.

sábado, 26 de setembro de 2015

Navegantes:
Presidente do TRE/SC: “Está criada a Zona Eleitoral de Navegantes”

Os municípios de Navegantes e Luís Alves, vinculados atualmente às Zonas Eleitorais de Itajaí (16ª) e de Gaspar (64ª), respectivamente, formarão uma nova circunscrição eleitoral, conforme informou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE/SC, desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 25, na sede da Câmara Municipal de Navegantes.

Segundo o presidente do TRE/SC, a decisão pela criação oficial da Zona Eleitoral de Navegantes deverá ser apreciada em Sessão Plenária marcada para a próxima quarta-feira, 30, no Tribunal Regional Eleitoral, e, em seguida, encaminhado para o Tribunal Superior Eleitoral – TSE para homologação e instalação. “Está criada a Zona Eleitoral de Navegantes. Precisamos do apoio das autoridades municipais e envolvimento da sociedade civil organizada para, no momento oportuno, instaurarmos o Cartório Eleitoral nesta região considerada estratégica.”, declarou. A estimativa é que a nova Zona Eleitoral será instalada após as Eleições Municipais de 2016.

Participaram do encontro na Câmara Municipal de Navegantes a presidente do Poder Legislativo Municipal, vereadora Norma Espíndola, cujo requerimento solicitando a criação de uma Zona Eleitoral foi de sua autoria, os vereadores Alcídio Reis Pera, Samuel Vianei Paganelli, Jardel Valdir do Amaral, Nádia Braz Bins e João Batista da Silva, o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, o presidente do TRE/SC, Sérgio Roberto Baasch Luz, o diretor geral do TRE/SC, Sérgio Manoel Martins, a Juíza Eleitoral da 16ª ZE, Vera Regina Bedin, o Juiz Eleitoral da 97ª ZE, Mauro Ferrandin, e o Chefe do Cartório Eleitoral, Alexander Dorow.

O Chefe do Cartório Eleitoral garante que a medida acarretará em inúmeras vantagens para os usuários da Justiça Eleitoral. “Os eleitores e partidos políticos de Navegantes e Luís Alves terão os serviços da Justiça Eleitoral mais presentes, mais próximos. Na prática, a solicitação de títulos de eleitor, transferências, quitações eleitorais e certidões, serviços para os partidos políticos, serão mais ágeis. Além disso, o contato fica mais próximo durante o período eleitoral, possibilitando maior celeridade no recebimento de denúncias e um poder maior de fiscalização, ou seja, uma série de vantagens”, afirma. Atualmente Navegantes possui 42.956 eleitores e Luís Alves um número aproximado de 8.000 votantes.

Mutirão para transferência de títulos de eleitor
A presidente da Câmara Municipal de Navegantes, vereadora Norma Espíndola, aproveitou a oportunidade para solicitar ao presidente do TRE/SC a realização de um mutirão de serviços da Justiça Eleitoral na cidade, antes da instalação da nova Zona Eleitoral, especialmente para efetuar a transferência de títulos de eleitor. “Navegantes possui um número estimado de 6.000 moradores, cujos domicílios eleitorais não foram alterados para a próxima eleição. Portanto, para evitarmos filas e transtornos no Cartório Eleitoral de Itajaí e oferecermos maior comodidade aos nossos cidadãos, peço a realização de um mutirão na cidade. É preciso possibilitar a transferência de títulos de eleitor para os novos moradores da cidade, que ainda não o fizeram”.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina avaliará a possibilidade de realizar um mutirão na cidade e, posteriormente, informará as autoridades participantes deste encontro. “Vamos analisar este pedido e estudar uma forma de equacionar a solicitação”, declarou o presidente.

Município se coloca à disposição
Conforme o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, a notícia não poderia ser melhor, por se tratar de um pleito antigo da cidade. “É uma grande conquista para Navegantes. Agora, para viabilizarmos a instalação do Cartório Eleitoral no ano que vem, nos colocamos inteiramente à disposição do TRE/SC para buscarmos imóveis para sua sede e outras tratativas que surgirem. Temos o novo Fórum em construção, com previsão de conclusão para o fim de 2016, portanto, podendo servir de sede para o Cartório Eleitoral”, disse.

E completou: “Inclusive, nos colocamos à disposição para auxiliarmos na organização deste mutirão. Temos o CAIC com uma bela estrutura para esta ação da Justiça Eleitoral, podendo fornecer a refeição dos servidores participantes. Esta é uma ação fundamental para que alcancemos um número ainda maior de eleitores, acarretando em maior representatividade e força política. Este é um dos nossos objetivos. Temos de buscar o protagonismo político na região, que carece de representatividade na Assembleia e Câmara dos Deputados”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário