.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Camboriú:
Município se junta à campanha de arrecadação de donativos para Xanxerê 
  
Em virtude do tornado que atingiu a cidade de Xanxerê, no Oeste Catarinense, na última segunda-feira, dia 20, a Defesa Civil de Camboriú está mobilizando a comunidade para arrecadar donativos, que serão entregues aos moradores do município atingido.

“Nós já passamos por situações parecidas com as enchentes que atingiram a nossa cidade e moradores que perderam tudo o que possuíam. E da mesma forma que recebemos auxílio, hoje estamos convidando os camboriuenses para se juntarem a essa corrente de doações e ajudar o município de Xanxerê”, enfatizou o Secretário da Defesa Civil, Edson de Jesus Silva.

Entre os itens pedidos estão: cesta básica, água, material de limpeza e higiene pessoal e fraldas descartáveis. Aqueles que desejarem se juntar ao grupo de doadores, podem entregar os utensílios na sede da Defesa Civil, localizada na Rua Antônio Maria, 133, Centro, até o meio dia desta sexta-feira, dia 24.

“Nós sabemos como é triste ter uma cidade em estado de calamidade pública, sabemos o quão grande é o sofrimento das pessoas que perdem, além do bem material, familiares e amigos. Por isso Camboriú se junta a esta ação social, a fim de prestar auxilio imediato aos munícipes de Xanxerê”, comentou a Prefeita Luzia Coppi Mathias.

Em Xanxerê o tornado atingiu ventos com velocidade de até 250 km/h, duas pessoas morreram e cerca de 120 ficaram feridas. Ao todo, mil pessoas estão desabrigas e a reconstrução da cidade deve levar de seis meses a um ano.

*****


Secretaria de Saúde intensifica campanha de vacinação contra o HPV

A Secretaria de Saúde de Camboriú está intensificando a campanha de vacinação contra o HPV, em meninas que estão na idade entre 9 e 11 anos. O vírus é o principal responsável pelo câncer de colo de útero.

“É importante que as meninas recebam as três doses, tendo em vista que a proteção ocorre com a segunda dose. Além de segura, a vacina contra o HPV está incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS”, comentou a Secretária Márcia Regina Oliveira Freitag.

Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois, nessa idade, há maior produção de anticorpos contra o HPV.

A cada ano no Brasil surgem 15 mil novos casos de mulheres com câncer de colo de útero e cinco mil morrem. “A campanha fala claramente... Proteção para a menina, saúde para a mulher. Por isso, pedimos que as mães se juntem a nós nessa ação e encaminhem, em dia da vacinação nas escolas, a carteira de vacina de sua filha ou leve-a até uma Unidade de Saúde”, concluiu Márcia.

O Ministério da Saúde ainda convida as mães, que participarem do movimento, para tirar uma foto com a sua filha, fazendo, em forma de sinal, o símbolo da ação, um coração, e publicar nas redes sociais com a hashtags da campanha: #VacinaHPV, #ProteçãoPraMenina, #SaúdePraMulher.

Vale salientar que através do link: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/hpv/ é possível encontrar uma ferramenta que permite que você seja lembrada das próximas doses, além de todo o material da campanha.

*****


Fucam realiza estudo para preservação de praças em Camboriú

Na tarde desta quarta-feira, dia 22, a Presidente da Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam), Carla Krug, apresentou o levantamento feito da situação atual das praças da área central de Camboriú, solicitado pelo Vereador José Pedro.

No estudo foram levantados dados em relação às praças das Figueiras, da Bíblia e a dos Expedicionários, locais estes que reservam características notoriamente importantes com relação à cidade.

“O levantamento solicitado pelo Vereador Zé Pedro trouxe informações como a espécie, a idade, o número e a condição atual das árvores existentes nos locais e tem como foco a preservação das mesmas”, comentou a Presidente da Fucam, Carla.

Entre os principais pontos apresentados para realizar o estudo está o crescimento de Camboriú. “Nossa cidade está se desenvolvendo muito rápido e não podemos deixar que nossa história se perca, assim, quando fomos procurados pela assessoria do vereador, ficamos satisfeitos e organizamos uma equipe multidisciplinar, que foi a campo e fez os levantamentos necessários ao tombamento, por características históricas e naturais, das praças centrais”, explicou Carla.

Ainda segundo a presidente, pouco menos de uma semana foi o suficiente para realizar o trabalho. “A fundação possui um corpo técnico eficaz e com formação adequada, o que nos dá condições de promover estudos detalhados, com foco na preservação. Já a parceria com o legislativo é fundamental, para que façamos boas leis, que indiquem preservação e proteção de nosso patrimônio natural”, conclui.

Vale especificar que o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público, com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário