.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Camboriú:
Vereadores participam de reunião e discutem a segurança pública

A segurança pública foi o tema principal da reunião desta quinta-feira (14), realizada com autoridades de diferentes municípios na Secretaria de Desenvolvimento Regional, em Itajaí. Pensando na realidade de Camboriú e em busca de resultados para a cidade, os vereadores José Pedro Costa (PSDB), Alexsander Alves Ribeiro (PPS) e o presidente Antônio Paulo da Silva Neto (PSC) participaram do encontro. 
A prefeita Luzia Coppi Mathias e o Vice-prefeito José Rodrigues Pereira também estiveram no local.

Durante a reunião, os representantes da Polícia Militar divulgaram dados sobre o policiamento na região. Camboriú apresentou três homicídios somente nos três primeiros meses de 2015. Em uma comparação com o último ano, os números de furtos e roubos vêm crescendo em basicamente todas as cidades do litoral. Além disso, o efetivo de policiais trabalhando não é suficiente para o local: 44 policiais trabalham em Camboriú atualmente. Em outras cidades o número é ainda menor: Canelinha, por exemplo, tem nove agentes, enquanto Porto Belo tem o efetivo de oito policiais.

O comandante da 3ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Reinaldo Boldori, explicou que demora no mínimo um ano para se formar um novo policial, sendo que nos últimos quatro anos a instituição não conseguiu colocar nenhum novo PM nas ruas. “Das vagas que surgiram neste ano, conseguimos trazer apenas 47 para nossa região. Com o efetivo que temos, trabalhamos o máximo possível para dar suporte e agilidade nas ocorrências”, completou. 

Já a Polícia Civil explicou que a DIC de Balneário Camboriú é bem estruturada e consegue resolver casos com mais agilidade do que em outros locais. Ainda assim, a entidade estima que seria preciso a contratação de aproximadamente 500 novos policiais para suprir a necessidade dos municípios. Atualmente são 143 policiais trabalhando na 29ª Região, território onde está situado Camboriú.

Durante seu discurso, o vereador Zé Pedro disse que honra muito os policiais da cidade, mas está faltando investimento pesado da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “É importante que as pessoas que trabalhem nessa área tenham conhecimento geográfico de Camboriú, e percebam que precisamos de mais policiamento. Os dados relacionados a furtos e drogas são alarmantes”, explicou.

Também como presidente da Parlaamfri, o vereador Canídia disse que os policiais são verdadeiros heróis pela forma como trabalham, e afirmou que as cidades começaram a falar a mesma língua em relação à segurança pública. Para ele, é importante unir forças com a participação de todos e não pensar de forma individual.

“A nossa PM em Camboriú chega a atender cinco vezes mais do que em outras cidades. Temos um histórico com guerra de tráfico, veículos incendiados e bomba em delegacia de polícia. Temos que perceber que o problema é regional, se cada um quiser cuidar somente do seu quintal, não se resolve nada”, completou.

Uma nova reunião será agendada e os municípios irão formular um documento em conjunto, apresentando dados e solicitando auxílio para a segurança. O documento será enviado ao Governo Estadual e Secretaria de Segurança Pública.

*****


Polícia Civil de Camboriú recebe nova viatura

A Polícia Civil de Camboriú irá reforçar a sua frota. Na tarde desta quinta-feira, dia 14, será realizada uma solenidade no Paço Municipal, para a entrega da nova viatura ao órgão de segurança pública. O veículo, um Ford Fiesta 1.6, foi um pedido do Governo Municipal ao Governo Estadual.

Segundo o delegado da Polícia Civil, Rodolfo Farah, Camboriú conta agora com cinco viaturas em uso. “Agradeço ao Governo Estadual e a Prefeita Luzia Coppi, que não mediram esforços em solicitar mais um veículo para a nossa frota. Acredito que o carro irá contribuir, ainda mais, para o trabalho de segurança pública e vigilância na cidade”, afirmou.



*****


Matrículas abertas para cursos gratuitos da Fundação Cultural

Quem deseja exercer ou descobrir seu lado artístico, não pode perder a oportunidade de participar dos cursos de artesanato oferecidos pela Fundação Cultural de Camboriú.

Os cursos, de artesanato com feltro, patchwork iniciante e avançado, são gratuitos e as aulas são realizadas uma vez por semana, na sede da fundação, na Rua Hercílio Zuchi, anexo ao Ginásio Irineu Bornhausen. As matrículas podem ser feitas no local, basta levar comprovante de residência e documento de identidade. O horário de atendimento é da 13h30min às 17h30min.




Nenhum comentário:

Postar um comentário