.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Balneário Camboriú:
Projeto prevê declaração de Balneário Camboriú e Rio de Janeiro como cidades irmãs

O Projeto de Lei 0008/2016, protocolado pelo vereador André Meirinho (PP), dispõe sobre a declaração da cidade de Balneário Camboriú e a cidade do Rio de Janeiro como cidades irmãs, com objetivo de firmar acordo de geminação. Meirinho destaca que estudo para sugerir a aproximação de Balneário Camboriú e o Rio de Janeiro está baseado na existência de semelhanças e particularidades entre as cidades, que compartilham a mesma vocação turística.

A legislação da capital fluminense reconhece oficialmente 46 cidades no mundo como cidades-irmãs do Rio de Janeiro, sendo duas delas no Brasil: a cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul e a cidade de Parelhas, no Rio Grande do Norte. O Poder Executivo do Rio de Janeiro também tem autorização para firmar acordo de geminação com outros 26 municípios localizados na Europa, Ásia, África e nas Américas.

Em sua justificativa o parlamentar salienta que Balneário Camboriú possui características parecidas com o Rio de Janeiro como: a praia central da cidade é similar com a praia de Copacabana; ambos os municípios possuem avenidas relevantes com o nome de Atlântica e Brasil; o teleférico no Morro da Aguada/Parque Unipraias com o teleférico do Pão de Açúcar; o Cristo Luz com o Cristo Redentor, e ainda de também se destacar pela movimentação turística em eventos como o réveillon, onde a praia central de Balneário Camboriú recebe mais de 1 milhão de visitantes e a praia de Copacabana mais de 2 milhões de turistas.

Outra questão apontada pelo vereador é a de que a cidade do Rio de Janeiro, principal destino turístico do país, receberá este ano os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, sendo esta uma oportunidade única de estabelecer parceria. Além de que o acordo pode promover a divulgação da Capital Catarinense do Turismo e da própria região metropolitana da Foz do Rio Itajaí, por estar no Guia de locais de treinamento pré-jogos Rio 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário