.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Porto Belo:
Município realiza fórum do Meio Ambiente

A Prefeitura de Porto Belo, por meio da Famap (Fundação do Meio Ambiente) e a Coordenação dos Conselhos, realiza o Fórum Municipal do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 14, no Centro de Cidadania, no Vila Nova, a partir das 18h. No encontro haverá a eleição para novos membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente e debates sobre políticas ambientais de Porto Belo.

Durante o encontro haverá palestra com Lauro Bacca, mestre em ecologia pela Universidade Federal do Amazonas, aposentado pela Furb aonde atuou por 32 anos na área e atualmente é presidente da Associação dos Amigos da Casa de Fritz Muller, de Blumenau.



*****


Unidade do Hemosc visita Porto Belo dia 23

Porto Belo realiza campanha para doação de sangue no próximo dia 23. A unidade móvel do Hemosc (Hemocentro de Santa Catarina) estará na Praça da Bandeira durante todo o dia. Voluntários podem doar a partir das 8h.  A ação é uma parceria Hemosc e Prefeitura de Porto Belo, por meio da Secretaria de Saúde.

Para doar é necessário estar com a carteira de identidade em mãos, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável. É necessário estar gozando de boas condições de saúde, estar alimentado e pesar mais de 50Kg. Para a primeira doação de sangue, os interessados devem ter no máximo 60 anos.

A secretária de Saúde, Jocelene da Silveira informa que 100 senhas serão distribuídas para os voluntários. “Às 8h serão distribuídas 50 senhas e depois às 13h30 mais 50. Lembrando que os doadores homens podem doar num intervalo de dois meses e mulheres precisam aguardar três meses,” alerta. A unidade do Hemosc visitou Porto Belo em outubro do ano passado.

Os voluntários necessitam responder um questionário e precisam ser honestos. Apesar dos exames realizados no sangue coletado, existe um período chamado janela imunológica, tempo entre contaminação e positividade do teste, o que significa que o doador pode ter sido contaminado por um vírus e que não foi detectado no exame. O doador não é exposto a qualquer risco de contaminação e doar é simples e seguro.

*****


Pescadores devem emitir nota fiscal para ter acesso a benefícios

Para garantir direitos como aposentadoria, auxílio doença e o seguro defeso o pescador tem que emitir a nota fiscal do produtor, além de comprovar a produção, assim ele poderá receber os benefícios pagos pelo governo federal.

No ano de 2014 foram produzidos seis mil toneladas de camarão e peixes em Porto Belo. O secretario de pesca e aquicultura Marcos Venícius Marques, ressalta a importância para o pescador emitir a nota fiscal para o município. “A nota é a melhor forma de comprovar que nosso município é realmente pesqueiro. Tivemos bons resultados nos últimos anos, mas sabemos que nosso potencial é ainda maior” diz o secretario.

A emissão do documento fiscal é obrigatória para quem deseja receber o benefício do seguro-defeso, pago pelo governo federal. O pescador deve procurar Secretaria de Pesca e Aquicultura de Porto Belo, localizado na Rua Irineu José Moreira nº 337 sala 1 ou no telefone 3369-5479 para tirar as dúvidas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário