.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Itapema:
Projeto com garrafas PET faz a alegria da criançada

Desde Fevereiro de 2015 os alunos do Jardim do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Criança Feliz, no Bairro Morretes, trabalharam em um projeto baseado no Livro Didático Integrado (LDI). A Professora Marlete Felisbino foi além do proposto e usou a criatividade para construir uma casa feita totalmente com materiais recicláveis.

Foram 260 garrafas PET, muito papel crepom e a ajuda dos pais e da equipe do CMEI. Uma linda casa de PET tomou forma e foi finalizada na tarde dessa segunda-feira (14/09) para a alegria de todos que estão desfrutando e brincando.

A professora contou que ir além das atividades proposta pelo LDI é importante para a aprendizagem das crianças e incentivado nas formações continuadas e capacitações. “É por meio do brincar que a criança, se descobre, conhece, inventa, ressignifica e constrói o próprio mundo a sua volta. Também aprende a resolver problemas, a respeitar o outro, em fim, amplia a possibilidade de ser e estar nas mais diversas situações do seu dia a dia e seu potencial criativo”, afirmou a professora.

As crianças também desenvolveram brinquedos, como a peteca, utilizando de muita criatividade. “Estou muito feliz com o resultado do projeto. A professora desenvolveu uma bela atividade junta as suas turminhas,  envolvendo não apenas os alunos, mas a equipe do CMEI e os pais. O ir além do LDI prova a evolução da parte pedagógica de cada professor, que vai a busca de outras ideias. As crianças estão aproveitando o que foi produzido de uma forma prazeirosa”, conclui a Diretora Marilda Cadore (Bida).

*****


Jovens recebem dispensa militar e assumem compromisso com a pátria

Cerca de 400 jovens participaram na manhã desta segunda (14/09) da Solenidade de Entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) e Compromisso à Bandeira. O ato cívico aconteceu na Escola Bento Elói Garcia e reuniu os homens nascidos em 1997 ou anos anteriores. Eles foram dispensados da prestação do Serviço Militar inicial em Itapema, de acordo com o Regulamento da Lei do Serviço Militar.

Toda a cerimônia foi conduzida pelo 1º Tenente e Delegado da 17ª Delegacia do Serviço Militar de Itajaí, Ary Alair Saviano, que enfatizou aos jovens o compromisso com a Pátria. “Quero lembrá-los que se comprometeram, pela própria honra, perante a Bandeira Nacional, a estarem prontos, em caso de necessidade, virem lutar conosco, ombro a ombro, em defesa da Pátria. Levem consigo suas esperanças, pois nada alcançaram sem sacrifícios e sem dedicação”, destacou o Tenente.

O Prefeito de Itapema, foi representado pelo Chefe de Gabinete, Marcelo Biazotto. Também participou da solenidade o Vereador Romeu Silva, o Secretário de Esporte e Lazer, Paulo Roberto Camargo (Paulinho), a representante da Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva a  Assessora Renata Leão e a representante da Junta Militar de Itapema, Nilcéia Furtado.

Os alistados em 2015 que não compareceram à solenidade devem procurar a Junta de Serviço Militar de Itapema, localizada na Avenida Marginal Oeste, nº 100, na Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação.Mais informações pelo telefone (47) 3267-1492.

*****


Computadores vão auxiliar aprendizado dos alunos da APAE

Os alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itapema agora contam com mais um estímulo ao aprendizado. Uma parceria da Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI) e do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca, possibilitou a vinda de 10 computadores para a associação.

Aproximadamente 84 alunos usam os computadores, divididos em dez turmas. Durante as aulas, eles aprendem desde o mais básico, como ligar o computador, até mexer em funções mais complexas. Essas oficinas são ministradas pelo professor Jeferson Patrick Johan. “Muitos deles já tem computador em casa, então ligam os computadores sozinhos e acessam a internet sem ajuda nenhuma. As aulas têm 45 minutos de duração e vão de acordo com as necessidades dos alunos”, explicou o professor.

A Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI), Gisele Mafra Mendes, destacou a importância de proporcionar os computadores. “Disponibilizando estes computadores nós queremos possibilitar a inclusão social dos alunos atendidos pela APAE. As máquinas foram solicitadas ano passado e chegaram nesta semana. Acredito que será mais um apoio ao aprendizado. Prioridade do Governo Municipal na promoção do crescimento e a inclusão social para todos”, afirmou Gisele Mafra Mendes.

Inclusão digital acontece em outros endereços
Além da APAE, a parceria com FMCI, com o Programa Beija Flor, já levou os chamados tele-centros para outros endereços como a Associação de Moradores do Bairro Ilhota e do Bairro Casa Branca, e a Biblioteca Municipal, no Bairro Centro. Mais informações Para mais informações basta ligar para a Fundação Municipal de Cultura de Itapema pelo telefone (47) 3267-1416 ou pelo e-mail cultura@itapema.sc.gov.br.
A FMCI fica na Avenida João Francisco Pio,nº 537, Bairro Canto Praia.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário