.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Bombinhas:
Prefeitura notifica Casan pela coloração da água

Nesta semana, a Prefeitura de Bombinhas notificou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, a Casan, pela má qualidade da água fornecida aos moradores, por apresentar problemas em sua coloração.

De acordo com a Vigilância Sanitária do município, foram realizadas análises para verificar a qualidade da água, nos meses de janeiro e fevereiro, que apontaram níveis fora do padrão de potabilidade exigidos para o consumo humano. Os documentos apresentam inúmeras desconformidades relacionados a turbidez e cloro residual em sua distribuição.

A má qualidade da água distribuída vem causando descontentamento dos moradores nos últimos dias. Nas redes sociais, eles mostram e reivindicam, com a publicação de fotos e vídeos, sua total insatisfação perante ao serviço prestado pela companhia.

A notificação solicita que a Casan tome providências imediatas para regularizar os problemas apontados na água distribuída, garantindo o padrão para o seu consumo a todos os usuários. O prazo é de 10 dias para regularizar a distribuição do serviço. A prefeitura também recomenda a dispensa da cobrança da fatura do mês de março, no qual o vencimento ocorre no próximo mês, daqueles que foram afetados pela má qualidade da água até o momento. A companhia ainda não emitiu nenhum pronunciamento a respeito da dispensa da cobrança da fatura.

*****


Crianças recebem atenção especial para a saúde bucal

Nos dias 24 e 25, a equipe de Saúde Bucal de Bombinhas visitou as escolas de ensino fundamental Pequeno Príncipe e Dona Dilma Mafra para retomar neste ano o Programa de Saúde Bucal.

Promovido pela Secretaria de Saúde através do setor de odontologia, realiza atividades educativas para alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de sensibilizá-los aos cuidados diários com a saúde bucal. Durante as visitas, a equipe formada por dentistas, auxiliares de consultório dentário e agentes comunitárias das unidades de saúde, distribuem kit de higiene bucal: contendo escova, creme e fio dental aos alunos.

Uma das atividades que desperta bastante o interesse dos alunos é a revelação de placa bacteriana, que consiste na aplicação de líquido com a coloração avermelhada que destaca os locais que precisam de uma atenção maior durante a escovação dos pequenos. Durante a atividade a equipe faz a supervisão dos alunos, demonstrando a técnica correta de escovação.

A previsão é que até a primeira quinzena de abril todos os alunos das escolas municipais, de 1º a 5º ano, participem da primeira fase do programa. Ao longo do ano, o monitoramento dos alunos será feito pelos dentistas em conjunto com as professoras e monitoras das escolas. Caso necessário, as escolas receberão uma visita extra para reforçar o trabalho preventivo já realizado nesta primeira etapa.

Os profissionais de odontologia das unidades básicas de saúde são responsáveis pelas ações do Programa de Saúde Bucal em cada bairro.

Escovódromo no Dilma Mafra
Ontem foi um dia especial para a escola Dona Dilma Mafra, que realizou a inauguração do espaço para escovação dos alunos, chamado escovódromo. Junto com as obras de reforma e ampliação da escola, entregues no início deste mês, também foi instalado um conjunto com seis pias, com altura ajustada aos alunos de 1º ao 5º ano realizarem a escovação.

A Diretora Ivanilda Valentina de Melo explicou que o escovódromo era um dos pedidos feitos há muito tempo pela Associação de Pais e Professores ao executivo e agora tornou-se realidade. “Hoje nossas crianças têm um local adequado para realizar sua higiene bucal após as refeições”, explica Ivanilda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário