.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Penha: Definidas datas do início das aulas em escolas e creches da rede municipal

As aulas da rede municipal de ensino de Penha retornam regularmente para os estudantes locais em duas datas, já definidas pela Secretaria de Educação e Cultura: dia 18 de fevereiro para as creches (Centros de Educação Infantil, os CEIs) e 23 de fevereiro para as demais unidades do Ensino Fundamental (grupos escolares, escolas básicas e unidades municipais). A informação é do secretário Misael Cordeiro, que juntamente com sua equipe, definiu estas datas e também todos os demais assuntos pertinentes à rede municipal em reunião no dia 4.

Misael acredita que Penha ultrapassará facilmente o número de 4.500 alunos na rede municipal este ano. Entre 2013 e 2014, a média de aumento do número de matrículas ficou em 18%, mas pela movimentação vista até agora nos procedimentos efetuados, o secretário acredita que em 2015, o número deve cair um pouco, ficando na casa dos 10 a 15%. 

A rede municipal conta com 21 unidades de ensino, entre elas, oito creches, três escolas básicas, sete escolas municipais e dois grupos escolares, e ainda a Unidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), de Praia de Armação.

De acordo com Misael, tanto a estruturação da merenda como do transporte escolar municipal estão dentro do cronograma para que o ano inicie sem sobressaltos. A Prefeitura também confirmou o início das obras de reforma da Escola Horacina Soares Francisco, na Cohab, que entrará em fase inicial. 

Os professores efetivos da Prefeitura de Penha retornam ao trabalho segunda-feira, dia 9, e os contratados temporariamente (ACTs) retornam dia 11 nas creches e dia 18 nas demais escolas. A Secretaria de Educação e Cultura de Penha estima que uma semana após o início das atividades com os alunos em sala de aula, já será possível finalizar o balanço oficial do número de matrículas para este ano letivo.

"Após o retorno do trabalho dos professores e diretores, contabilizaremos os números. No ano passado, houve crescimento de 600 alunos na rede, mas este ano creio que as matrículas serão um pouco menores", explicou o secretário. Os números também serão encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) para atualização nos índices de repasses financeiros federais.

Misael lembra que ainda há vagas e possibilidade de matrículas em qualquer uma das escolas do Município. "Alunos provenientes de transferências ou mães que tenham perdido o prazo ainda podem formalizar a matrícula'", esclarece. A única recomendação é para que procurem a unidade mais próxima de sua casa.


O prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) também fez visitas regulares às instituições de ensino da Educação Infantil, durante a Colônia de Férias deste ano, que somou 700 vagas a mais do que no ano passado, e programa visitar as escolas da rede a partir da segunda quinzena deste mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário