Itajaí:
Nota de esclarecimento sobre a Ponte Tancredo Neves
Em função dos fatos
ocorridos desde o dia 23/10/2015, o qual aconteceu o recalque do vão central da
Ponte Tancredo Neves, cabe os seguintes esclarecimentos.
1- No dia 22/10/2015,
na eminência de uma enchente em nosso Município, constatou-se que a grande vazão
de água proveniente da região de Brusque, trazia também uma grande quantidade
de entulhos de diversos tipos e volumes, os quais estavam indo de encontro aos
pilares centrais da referida ponte, sendo providenciado a retirada dos mesmos,
conforme solicitação da Defesa Civil.
2- No dia 23/10/2015
foi encaminhado uma máquina tipo escavadeira hidráulica ao local, procedimento
normal para este tipo de serviço, visto que o mesmo já foi executado diversas
vezes na antiga ponte da Nova Brasília.
3- Em função dos
problemas apontados junto ao estaqueamento do bloco central, ocorreu um
desnivelamento das estacas, exatamente no eixo transversal central da ponte.
Lembramos que, visualmente, a ponte já apresentava falta de nivelamento no
mesmo local.
4- A partir do ocorrido,
em acordo com a Defesa Civil, foi providenciado a interdição da ponte para
veículos e caminhões, permitindo somente a passagem de pedestres, bicicletas e
motocicletas.
5- A partir do dia
24/10/2015 foi iniciado um monitoramento diário da mesma, através de medições
feitas por topógrafos, profissionais do quadro efetivo do Município.
6- Em caráter
emergencial, foi contratada a empresa SK TECNOLOGIA SUBAQUÁTICA para
inspecionar e produzir um laudo/relatório sobre as condições reais da estrutura
da ponte, principalmente as fundações.
7- No dia 10/11/2015
foi entregue este relatório junto à Secretaria de Obras e Serviços Municipais,
onde através dos resultados, comprovamos o primeiro entendimento de que o
problema estava justamente na falta de atrito lateral nas estacas centrais, em
função do aprofundamento da calha do canal retificado.
8- No dia 11/11/2015,
em visita informal ao escritório da empresa HBA Projetos e Assessoria Ltda,
empresa especializada na área de projetos de pontes, com profissionais com mais
de 40 anos de experiência, engenheiros efetivos deste Município discutiram
sobre a solução do problema encontrado, assim como, o fechamento total ou não
da Ponte Tancredo Neves.
9- Não eximindo a
responsabilidade desta Secretaria sobre a decisão da interdição parcial da
ponte, os engenheiros da empresa deram como sugestão a não interdição total, em
função do tipo de movimentação que a ponte estava sofrendo. Resumindo, enquanto
a ponte estivesse sofrendo apenas movimentação vertical, não haveria problema;
caso houvesse movimentação lateral, deveríamos proceder ao fechamento da mesma.
Conforme
acompanhamento feito pela equipe de topografia, não houve movimentação lateral
da ponte.
Considerando que não
houve acesso ao projeto executivo da Ponte Tancredo Neves, muito menos ao
relatório de cravação de estacas da mesma.
Considerando que
todas as contratações (Sondagem do solo e investigação subaquática) foram
feitas através de processos licitatórios.
Considerando que este
engenheiro resistiu a pedidos diversos da população, e inclusive de seus
representantes para que o trânsito fosse também liberado para veículos.
Lamentamos
profundamente o fato ocorrido, mas temos a certeza de que todas as atitudes
tomadas pelo corpo de Engenheiros da Secretaria de Obras e Serviços do
Município de Itajaí foram decisões baseadas em procedimentos técnicos e legais
sempre buscando o melhor para a população itajaiense.
Engº Marcelo
Schlickmann Souza
Coordenador Técnico
Operacional – SEOSEM
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