.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Camboriú:
Alunos da Rede Municipal passam por avaliação nutricional

Na última semana, a Equipe da Secretaria de Educação recebeu, da coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Avantis, Zilá Gomes de Moraes Flores, os dados da Avaliação Nutricional feita com 8000 alunos da Rede Municipal de Ensino de Camboriú.

A pesquisa revelou que 68% dos estudantes estão saudáveis. Outros 23% estão com sobrepeso ou obesidade. Quanto à circunferência abdominal, 75% dos alunos estão fora de risco, porém 20% podem desenvolver doenças cardíacas a partir da medida e 5% estão próximos da faixa de risco.

A secretária da Educação, Fátima Gervásio, destacou a importância do trabalho. “Com esses dados vamos avaliar o que precisa ser implementado no cardápio, qual a composição nutricional que o aluno precisa ter, enfim, as prioridades para manter uma alimentação saudável”.

Para a nutricionista dos Centros de Educação Infantil (CEI’s), Lisia Toniazzo, as informações obtidas serão instrumento de orientação para uma alimentação saudável. “Com esses dados poderemos talvez mudar o cardápio, alterando o hábito alimentar das crianças para uma dieta mais saudável, especialmente aqueles alunos que têm sobrepeso ou déficit de peso. E assim a gente vai melhorando o cardápio a cada dia”, comentou.

Já a diretora da Escola Clotilde Ramos Chaves, Carin Krug, ressalta que o resultado da Avaliação revelou dados positivos em relação à situação de cada estudante. “Os resultados, para a nossa surpresa, foram até bastante positivos, pela quantidade de alunos que nós percebemos que estão em sobrepeso. Esse diagnóstico, aliado aos trabalhos da nutricionista e do professor de Educação Física, poderão melhorar bastante a qualidade de vida dessas crianças”.

*****


Doações para Xanxerê saem de Camboriú nesta quarta-feira

Dor, angústia e medo. Esses foram os sentimentos que atingiram todos os moradores de Xanxerê após o tornado que devastou o município na última semana.

Hoje, o sentimento que prevalece na cidade e em toda a população catarinense é um só: a esperança. As doações para a reconstrução e para ajudar a população intensificam-se a cada dia e Camboriú também se uniu a causa.

No total, foram arrecadados 320 kg de alimentos não perecíveis e 200 peças entre roupas de inverno e cobertores. A grande maioria dos produtos arrecadados veio através dos estudantes do município.  

“Nós ficamos muito felizes que os camboriuenses tenham compreendido a importância da solidariedade nesse momento. Já passamos por situações parecidas e entendemos o valor de uma doação. Agradecemos a todos da comunidade que nos ajudaram com donativos,” afirmou o Secretário da Defesa Civil, Edson de Jesus Silva.

Ao todo, quatro caminhões saem do litoral na manhã desta quarta-feira, dia 29, em direção à cidade atingida. O município de Xanxerê foi devastado no dia 20 de abril por um tornado com ventos de até 250 km/h. Duas pessoas morreram e cerca de 120 ficaram feridas. Ao todo, mil pessoas estão desabrigas e a reconstrução da cidade deve levar de seis meses a um ano.

*****


Vereadores aprovam requerimento em apoio aos professores estaduais

Durante a sessão desta terça-feira (28) os vereadores aprovaram em regime de urgência o requerimento nº 46/2015, que demonstra apoio aos professores do estado de Santa Catarina, atualmente em greve. Conforme o documento, os vereadores solicitam que a Moção de Apoio seja enviada ao Governador e demais representantes do governo, com a intenção de que a categoria mantenha os benefícios adquiridos ao longo dos anos.

De acordo com o vereador José Pedro Costa (PSDB), alguns direitos dos professores estaduais foram cortados e, atualmente, somente os profissionais contratados em regime de ACT estão trabalhando nas escolas. “Pedimos para que o Governo Estadual ouça a categoria e entre em um acordo, essa situação precisa voltar à normalidade. Oferecemos o nosso apoio aos professores”, comentou.

Os vereadores também aprovaram o requerimento 47/2015, uma Moção de Apelo que solicita aos representantes do governo que atendam às reivindicações da categoria.

Além dos requerimentos, foram aprovados por unanimidade os projetos de lei enviados pelo Poder Executivo, grande parte deles tratando de convênios que incentivam os esportes em Camboriú. Ao todo foram onze projetos, sendo somente um de resolução.

Ainda durante a noite o presidente da Câmara, Antonio Paulo da Silva Neto, Piteco (PSC), juntamente com o vereador Josenildo Rosa, Guigo (PDT), entregou o livro Legislativo Camboriuense ao vereadorCarlos Antôniodo Carmo, da cidade de Poxoréu, Mato Grosso. O vereador está visitando a cidade e aproveitou a oportunidade para assistir à sessão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário