.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Balneário Piçarras:
Plano de Mobilidade Urbana é apresentado à comunidade

O Plano de Mobilidade Urbana (Planmob) de Balneário Piçarras foi oficialmente apresentado à comunidade na segunda-feira, 23, durante audiência pública que ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores. O encontro reuniu 34 pessoas, entre moradores, representantes da sociedade civil, vereadores e autoridades municipais.

O documento foi elaborado com base em dados fornecidos pelo município e também na pesquisa de origem/destino, durante a qual foram entrevistadas mais de 800 pessoas. "A abordagem apontou como a população da cidade se desloca e os meios que utiliza para cumprir tarefas cotidianas, como compras, passeio, trabalho e estudo", explica a secretária de Planejamento, Deisy Martins.

Entre as propostas de intervenção urbana contidas no Plano de Mobilidade estão o melhoramento do sistema viário, das ciclovias, do transporte coletivo, da acessibilidade e a padronização das calçadas e ruas do município.

"A padronização e melhoria das calçadas, inclusive, foi uma das maiores reivindicações da comunidade", lembra a assessora de Projetos da Secretaria de Planejamento, Carolina Ferreira.

A assessora lembra que todas as sugestões e propostas apresentadas pela comunidade durante a audiência já estavam contidas no plano elaborado pela empresa Le Padron - empresa contratada pela Amfri -, com o auxílio da prefeitura.

A próximo passo é a elaboração da minuta de lei para aprovação do plano na Câmara de Vereadores.

Alinhado com o Plano Diretor do município, o Planmob envolve a comunidade e a sociedade civil organizada desde o início do ano passado. A consulta pública ocorreu no dia 26 de fevereiro de 2015 e, apesar da baixa adesão popular, teve um grande número de propostas colhidas. "Balneário Piçarras foi a cidade da Amfri que registrou o maior volume de sugestões para o Plano. Foram 16, no total", lembra Carolina Ferreira.

A pesquisa domiciliar de origem/destino iniciou no dia 19 de março e terminaram em 26 de março de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário