.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Balneário Piçarras:
Nova Praça da Igreja: um presente de aniversário do tamanho da cidade

A nova praça da Igreja Matriz é um dos presentes que o município entregará à comunidade neste sábado, 12 de dezembro, durante a primeira noite da programação natalina. A inauguração do espaço ocorrerá a partir das 20h30.

A revitalização inclui nova pavimentação e iluminação, retificação dos canteiros, travessia elevada, novos acessos de pedestres, espaço exclusivo para crianças - denominado “Vinde a mim as Criancinhas” - uma fonte e área verde.

O projeto contempla ainda lixeiras com estrutura de aço, bancos de aço com assentos de madeira, jogos de mesa e bancos para jogos pré-fabricados em concreto com tabuleiros de xadrez.

O prefeito Leonel José Martins não tem dúvidas de que o novo espaço representa um salto na promoção do bem-estar social no município. “Não é só mais um ponto de encontro. Estamos falando de um lugar cheio de vida, que vai permitir que as pessoas levem seus filhos e compartilhem experiências entre si”, avalia Martins.

*****


Segundo maior museu oceanográfico do mundo será inaugurado nesta segunda-feira

O maior museu oceanográfico da América Latina está de portas abertas para a comunidade a partir da próxima segunda-feira, 14 de dezembro. A inauguração do museu, que celebra oficialmente o aniversário de 52 anos de Balneário Piçarras, ocorrerá durante cerimônia marcada para as 20h, no campus da Univali do município.
Considerado o segundo maior do mundo, o Museu Oceanográfico Univali reúne a maior coleção de conchas da América Latina, com 88.813 amostras, que incluem as duas conchas mais procuradas por colecionadores no mundo.

Contempla ainda a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil, com 708 lotes, que incluem baleias, golfinhos, focas, lobos e leões marinhos de várias espécies.
No espaço o visitante conhecerá também a maior coleção de tartarugas marinhas da América Latina, com 644 lotes, a maior coleção de elasmobrânquios (tubarões e raias) da América Latina e a quarta maior do mundo, com 5017 espécimes, entre exemplares raríssimos e únicos no continente.

Segundo o curador do museu, Jules Soto, o acervo está ainda entre os quatro principais da história natural do Brasil.

A secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, avalia que o legado de um museu oceanográfico deste porte para o município é praticamente imensurável. “Teremos aqui não apenas um instrumento turístico, mas um patrimônio natural sem precedentes, que trará reflexos, sobretudo, para as futuras gerações”, analisa Susan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário