.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Balneário Piçarras:
Prefeitura adere ao programa “Amigos do Zippy” nas escolas do município

A prefeitura de Balneário Piçarras, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicapi), inicia esta semana a capacitação dos professores que irão aplicar o programa “Amigos do Zippy” nas escolas do município.  A ação consiste em ensinar crianças a identificarem seus sentimentos, encontrar maneiras de lidar com eles e encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Aplicado pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec) nas escolas, o programa é destinado a crianças na faixa etária entre seis e sete anos de idade, período em que os jovens consolidam seus padrões de reação aos sentimentos.

O professor em sala de aula é quem desenvolve a ferramenta com os alunos. O programa tem carga horária de uma hora por semana e ocorre durante um período de 24 semanas. Compreende uma série de histórias envolvendo Zippy (um bicho-pau) e seus amigos, um grupo de crianças. As aventuras abordam situações comuns à vida infantil, como amizade, solidão, comunicação, mudanças, perdas e o início de uma nova vida.

A primeira etapa da capacitação ocorrerá nesta quarta-feira, 1º de julho, quando, durante uma reunião preparatória com os tutores de cada escola, será apresentada a dinâmica do programa. “Neste dia daremos instruções e disponibilizaremos material de consulta, para que todos saibam do que se trata a ação”, explica Miriam Brito Guimarães, coordenadora da capacitação.

O curso será ministrado nos dias 8, 9, 13 e 14 de julho e envolverá um total de 36 profissionais, entre eles 26 professores, sete tutores, um representante da Secretaria de Educação e dois do Comdicapi.

Segundo a presidente do Comdicapi, Miriam Bezerra, o “Amigos do Zippy” auxiliará as escolas a facilitar o desenvolvimento emocional das crianças. “A dinâmica do programa transmite a importância de se conversar com alguém, quando nos sentimos tristes, e também de ouvir. Desenvolve, assim, a habilidade da criança em dar e receber”, explica Miriam.

O “Amigos do Zippy” vai atender aproximadamente 700 crianças do segundo e do terceiro ano do ensino fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário