.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Porto Belo:
Prefeitura convida comunidade para eleições do Fórum Municipal de Turismo

A Prefeitura de Porto Belo, por meio da Fumtur (Fundação de Turismo), convida a comunidade para o Fórum Municipal de Turismo, que será realizado dia 29 de abril, às 16h, no Centro de Cidadania, no bairro Vila Nova. O Fórum tem como objetivo a eleição dos conselheiros não governamentais e comunitários do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

O conselho municipal de turismo tem como função debater e deliberar as questões ligadas à gestão pública e as ações empresariais, relativas ao turismo da cidade. Além de dar apoio à sociedade e empresários para as atividades turísticas e nortear a gestão pública. A escolha do conselho é de forma democrática, tem sua formação tripartite, um terço é governamental, outro escolhido pelo trade turístico e o último pelo terceiro setor.  O que democratiza as decisões.

O presidente Claudio Souza, da Fundação Municipal de Turismo, salienta o compromisso com a comunidade. “Nossa gestão está trabalhando forte para a democratização das decisões de medidas públicas e agora é a vez do turismo. Partimos para esse tipo de ação, até porque o conselho municipal estava desativado há muitos anos”.

Mais informações: Fundação de Turismo de Porto Belo
Telefone: (47) 3369-5638 / 3369-4462

*****


Inaugurado o Primeiro Centro de Castração de Porto Belo

Os animais domésticos da nossa cidade já têm um lugar para cuidar da sua saúde em um projeto pioneiro em Porto Belo. O primeiro Centro de Castração Animal foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 22, na rua João Manoel Jaques, número 887, no bairro Perequê. O serviço disponibilizado agilizará o processo de castração para cães e gatos. A partir de agora com sede própria para realizar os procedimentos, o novo serviço é gratuito e oferecido pela Prefeitura de Porto Belo. A ação se alia também às discussões para elaboração do Código de Proteção Animal.

O prefeito Evaldo Guerreiro Filho ressalta a importância do Centro de Castração. “O centro vem para auxiliar no controle de animais e estamos também elaborando o código de Proteção de Animais. O controle de animais era uma reivindicação antiga dos moradores e que hoje está sendo entregue com uma estrutura para ser referência na região”, afirma o prefeito.

O processo de castração animal será coordenado pela Vigilância Sanitária com o apoio da médica veterinária Priscila Nishijima. “Vamos trabalhar com a conscientização sobre a posse responsável. A castração nós disponibilizaremos aqui, já as ações educativas servem para orientar os responsáveis para que os animais tenham uma vida melhor e transmitam menos doenças”, ressalta.

 A expectativa é de que sejam realizadas semanalmente, em média, 20 cirurgias em cães e gatos. Qualquer morador pode ter o bicho de estimação castrado, para isso, será necessário que se cadastre como responsável pelo animal e siga as instruções pré e pós operatórias. As cirurgias serão realizadas por ordem de solicitação. O serviço também serve para animais de rua, porém, é necessário que haja um responsável, já que há cuidados a serem tomados antes e depois da cirurgia.

A inauguração teve a presença do vice-prefeito, Giovanni Voltolini, que comentou a importância do centro para saúde pública. “O centro de castração era um desejo desde o primeiro ano do nosso mandato, além de ser um centro para os animais é um centro de saúde pública e contamos com a ajuda da população no controle dos animais”, confirma.

*****


Profissionais da educação participam de Semana de Formação

Os profissionais da rede municipal de ensino de Porto Belo participam da Semana da Formação. A primeira palestra do evento foi realizada na manhã desta quarta-feira, 22 de abril, com a participação do doutor e docente da FURB, Antônio Muller, sob o tema “Corporeidade e Desenvolvimento Humano”. A palestra teve a participação de 100 educadores no primeiro dia do evento. As atividades ocorrem no auditório da Igreja quadrangular, localizada no bairro Vila Nova.

Nesta primeira fase de capacitação, participam os docentes do 1° ao 5° ano da rede municipal de ensino. O calendário da semana continua nesta quinta com os educadores do 6° ao 9° ano. Na sexta-feira, 24, o encerramento terá formação dirigida a educação infantil e especial.

A Secretária de Educação, Dóris Helena Serpa Ferreira, ressalta a importância da formação e capacitação dos educadores. “O professor tem que estar municiado em todas as áreas de conhecimento. Para adquirir um maior embasamento na sua rotina junto aos alunos”, explicou a secretaria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário