.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Itajaí:
Marinha do Brasil realiza Operação “Amazônia Azul” 2015

Está acontecendo, desde o dia 2 de março de 2015, a segunda edição da Operação “Amazônia Azul”, realizada pela Marinha do Brasil sob a coordenação do Comando de Operações Navais. Essa Operação tem como missão a intensificação da fiscalização do cumprimento das leis e regulamentos e reprimir crimes transfronteiriços e ambientais nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, a partir da ação de presença massiva da Marinha do Brasil. Participam da Operação, em todo Brasil, cerca de 15 mil militares, 50 navios, 10 aeronaves e 200 embarcações das Capitanias dos Portos.

No Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) aproximadamente 600 militares estão distribuídos nos três estados do Sul do País. A Operação já acumula 147 abordagens em embarcações, 22 notificações e 8 apreensões em dois dias de ação. Durante a Operação, os navios da MB estão realizando atividades de Patrulha Naval, Inspeção Naval e Patrulhamento, simultaneamente, em diversos pontos da costa brasileira e das águas interiores (rios e lagos), além de diversos treinamentos operativos com o propósito de aprimorar a capacidade de comando e controle nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

A Operação Amazônia Azul 2015 conta, na área de jurisdição do Com5ºDN, com a colaboração e participação de órgãos extra-MB, como a Receita Federal, Departamento de Polícia Federal, Brigada Militar, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), Polícia Militar do Paraná e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Milhares de pessoas utilizam embarcações para locomoção, trabalho e lazer em todo o Brasil. Anualmente, centenas de acidentes ocorrem nas vias navegáveis, tendo como principais causas de mortes a imprudência, o desrespeito às normas de navegação e, em especial, o não uso dos equipamentos de segurança, como, por exemplo, o colete salva-vidas.

Como Autoridade Marítima, a Marinha do Brasil desempenha atividades de fiscalização das normas de segurança aquaviárias por meio das ações de Patrulha e Inspeção Naval nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

As ações de Patrulha Naval têm como propósito a implementação e a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos nas águas brasileiras. Já as ações de Inspeção Naval, visam à segurança do tráfego aquaviário e à salvaguarda da vida humana no mar e nos rios, com o propósito de realizar ações educativas e conscientizar as pessoas sobre a segurança da navegação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário