.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Camboriú:
Assinada a ordem de serviço do Projeto Barraginhas

A Prefeita Luzia Coppi Mathias assinou na tarde desta segunda-feira, dia 22, a Ordem de Serviço do Projeto Implantação da Conservação de Solo e Água, Manutenção e Conservação de Estradas Rurais do Município, que tem como foco a construção de reservatórios de água no interior da cidade. A iniciativa é da Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (FUCAM).

Ao todo, 50 reservatórios serão construídos nas margens das vias rurais da localidade do Braço e abrigarão 10 mil litros de água cada, gerando uma reserva de mais de 500 mil litros de água bruta. A implantação prevê a conservação do solo e estradas rurais, além da preservação de nascentes.

“Com as barraginhas (reservatórios) a água permanece mais tempo na área rural, o que contribuirá para alimentar o lençol freático, evitar o carreamento de materiais das estradas, como a própria areia, nos rios e plantações, e minimizará a necessidade de manutenção das vias onde elas serão construídas”, explicou a Presidente da Fucam, Carla Krug.

O trabalho inicia nesta semana, com o levantamento topográfico. A construção das barraginhas terá inicio já em março, sendo o projeto uma complementação ao Programa Produtor de Água, feito em parceria com a ANA, a ONG TNC e Emasa. “Foram dois anos de estudos junto a Agência Nacional de Águas (ANA), a fim de elaborar uma proposta para manutenção da água e do solo, onde, através de uma estratégia de engenharia, os reservatórios serão alimentados pelas águas das chuvas, evitando também a erosão do solo”, concluiu Carla.

Vale ressaltar que esta pratica é bastante comum em Minas Gerais, mas Camboriú é precursora na região Sul do Brasil, sendo uma iniciativa inédita por aqui. O projeto contou também com a capacitação dos servidores das Secretarias de Obras, Saneamento Básico e Fucam.

*****


Equipes realizam a limpeza das vias após enxurrada

O último sábado, dia 20, trouxe para Camboriú muita chuva. Foram mais de 121mm de água que caíram no município, em menos de duas horas, o que dificultou o escoamento, causando alagamentos em bairros da cidade.

Após a chuva, muito barro restou nas vias e estradas do interior foram danificadas.
Entre os locais que registraram problemas com a chuva estão o Distrito de Monte Alegre, Santa Regina, Centro e Rio Pequeno.

“Nosso maior problema se concentrou no Monte Alegre, onde as ruas ficaram cheias de lama e lixo após a água baixar”, comentou o Secretário da Defesa Civil, Edson de Jesus Silva.

Ainda no domingo, a equipe da Secretaria de obras se reuniu e iniciou o trabalho de limpeza. Os locais mais danificados são os primeiros a receber as equipes. “Demos prioridade ao Monte Alegre, Jardim Paraíso e Bela Vista na parte da limpeza. Já a geral das localidades do Braço, Macacos e o Bairro Rio Pequeno recebem o serviço da patrola. Nossa ideia agora é permitir a melhor fluidez do tráfego nessas vias mais atingidas”, explicou Edson.

Vale salientar, que os demais locais, que também sofreram com a forte chuva, irão receber os serviços de limpeza. De acordo com o cronograma da equipe de obras, os trabalhos devem ser concluídos em uma semana.

Ainda segundo o Site Epagri/Ciram, está previsto para esta terça e quarta-feira, chover mais 70mm ou 100mm. Os telefones da Defesa Civil de Camboriú para emergências são: (47) 9246-2064 ou 9235-8135. 

*****


Unidade de Saúde do Monte Alegre será inaugurada nesta quarta

Na próxima quarta-feira, dia 24, a Prefeitura de Camboriú entrega mais uma obra aos camboriuenses - a Unidade de Saúde do Bairro Monte Alegre, localizada na Rua Lauro Francisco dos Santos. A solenidade está marcada para as 20h. Ao todo já foram entregues nos últimos anos 13 unidades de saúde e outras quatro ainda estão por vir, estas nos bairros Centro, Santa Regina, Areias e São Francisco.

A nova unidade conta com 21 salas sendo elas: duas de odontologia, duas para ginecologia, três consultórios médicos/clínico geral, duas de acolhimento, uma de educação em saúde, fonoaudiologia, enfermagem, vacina, nebulização, procedimentos, curativo, coleta, pediatria, medicação, além de administração e digitação.

“Ao final desse ano nossa cidade contará com 17 Unidades de Saúde para atender a população. Um aumento significativo, que visa melhorar o atendimento à grande demanda que temos no município, que a cada dia acolhe mais moradores. Sem dúvidas, mais uma conquista para nossa gente... para Camboriú”, comentou a Prefeita Luzia Coppi Mathias.

A unidade receberá o nome da auxiliar de enfermagem Edna Maria Muller Carvalho, que dedicou 25 anos de sua vida trabalhando na área da saúde, terminando sua trajetória de vida no dia 17 de agosto de 2014.

“Edna sempre foi uma funcionária muito dedicada, que atendia as pessoas com carinho. Na verdade ela acolhia as pessoas que vinham em busca de auxílio. Por isso nossa homenagem a esta profissional empenhada, pessoa amorosa e à família, que convive com as lembranças deixadas por ela”, disse a Secretária da Saúde Márcia Regina Oliveira Freitag.


Nenhum comentário:

Postar um comentário