.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Navegantes:
Estreia documentário que relembra a transferência do aeroporto de Itajaí para Navegantes

O documentário “Novos Ares” será exibido pela primeira vez no dia 29 de setembro, terça-feira, às 19h30min, no CIC – Navegantes.
Com o lançamento do documentário “Novos Ares”, os fatos mais marcantes da transferência do aeroporto de Itajaí para Navegantes são revelados por meio de fotos históricas e imagens atuais.

O documentário conta a participação especial de: Rogério Pinheiro (jornalista e escritor) , Vilma Rebello Mafra (professora), Arthur Gaya Filho (morador), Vera Stork (arquivista), Orlando Campos Barbosa (empresário), Reinaldo Wanderehc (empresário e ex-funcionário da Varig) , João Fagundes (ex-prefeito de Navegantes), Francisco Rebello e Gilberto Marques (funcionários no aeroporto) e Edson Nogueira (superintendente da Infraero).

Além disso, depoimentos narram as dificuldades enfrentadas para que o aeroporto de Navegantes permanecesse na cidade, bem como as precariedades das instalações na época.

Para se ter uma ideia foi somente em 2011 que a Infraero começou a comemorar o aniversário do aeroporto, pois até então não havia um consenso sobre a data oficial que começaram as operações em Navegantes. 

A equipe de filmagem de Novos Ares já trabalha junto há bastante tempo, porém este ano o projeto contou com o apoio de um Igor Igor de Mello, jovem da comunidade, que foi assistente de produção e teve oportunidade de aprender a trabalhar nos equipamentos de áudio de vídeo. Uma contrapartida do projeto.

Para Caroline Westerkamp, idealizadora, o vídeo vai contribuir um pouco mais para a história de Navegantes e também para o Plano Municipal de Cultura. "Desde 2012, procuro propor aos editais de cultura, projetos que incluam a nossa história" explica.
Este é o quarto projeto de Caroline patrocinado pela Fundação Cultural de Navegantes.  O primeiro foi o documentário Estrela do Mar- Rainha dos Navegantes, apoiado pela Portonave. O segundo foi o programa Navetrine Cultural, apoiado pela empresa Rogerio Philippi. Em 2014 ela produziu o documentário Sangue, Suor e Trilhos que contou a história da construção dos molhes e este ano então, Novos Ares.

Segundo a produtora de audiovisual independente ''A cidade onde nasci e me criei me inspira cada dia mais. Navegantes revela um legado cultural muito grande e tenho o compromisso de resgatar e levar ao público, as crianças e jovens, todas essas histórias''.  Ela integra o Conselho Municipal de Cultura e é responsável pelo projeto Oficina de Documentário, do Programa Mais Cultura nas  Escolas, Ministério da Educação.

O projeto foi um dos dez selecionados no Edital Vilma Mafra de Apoio a Cultural 2015 e prevê mais 4 exibições em escolas.
Todos os anos, o objetivo da produtora Caroline Westerkamp é transformar  os audiovisuais que produz em vídeo-aulas que despertem o interesse dos alunos da rede pública em história local.

Confira a agenda das exibições:
Pré-estreia - AEROPORTO (28.09 as 15h)
1ª Exibição ESTREIA - CIC (29.09 as 19:30h)
2ª Exibição -  Escola Municipal Prof Ilka Müller de Mello ( 30.09 as 9h)
3ª Exibição -  Escola Municipal Izilda Reiser Mafra   ( 01.10 as 14:30h)
4ª Exibição - CEU DAS ARTES ( 05.10 as 9:30h )
5ª Exibição -  Escola Estadual São josé  (05.10 as 15:30h)  

O evento de  estreia do  documentário “Novos Ares' acontecerá dia 29 de setembro as 19:30h no CIC- Centro Integrado de Cultura de Navegantes e contará com a participação especial de Ricardo Batista, da banda Batêra Turbinada com músicas que foram trilha sonora do audiovisual.

Será aberto ao público em geral e tem entrada franca. A duração do vídeo é de 20 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário