.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Balneário Camboriú:
Semam incentiva o descarte correto do óleo vegetal

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Secretaria de Educação, faz a conscientização e coleta do óleo vegetal usado. O trabalho tem como objetivo preservar os recursos naturais e informar a comunidade sobre os malefícios do óleo de cozinha quando descartado incorretamente.

Desde 2011, o Programa Terra Limpa desenvolve o projeto “Óleo no Futuro” e recolhe os óleos de cozinha usados em toda a Rede Municipal de Ensino. Segundo a educadora ambiental do Terra Limpa, Mara Becker Lins, existem Eco Pontos em todos os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e Centros Educacionais Municipais (CEMs). Os pontos de coleta estão disponíveis ainda na Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e na Secretaria do Meio Ambiente. A comunidade em geral pode depositar o óleo nos Eco Pontos.

Mara explica que, quando descartado ecologicamente errado, o óleo vegetal é um dos principais poluentes dos recursos hídricos. “Além de transtornos à natureza, o óleo pode ocasionar o entupimento da tubulação e, consequentemente, aumentar o custo do tratamento de esgoto”, frisa.

Quem deseja ter seu óleo coletado, deve seguir algumas regras. Após a fritura dos alimentos, esperar o óleo esfriar totalmente e depois despejar em uma garrafa PET limpa. Não é necessário peneirar o óleo antes de colocar na garrafa. Quando o recipiente estiver cheio, basta levar ao Eco Ponto mais próximo.

“É importante conscientizar desde cedo. Mostrar aos jovens qual o destino ecologicamente correto de cada um dos resíduos. Assim, podemos diminuir a poluição dos nossos recursos hídricos”, conclui.

A Secretaria do Meio Ambiente está situada nas dependências do Parque Natural Raimundo Malta. Mais informações com o Programa Terra Limpa pelo telefone (47) 3363-7145.

*****


Prefeitura terá Secretaria de Compras

A Prefeitura de Balneário Camboriú contará com uma Secretaria de Compras. A Lei deve ser sancionada pelo prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, nos próximos dias. A implantação da nova secretaria visa reestruturar e proporcionar melhorias na aquisição de produtos e serviços contratados. O Projeto de Lei 0030/2015 foi aprovado na Câmara na última terça-feira (12).

Segundo o secretário de Gestão Administrativa, Paulo Milton dos Santos Junior. a intenção é aplicar um novo modelo de gestão ao setor. O secretário frisa ainda que a Secretaria de Compras trará melhorias e mais controle na prestação de serviços. "Será uma nova fase que vai gerar ainda mais segurança e agilidade aos processos de compra e licitações, além da criação da central de orçamento, que também fará parte da nova dinâmica", explica.

De acordo com o secretario de Articulação Governamental, Renaldo Kormann, o projeto deve ser sancionado nos próximos dias pelo prefeito Edson Piriquito, para então a nova Secretaria começar a ser estruturada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário