.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Dia 1º de maio, o que o trabalhador brasileiro vai comemorar?

Domingo, dia 1º de maio, Dia do Trabalhador.
Será que ainda resta alguma coisa para comemorar?
Faço essa pergunta por que o povo brasileiro está desesperado, com 12 milhões de desempregados, enquanto o país está parado assistindo a uma briga politica caseira, porque o governo briga entre si.
O Brasil está sofrendo com fábricas demitindo ou dando férias em massa, o comércio fechando portas e mandando empregados embora, os empregados domésticos perdendo emprego porque os patrões já não podem mais pagar seus salários, funcionários públicos sendo demitidos ou afastados de suas funções sem remuneração, a construção civil cortando o numero de funcionários em até 60%, famílias inteiras desempregadas e um governo...  Mas que governo?
Isso mesmo, que governo?
Ninguém sabe quem é o governo ou quem será amanhã.
O trabalhador coitado, vendo as contas vencer, os filhos com fome, doentes e sem frequentar aulas, porque as escolas que não estão paradas por greves, mas porque estão sucateadas por falta de governo.
Dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, não daria aqui no Brasil mudar para dia do desempregado?
Até porque ninguém vai ter o que comemorar. Vai ter sim movimentos em todo Brasil contra ou a favor ao impeachment de Dilma, movimentos esses que já perderam o sentido de ser.
Dia 1º de maio, quanta tristeza, sofrimento e dor para o povo desempregado do Brasil.
Esse dia é marcado pelo povo brasileiro, pois foi também num 1º de maio que perdemos uma das ultimas alegrias que o Brasil tinha. Airton Senna morreu num 1º de maio, um domingo.
Não temos nada a comemorar nesse dia, pois  foi num 1º de maio que perdemos o prazer de levantar cedo no domingo para ouvir o Galvão Bueno gritar “Airton Senna do Brasil”.
Hoje só podemos ver e ouvir o Bonner dizer que temos 12 milhões de desempregados.
Dá para ser feliz?
Podemos comemorar?
Pense nisso.




Camboriú:
Dia D Vacinação contra a H1N1 será realizado neste sábado

Acompanhando a ação que será realizada em todo o Estado Catarinense, neste sábado, dia 30, a Secretaria de Saúde de Camboriú realiza o Dia D vacinação contra a Gripe H1N1. Todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para o almoço, a fim de atender a demanda daqueles que não podem procurar as unidades durante a semana.

Receberão a vacina apenas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário - Crianças de 6 meses a menores de cinco anos; idosos; gestantes e mulheres que tiveram bebê até 41 dias e pessoas com doenças crônicas.

“As doses estão vindo aos poucos para os municípios, sendo que na próxima segunda-feira, dia 02, mais vacinas devem chegar para Camboriú. Assim vamos atendendo a demanda de acordo com aquilo que nos é repassado pelo Governo do Estado”, comenta a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karen Costa.

A campanha de vacina contra a influenza segue até o dia 20 de maio em todas as unidades de saúde. A população estimada para a vacinação na cidade é de 13 mil indivíduos e espera-se alcançar ao menos 80% da meta.

*****


Vereadores participam da abertura do 34º Congresso Internacional de Missões

Na noite desta quinta-feira (28) os vereadores participaram da abertura oficial do 34º Congresso Internacional de Missões, realizado no ginásio de esportes Irineu Bornhausen, Centro da cidade. O evento teve início no último dia 23 e reúne milhares de pessoas em Camboriú até a próxima semana.

Durante a abertura os vereadores participaram de homenagens e celebrações, e o presidente da Casa desejou uma excelente participação aos congressistas. “Todos os anos este evento reúne milhares de fiéis de diferentes lugares do mundo em Camboriú. Somos gratos pela visita de todos e espero que o congresso se desenvolva com muito amor e paz”, completou Piteco.



Balneário Camboriú:
Legislativo presta homenagens na sessão desta quarta-feira (27)

Na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o Plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú entregou nove Moções de Congratulações.

De autoria do vereador Elizeu Pereira (PMDB), foram entregues moções pelos serviços prestados há 30 anos no Corpo de Bombeiros de Balneário Camboriú para os senhores Túlio Bastos Linhares e Osnélio Francisco de Souza, e há 26 anos ao senhor Alcione Serrão.

Do vereador Ademar Schneider (PMDB), foram entregues quatro moções: ao Dr. Ranieri Gaertner e à senhora Heloisa Knabben Gaertner, pelo trabalho realizado como voluntário nas causas animais; ao senhor Mário Reis Gomes de Mello, pelo trabalho prestado durante a temporada de verão; à senhora Dirce Fistarol, pelo trabalho prestado frente ao CONTUR (Conselho Municipal de Turismo) e como representante do SINDISOL (Sindicato dos Hoteis de Balneário Camboriú); e à senhora Margot Rosenbrock Libório, pela gestão como presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau.

E de autoria do vereador Nilson Probst (PMDB), foram entregues moções referentes à eleição para o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, às senhoras Neiva Maria de Oliveira Philipps, pela eleição a primeira secretária e Marinês Raquel Kipper, pela eleição a presidente.

Proposições serão deliberadas na próxima sessão ordinária
Após debate acalorado, por requerimento do vereador Marcelo Achutti (PP), o plenário decidiu, por onze votos a um, suspender a Ordem do Dia. Os projetos, requerimentos e indicações da pauta serão deliberados na próxima sessão ordinária, a ser realizada no dia 3 de maio.



Itajaí:
Combemi lança concurso de redação na Câmara nesta segunda-feira

A Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí (Combemi) lança nesta segunda-feira (2) o concurso de redação do projeto Jovem Consciente Vota Tranquilamente. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Itajaí em dois turnos, a partir das 9h, com uma palestra da juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, e às 15h, com palestra do vereador Fernando Pegorini (PP).

Segundo a coordenadora de projetos da Combemi, Bianca Reimão, a primeira etapa do projeto Jovem Consciente Vota Tranquilamente já iniciou com as oficinas de política. Na segunda-feira, além de apresentar as regras do concurso de redação aos alunos, será iniciada a etapa de visitação de prédios públicos pela Câmara de Vereadores de Itajaí.

Todos os anos, os vencedores do concurso de redação são escolhidos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nesta edição, o cargo de juiz também entrará na disputa. Assim, os três primeiros colocados assumirão simbolicamente os cargos de prefeito, vice-prefeito e juiz. Já os demais alunos, na ordem de classificação do concurso, representarão os 21 vereadores da cidade. Os vencedores tomarão posse e participarão da sessão solene de aniversário de Itajaí, programada para o dia 14 de junho.

*****


Unidades de Saúde abrem neste sábado para vacinação contra Influenza

Todas as 25 Unidades de Saúde e o Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM) vão estar abertos neste sábado (30), das 08 às 17 horas, para atender a comunidade no “Dia D” da 18ª Campanha de Vacinação Contra Influenza. A data marca a abertura oficial da campanha no país, embora em Itajaí a vacinação já tenha começado na última segunda-feira (25). Em todo o Brasil, a vacinação segue até o dia 20 de maio.

Podem receber a vacina os grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde como prioritários (crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde) e as pessoas com comorbidade (com pelo menos duas doenças crônicas entre hepáticas, neurológicas, cardíacas, renais e respiratórias; além de portadores de obesidade, diabetes ou trissomias, imunosupressivos e transplantados).

Locais onde a Vacina contra Influenza está disponível:
1 – Unidade de Saúde Miro Sedrez - Cordeiros
Endereço: Rua Odílio Garcia s/n, (próximo à igreja de São Cristóvão) – Cordeiros
Telefone: (47) 3908-5751

2 – Unidade de Saúde Vinicius Ivan Alves Pedreira - Cidade Nova 
Endereço: Rua Agílio Cunha, s/n – Cidade Nova
Telefone: (47) 3908-5735

3 – Unidade de Saúde Evilásio Victorino – Cidade Nova II
Endereço: Rua Agilio Cunha, 475 – Cidade Nova
Telefone: (47)3908-5885

4 – Unidade de Saúde Promorar II
Endereço: Avenida Ministro Luiz Galloti, s/n – Cidade Nova
Telefone: (47) 3908-5766

5 – Unidade de Saúde São Vicente
Endereço: Rua Comandante Germano Rauert, 157 – São Vicente
Telefone: (47) 3908-5762

6 – Unidade de Saúde Bernardino Miguel Peirão – Rio Bonito
Endereço: Rua Nilson Edson dos Santos s/n - Rio Bonito
Telefone: (47) 3908-5746

7 – Unidade de Saúde Rotariano Agenor Krobel – Bambuzal
Endereço: Rua São Joaquim, s/ n – Bambuzal, bairro São Vicente
Telefone: (47) 3908-5714

8 – Unidade de Saúde Costa Cavalcante
Endereço: Rua Espírito Santo s/n, Costa Cavalcante
Telefone: (47) 3908-5754

9 – Unidade de Saúde Jardim Esperança 
Endereço: Rua Sebastião Romeu Soares, s/n (próximo ao colégio Melvin Jones) – Cordeiros.
Telefone: (47) 3908-5730

10 – Unidade de Saúde Bento Rampelotti – Murta
Endereço: Rua Orlandina Amália Pires Correa, 300, Murta - Loteamento Jardim Itália
Telefone: (47) 3908-5632

11 – Unidade Saúde Votorantim
Endereço: Rua Selso Duarte Moreira, nº 1442 - Loteamento Votorantim Bairro Cordeiros
Telefone: (47)3908-5749

12 – Unidade de Saúde Salseiros
Endereço: Rua César Augusto Dalçoquio, s/n - Salseiros
Telefone: (47) 3908-5747

13 – Unidade de Saúde Rachel Dalçoquio de Borba – Espinheiros
Endereço: Rua Firmino Vieira Cordeiro, 1778 – Espinheiros
Telefone: (47) 3908-5737

14 – Unidade de Saúde Santa Regina 
Endereço: Rua Domingos de Almeida s/n Loteamento Santa Regina – Espinheiros
Telefone: (47) 3908-5768

15 – Unidade de Saúde Elizabet Caetano Pacheco – Portal II
Endereço: Rua Nono Emilio Dalçoquio 760, Espinheiros
Telefone: (47) 3908-6978

16 – Unidade Nossa Senhora das Graças 
Endereço: Rua Uruguai, 458, bloco 29, Univali – Centro.
Fone: (47) 3908-5866 / 3908-5867

17 – Unidade de Saúde Manoel Amândio Vicente – Canhanduba
Endereço: Estrada Geral da Canhanduba, s/n, Canhanduba
Telefone: (47) 3908-5030

18 – Unidade de Saúde Fernando Wippel - Itaipava
Endereço: Avenida Itaipava s/n - Itaipava
Telefone: (47)3908-5755

19 – Unidade de Saúde Leopoldo Fischer – Brilhante
Endereço: Rua José Lana , nº 70 - Brilhante
Telefone: (47) 3908-5881

20 – Unidade de Saúde Ignácio Theodoro Pereira - Limoeiro
Endereço: Rua Edmundo Leopoldo Merisio, s/n (ao lado do NDI Antônio Melo Limoeiro)
Telefone: (47) 3908-5882

21 – Unidade de Saúde Enfermeira Oswine Lorens – Imaruí
Endereço: Rua Leodegário Pedro da Silva, n/s– Imaruí
Telefone: (47) 3908-5631

22 – Unidade de Saúde São João
Endereço: Pedro Rangel, ao lado da igreja – São João
Telefone: (47)3908-5760

23 – Unidade de Saúde Dom Bosco
Endereço: Rua Brusque, 1333 – Dom Bosco
Telefone: (47) 3908-5865

24 – Unidade de Saúde Nancy Patino Reiser – Fazenda
Endereço: Rua Milton R. da Luz, 200 – Fazenda
Telefone: (47) 3908-5860

25 – Unidade de Saúde Vivaldo João Linhares – Praia Brava
Endereço: Rua Bráulio Werner, 124 – Praia Brava
Telefone: (47) 3908-5740
Horário de atendimento: 07 às 19h, de 2ª à 6ª feira

26 – Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (CRESCEM)
Endereço: Av. Marcos Konder nº 740 – Centro (atrás da Igreja Matriz)
Telefone: (47) 3908-5722


Itapema:
Nova pavimentação comunitária atende bairro Jardim Praiamar

A Rua 442, no Bairro Jardim Praiamar recebeu desde o início da semana, uma equipe terceirizada, que trabalha no local com a continuação da pavimentação comunitária que já contemplou parte da via. Todo trabalho é fiscalizado pela Secretaria de Obras de Transportes.

O local é um dos contemplados pelos trabalhos de reurbanização feito no Jardim Praiamar nos primeiros meses do ano, que, dentre outras melhorias, garantiu ao bairro limpeza de todas as ruas, terrenos, canteiros, valas, nivelamento dos solos, pavimentações comunitárias e implantação e recuperação de tubulações pluviais.

“Além de todo o trabalho de reurbanização feitos no Jardim Praiamar desde o início do ano, também demos seguimentos as pavimentações comunitárias. Uma obra que muda de vez a realidade dos moradores”, afirmou o Secretário de Obras e Transportes, Carlos Augusto dos Santos (Carlinhos).

*****


Secretárias e orientadores escolares recebem informações sobre o Bolsa Família

A Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em Itapema realizou uma apresentação sobre os dois programas do Governo Federal para as orientadoras e secretárias escolares, nesta sexta-feira (29/04). 

Durante a atividade, dúvidas foram esclarecidas e foram elaboradas estratégias conjuntas para acompanhamento das famílias beneficiárias para promover a garantia de direitos. A apresentação foi focada nas orientadoras e secretárias, pois são elas que acompanham a frequência escolar.

“Esse momento teve como finalidade aumentar a intersetorialidade entre a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação e a Secretaria de Educação para que os trabalhos desenvolvidos sejam cada vez melhores”, afirma a Secretária de Assistência Social, Cidadania e Habitação, Daniela de Bastos da Silva.


Bombinhas:
Prefeitura realiza coletiva de imprensa sobre TPA

A Prefeitura de Bombinhas recebeu nesta sexta-feira, dia 29 de abril, os principais veículos de comunicação da região para anunciar o relatório final da Taxa de Preservação Ambiental – TPA 2015/2016.

A Prefeita Paulinha explicou aos presentes sobre os avanços no sistema, que foram implementados para a maior comodidade durante o período de pagamento: totens para autoatendimento para pagamento com cartões de crédito; 15 pontos de atendimento presencial no município; o Posto de Atendimento ao Turista, na entrada da cidade, que passou há operar 24 horas; um novo posto no morro de Zimbros com atendimento até a meia noite, diariamente. O pagamento através do site da Prefeitura foi totalmente reformulado, agora com mais facilidade de acesso; e a rede credenciada para recebimento no comércio varejista local foi ampliada. Paulinha também destacou os benefícios que a TPA vem trazendo ao município no que se refere a preservação, limpeza e conservação das praias, além da criação de novas Unidades de Conservação. “O maior legado que a TPA deixa para a população de Bombinhas é a desapropriação das áreas para a criação do Parque Municipal da Costeira de Zimbros. Nada disso seria possível sem a TPA”, afirmou Paulinha.

O Vice-Prefeito Paulinho informou sobre o convênio firmado com o Governo Estadual, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, que disponibiliza o banco de dados dos veículos para consulta do Ciasc, garantindo assim a expedição, via correio, das notificações aos proprietários de veículos inadimplentes com rapidez.

Na ocasião, os presentes puderam testemunhar a assinatura do Termo de Auxílio para Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável Nº 01/2016, que regulamenta a concessão de auxílio financeiro no valor de até R$ 800.000,00, divididos em quatro cotas, destinados a incentivar atividades para produção e consumo sustentáveis em seus sucessivos ciclos na cidade.

Serão selecionados projetos, que incluam ações nas seguintes áreas da produção e consumo sustentáveis: educação ambiental, agroecologia, reciclagem e reaproveitamento de resíduos, alimentação saudável e sustentável para a população, redução do uso de sacolas plásticas, cursos e seminários de incentivo a produção e consumo consciente aos alunos do Ensino Fundamental II, e sistemas comunitários de permacultura e agroecologia.

Os jornalistas tiveram acesso ao balanço contábil da movimentação da TPA e ao resultado da Pesquisa de Demanda Turística realizada nesta temporada, onde 78,62% dos visitantes brasileiros e estrangeiros aprovam a cobrança da TPA, assim como mais de 90% da população local.

Para visualizar o balanço da arrecadação acesse o link:




Penha:
Secretaria de Planejamento demole casas construídas em área de invasão

Três pequenas casas de madeira e vários fundamentos de barracos foram demolidos pela Prefeitura de Penha na tarde desta quarta-feira (27 de abril), no bairro Nossa Senhora de Fátima, numa ação em cumprimento ao Ministério Público local, visando evitar a ampliação de áreas de invasão. A operação, com suporte da Polícia Militar, aconteceu na Rua Aroeiras, no Loteamento Marina, ao lado de um conjunto habitacional popular.

De acordo com o secretário de Planejamento Dorval Vieira de Oliveira, a área onde foram erguidas as casas pertence à Prefeitura, porém, denúncias feitas ao Judiciário resultaram na ordem pela demolição das construções, já que invasão de área pública é crime. Além das casas, vários moradores foram flagrados nas últimas semanas piqueteando a mesma área visando futuras construções – outra irregularidade.

Cerca de 20 moradores acompanharam a operação, sem oferecer resistência. De acordo com Dorval, eles já estavam notificados por auto de infração da Prefeitura desde 18 de fevereiro, e das três casas, apenas uma família seria de Penha. A Assistência Social acompanhou a operação, e o Conselho Tutelar repassou orientação sobre as crianças das famílias atingidas.

“Sabemos que é uma ação impopular, difícil de ser executada, mas infelizmente, a Prefeitura tem que cumprir e fazer cumprir a legislação”, observou Dorval “Fizemos tudo absolutamente dentro da lei, notificando-os e garantindo a segurança de todos”. Já o fiscal Maurílio Pedro Leite, da Secretaria de Planejamento, lembrou que a área invadida é justamente destinada à habitação popular.

“Nessa área, o atual governo desenvolveu um projeto com várias casas da Cohab, já construídas e destinadas legalmente”, observou ele. O projeto, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, entretanto, não avançou por conta da crise política e econômica que o País atravessa.

“Esse outro trecho também poderá ser destinado às casas futuras, que poderão até mesmo beneficiar essas famílias hoje desalojadas”, completou Leite. A Secretaria de Planejamento também informa que além das demolições, solicitou a retirada da cerca irregular construída pelos invasores. “Não podemos deixar áreas de invasão avançarem, o custo social da favelização é grande”, comenta o secretário.


Balneário Piçarras:
Revisão do Plano Diretor chega ao tema "microzoneamento"

A revisão do Plano Diretor de Balneário Piçarras entra em uma nova etapa. Chegou a hora de discutir o tema "microzoneamento", um dos mais complexos e que vai definir importantes aspectos de ocupação no município.

As deliberações ocorrem durante as reuniões extraordinárias, que, desde novembro do ano passado, acontecem duas vezes por semana: às segundas-feiras, das 14h às 17h, e às quartas-feiras, das 19h às 22h, no auditório da prefeitura.

A revisão do Plano Diretor envolve 30 delegados titulares, entre eles 12 representantes do poder público e 18 da sociedade civil organizada. No último encontro, o grupo deliberou sobre o tema "macrozoneamento", que contempla, entre outras vertentes, a localização da divisão das zonas dentro do município.

Desde o início das reuniões, já foram trabalhados os seguintes temas: diretrizes, perímetro urbano e macrozoneamento.

A secretária de Planejamento, Deisy Martins, lembra que todo o processo é assessorado pela empresa Le Padron e tem ocorrido com a máxima lisura e transparência.  "Os delegados doam seu tempo e intelecto voluntariamente.  Não há qualquer interesse, a não ser o de buscar com empenho um legado que norteie as diretrizes para Balneário Piçarras", salienta Deisy.


quinta-feira, 28 de abril de 2016

Em ano eleitoral, bocas de aluguel trabalham muito

As campanhas eleitorais nem começaram e já tem boca de aluguel trabalhando.
Na manhã desta quinta-feira estava ouvindo uma emissora de radio e um senhor entrou no ar dizendo residir no bairro Taboleiro em Camboriú, reclamando que no posto de saúde que funciona no prédio onde era para ser a UPA, não tinha médico e que o posto está funcionando em um local que era para ser uma unidade de pronto atendimento.
Quando ele desligou o telefone, ligou uma senhora dizendo ser moradora do mesmo bairro e que era mentira a falta de médico porque ela esteve lá no mesmo horário e foi atendida, e que o funcionamento do posto no prédio da UPA está fazendo bem à comunidade.
Fiquei pensando já ter ouvido esse tipo discussão e lembrei que isso está ficando repetitivo também na tribuna da Câmara.
Aí comecei a pensar que nós estamos vivendo um momento pré-eleitoral e que nessa época tem muitas bocas de aluguel - alguém que tem a voz conhecida não quer falar, mas arruma uma pessoa que se dispõe a falar.
Em um programa jornalístico de grande audiência que presta informação de interesse publico, alguém ficar fazendo o profissional ter que ouvir briguinhas de palanque fora de época, eu acho um desperdício de horário.
Eu já passei por esses momentos também e sei que meu colega, que é um bom jornalista, do tempo que se respeita a opinião de todos, mesmo vendo que esta queimando vela pra defunto ruim ficou chateado com o assunto.
Na hora lembrei que isso está só começando e que este ano, muita gente vai emprestar a boca para alguém que não tem coragem de falar, a não ser em tribuna.
Gente, eu venho alertando desde o ano passado, se você quiser fazer uma denuncia, reclamar de algo errado, faça, mas pelo menos diga seu nome e porque está falando do assunto.
O mais difícil é alugar a boca e ficar soletrando o que escreveram para você ler.
A gente sabe que a saúde está um caos, mas isso é em todo o Brasil e não só aqui em nosso estado e mais especificamente em nosso município.
Vamos ser coerentes e quando tiver que falar, fale, mas por você mesmo e não por alguém que tem vontade, mas não tem coragem.
Pense nisso.



Camboriú:
Cavalos são recolhidos das ruas da cidade

Na tarde desta quinta-feira, dia 28, equipes da Secretaria de Agricultura de Camboriú, trabalharam na retirada de cavalos soltos das ruas do município. A ação foi realizada para evitar que acidentes ocorram nas vias, causando prejuízos aos animais e às pessoas.

“Estes animais possuem donos, mas, infelizmente, acabam sendo abandonados ou são soltos em terrenos invadidos e sem cerca, o que faz com que os bichos acabem fugindo”, comentou o Secretário da Agricultura, Marcos da Silva.

Os animais recolhidos foram levados primeiramente para o espaço do Aterro Sanitário e depois de alguns dias, serão encaminhados para o Horto Florestal. Os proprietários precisam procurar a Secretaria de Agricultura, localizada na Rua José Francisco Bernardes, 258, Centro, para pegar a taxa de recolhimento, fazer o pagamento e retirar o animal.

Vale salientar que os cavalos são capturados por uma equipe preparada e com a supervisão de um veterinário, a fim de que os animais não sejam prejudicados. Para aqueles que visualizarem cavalos soltos nas vias de Camboriú, podem entrar em contato com a secretaria através do telefone: (47)3365-0707.

*****


Proprietários que não limparem terrenos baldios podem ser multados

Nesta semana foi aprovado o projeto de lei de autoria do vereador Antônio Portella Ribeira, o Toninho, que altera a lei municipal 2012/2009. De acordo com o documento, os proprietários que não limparem seus terrenos baldios serão notificados e, se depois de 10 dias o problema persistir, serão multados no valor de 50 UFM.

O projeto do vereador alterou o 2º artigo da Lei, que antes permitia que o proprietário realizasse a limpeza em até 30 dias e estabelecia a multa em somente 30 UFM.
Conforme o vereador Toninho explica, essa alteração no texto da Lei foi necessária porque existem muitos terrenos baldios sujos em Camboriú – em alguns momentos gerando até um problema de saúde pública.

“Acreditamos que desta forma os proprietários se preocupem mais com a limpeza dos lotes, que é um problema sério na cidade. Infelizmente a multa é necessária, pois acaba incentivando a solução mais rápida do problema”, completa.


Balneário Camboriú:
Parque Raimundo Malta comemora 23 anos nesta sexta-feira

O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta comemora 23 anos nesta sexta-feira (29). Além de ser opção ecológica de passeio, a unidade de conservação ambiental conta com departamentos de fitoterapia e reciclagem de papel, além de abrigar a sede da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam).

Inaugurado como Parque Ecológico Rio Camboriú pelo Decreto Municipal Nº 2351, de 29 de abril de 1993, teve seu nome modificado no ano de 2006 em homenagem a um de seus fundadores. O parque possui seis trilhas onde os visitantes podem manter contato direto com a Mata Atlântica e um amplo espaço para realizar piqueniques junto à família e amigos.

Os visitantes têm a opção de conhecer o departamento de fitoterapia, que distribui gratuitamente chás medicinais à comunidade. Em aproximadamente 100 canteiros cultivam-se cerca de 50 espécies diferentes de plantas. Nas dependências do Parque também se encontra o Espaço Ambiarte, que utiliza técnicas de reciclagem para transformar o papel em produtos artesanais.

Recebe durante toda a semana a visita de alunos das instituições de ensino do município, onde conhecem toda a estrutura do parque e se conscientizam da importância de preservar a natureza. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Rodrigo Ribeiro Torres, "esta unidade de conservação ambiental abriga não somente nossa secretaria, mas toda uma estrutura que trabalha em prol da natureza do município e do futuro das gerações".

O Parque Raimundo Malta fica localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios. É aberto todos os dias para visitação das 13h as 17h30, já a administração permanece até as 19h. Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone (47) 3363-7145.


Itajaí:
Colegiado Regional de Gestão em Educação é lançado em evento com mais de 500 participantes

Aconteceu na noite desta segunda-feira (25), no Centreventos de Itajaí, o Lançamento Oficial do Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – o CoGEMFRI. Exatamente 587 pessoas marcaram presença no evento, entre elas, prefeitos, vereadores, secretários, gestores, servidores públicos, professores, equipes pedagógicas, estudantes, empresários e envolvidos com a educação pública nos municípios da AMFRI.

A mesa de abertura contou com a presença do anfitrião Roberto Carlos de Souza, presidente da AMFRI e prefeito de Navegantes; da Secretária Adjunta de Estado da Educação, Elza Marina da Silva Moretto, representando o Governador Raimundo Colombo; do Deputado Estadual, Dr. Vicente Caropreso, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina; do Secretário Municipal de Educação de Itajaí, Edson D’Avilla, representando o prefeito de Itajaí Jandir Bellini; do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Glauco José Côrte; e do vice-presidente do Grupo Positivo, Lucas Guimarães.

Para o presidente da AMFRI, Roberto Carlos de Souza, o evento foi muito importante para a educação nos municípios, para todos aqueles que estão envolvidos no processo educativo, para os profissionais envolvidos e para aqueles que são a razão do trabalho educativo, que são os alunos. “Queremos sensibilizar toda a sociedade, fazer com que seja vista na educação a mola mestre para mudarmos o Brasil e fazer com que todos possam despertar a esse tema tão importante para todos nós”.

O colegiado atuará seguindo o modelo de Metodologia de Arranjo do Desenvolvimento da Educação (ADE). Conforme explica a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, o objetivo do ADE é melhorar a educação por meio do esforço e colaboração de várias pessoas envolvidas. “Cada município, com as suas demandas e dificuldades, somam esforços para a melhoria e criam uma nova perspectiva de educação e, de forma cooperativa, superam as necessidades individuais. O CoGemfri  nasce da observação de que é possível melhorar a educação a partir do esforço coletivo e acelerar o desenvolvimento da educação”.

Palestras: Devido à nomeação em Brasília para compor a comissão de impeachment, o senador Cristovam Buarque, que faria a primeira palestra, não pode comparecer. Assim, após a abertura oficial, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, Dr. Glauco José Corte, palestrou o tema “Educação: O Novo Nome do Desenvolvimento”. Em seguida a “Educação do século XXI com aula do século XIX?” foi palestrada pelo Dr. Claudio de Moura Castro, PHD em economia e especialista em educação no Brasil.

Côrte destacou as ações do Movimento Santa Catarina pela Educação, liderado pela Federação com o apoio da indústria e dos setores do comércio, transportes e agricultura. Ele explicou que o setor empresarial decidiu colocar o tema como prioridade porque está diretamente relacionado com a competitividade. Trabalhadores mais qualificados são mais produtivos, argumentou. “Educação, saúde e qualidade de vida andam de mãos dadas”, disse Côrte, chamando atenção para o fato de que profissionais com mais escolaridade também sabem cuidar melhor de sua saúde.

Para Castro a escola tem a cara do diretor. “Escola boa tem diretor bom, escola ruim tem diretor ruim. Conversar com o diretor, trocar ideias, transmitir a ele o que está dando certo em outros lugares, o que não está dando certo, tende a ser útil”, pontuou, afirmando, ainda, que “Escola boa e escola ruim têm uma definição muito simples: escola boa, o aluno aprende e é feliz. Escola ruim, o aluno não aprende e não é feliz”, definiu.

Assinatura de Parceria: Encerrando o evento de Lançamento do Colegiado de Gestão em Educação da região, foi realizada a Assinatura do Termo de Parceria entre o CoGEMFRI e o Instituto Positivo.  Além do presidente da AMFRI e do vice-presidente do Grupo Positivo, participaram deste ato os prefeitos de Balneário Piçarras, Leonel José Martins, de Ilhota, Daniel Christian Bosi e de Itapema, Rodrigo Costa (Bolinha).

*****


Famai reúne comerciantes para esclarecer nova legislação

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), por meio da Diretora de Recursos Naturais, Resíduos e Projetos Ambientais, realizou, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), uma reunião para divulgar e esclarecer a Lei Municipal 6.705 de 22 de março deste ano, que normatiza o recebimento e a destinação final ambientalmente adequada de lâmpadas, pilhas e baterias pelos comerciantes e prestadores de serviço de assistência técnica na cidade.

O evento contou com a apresentação da Lei, que é baseada na Lei Federal nº 12.305/201, fornecendo esclarecimentos aos questionamentos dos comerciantes. No prazo de 45 dias a partir de sua publicação, a nova lei entrará em vigor e todos os estabelecimentos comerciais e de assistência técnica que trabalhem com os produtos citados deverão recebê-los dos consumidores ao final de sua vida útil, providenciando o armazenamento e destinação final ambientalmente adequada de acordo com as normas vigentes.

Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; pilhas e baterias de telefone celular, automotivas e de embarcações, por conterem componentes prejudiciais à saúde pública e ao meio ambiente, produzem resíduos perigosos que não podem ser descartados junto ao lixo comum.

A Famai continuará orientando a população e também os empresários, para que colaborem com a gestão correta dos resíduos, visando garantir a saúde de todos e a proteção dos recursos naturais.


Itapema:
Representantes solicitam recursos para a nova ponte do Rio Bela Cruz

Na tarde da última quarta-feira (27/04) representantes de Itapema estiveram reunidos com o Secretário de Defesa de Santa Catarina, Milton Hobus. Eles foram a Florianópolis solicitar recursos para a nova ponte para o Rio Bela Cruz, localizada na Rua 115. A estrutura foi demolida no início do mês de Abril e laudos apontaram que a recuperação custaria o dobro se comparado a construção de uma nova ponte.

Na equipe, estava o Prefeito de Itapema acompanhado pelo Secretário de Planejamento Urbano, Rogério Weigert Cavagnari, o Secretário de Coordenação e Gestão do Gabinete do Prefeito, Marcos Aurélio da Silva (Lelo), e o Diretor da Defesa Civil de Itapema, Marcio José da Silva.

Após a reunião, entre os representantes de Itapema e da Defesa de Santa Catarina, ficou definido que um engenheiro da Defesa Civil de Santa Catarina virá até Itapema nos próximos dias para fazer uma avaliação do local.

*****


Secretarias se reúnem para aprimorar atendimento a vítimas de violência

Mais uma reunião entre profissionais de diversos serviços do município de Itapema aconteceu na tarde da última quarta-feira (27/04). A ação é uma medida para discutir estratégias de fortalecimento da rede de atenção às pessoas vítimas de violência.

A reunião foi organizada pelas profissionais que fazem parte da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família, da UNIVALI, Psicóloga, Ariane Silva e A fisioterapeuta, Mayara Schmidt. O encontro aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Segundo Ariane Silva, aproximadamente 30 pessoas estiveram presentes, discutindo propostas, compartilhando dificuldades e apresentando os serviços da rede. "Estamos felizes em ver que a cada reunião aumenta a participação dos profissionais, pois é de extrema importância que o fortalecimento da rede seja construído de forma coletiva e contando com o maior número de profissionais e serviços possíveis", explicou Ariane.

Mayara Schmidt informou que foi apresentado o que os serviços da Secretaria de Assistência Social oferecem aos usuários como um todo e também aqueles que são vítimas de violência. “Na próxima reunião será a vez de saber de que forma os serviços da Secretaria de Saúde e os profissionais que dela fazem parte podem contribuir para o atendimento as pessoas vítimas de violência”, contou Mayara.