da lei orgânica prevê que a percepção de vantagens indevidas é incompatível com o decoro parlamentar. Caso a denúncia seja recebida pelo presidente da Comissão de Ética, o vereador Fabrício Marinho (PPS), seus membros terão 90 dias para analisar o caso.

*****


Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí

Um pedágio em cinco diferentes pontos da cidade abre, na manhã desta quinta-feira (1º), a programação do Outubro Rosa em Itajaí. Durante todo o mês, ações assistenciais e educativas vão ser desenvolvidas na Rede Municipal de Saúde com o objetivo de chamar a atenção das itajaienses para o cuidado e atenção que devem ter com a sua saúde, especialmente em relação à prevenção e combate do câncer de mama e do câncer de colo de útero. O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca a mobilização da sociedade nas questões relativas ao câncer de mama.

O pedágio está programado para ocorrer entre as 09 e 12 horas, nos seguintes pontos do município:
- Avenida Campos Novos (semáforo do Supermercado Campos Novos);
- Avenida Reinaldo Schmithausen (semáforo próximo à Liquigas);
- Avenida Agílio Cunha (próximo ao semáforo do CAIC);
- Avenida Marcos Konder (semáforo do CRESCEM);
- Avenida Sete de Setembro (semáforo próximo ao Supermercado Xande).

No local, profissionais da Secretaria de Saúde vão distribuir material informativo e educativo sobre o Outubro Rosa e lembrar as mulheres para que procurem a Unidade de Saúde mais próxima para obter mais informações e atualizar seus exames. Em caso de chuva, o pedágio será cancelado.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. “No entanto, a doença tem 95% de chance de cura quando diagnosticada cedo”, ressalta a supervisora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Itajaí, enfermeira Zulmira Pezzini Paes.

Ações prosseguem
Ao longo do mês, todas as Unidades Básicas de Saúde de Itajaí vão desenvolver ações assistenciais e educativas específicas para as suas comunidades. As ações assistenciais envolvem a abertura de agenda para solicitação de mamografia para mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos e a prevenção do câncer de colo de útero com a coleta do preventivo. Já as ações educativas envolvem orientações, rodas de conversa e distribuição de material impresso.

Além disso, a área da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde vai atender e desenvolver ações educativas em empresas durante o Outubro Rosa, com palestras e distribuição de material informativo. E neste ano, também será trabalhada a prevenção para as mulheres que atuam na própria Secretaria de Saúde, com a “Saúde Rosa”.

Dia D
O sábado, 17 de outubro, foi a data escolhida pela Secretaria de Saúde de Itajaí para o chamado “Dia D” da coleta de preventivo do câncer de colo de útero. Nesta data, unidades de Saúde estarão abertas para atendimento destinado às mulheres que trabalham durante a semana, a fim de que elas possam também ter a chance de receber a mesma assistência oferecida de segunda à sexta-feira nas unidades da Rede Municipal, com coleta de preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia ou ultrassom, dependendo da necessidade e da faixa etária da paciente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário