.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Balneário Piçarras:
Prefeito Leonel solicita reforço policial e subsídio para instalação de câmeras de monitoramento

O prefeito Leonel José Martins esteve em Florianópolis nesta segunda-feira, 24, onde cumpriu uma agenda de audiências no Comando-Geral da Polícia Militar e na Secretaria do Estado de Segurança Pública. O objetivo das reuniões foi sensibilizar as autoridades competentes sobre a insuficiência do efetivo da Polícia Militar em Balneário Piçarras.

Leonel solicitou ainda que o Estado subsidie a instalação e manutenção das 10 novas câmeras de monitoramento já adquiridas e licitadas pelo Município. As reuniões foram intermediadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.

A primeira reunião ocorreu no batalhão da Polícia Militar. Na ocasião, Leonel Martins expôs ao comandante-geral da PM em Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, a necessidade de incremento no efetivo policial. “Tivemos um policial afastado devido a um acidente, três licenciados para tratamento de saúde e um que saiu porque progrediu a sargento. O município carece de reforço”, advertiu o prefeito.

Segundo dados da própria Polícia Militar de Santa Catarina, entre 2010 e 2105, Balneário Piçarras perdeu 31% do efetivo policial. “Tínhamos 29 policiais em 2010. Em 2014 esse número caiu para 24. Hoje o município dispõe de apenas 20, número insuficiente”, relata.

Leonel salienta que, desde 2012 - quando acolheu o projeto para a instalação das primeiras 10 câmeras de segurança em Balneário Piçarras -, busca alternativas para suprir o déficit de efetivo da PM no município.   “Bancamos um projeto que o ex-prefeito não quis. Desde a instalação, essas câmeras registraram flagrantes de toda a ordem e minimizaram o problema de segurança que o município enfrentava”, destacou.

O comandante-geral da PM se comprometeu a buscar soluções para reinserir parte do efetivo perdido desde 2010. Uma das ações planejadas é verificar a disponibilidade de policiais aposentados que desejem voltar à ativa. “Retornando, eles ganham mais e passam a atuar internamente, no monitoramento. Vou comunicar a necessidade e verificar a disponibilidade com o comando da 3ª região”, prometeu o coronel Paulo Henrique.

Auxílio para a implantação de mais 10 câmeras
A segunda reunião do dia ocorreu na sede da Secretaria do Estado de Segurança Pública. Na oportunidade, Leonel Martins solicitou ao delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Aldo Pinheiro D`Ávila,  e ao coronel Vânio Luiz Dalmarco auxílio para instalação e manutenção das novas 10 câmeras de monitoramento adquiridas pelo município. “Já as adquirimos e temos uma empresa vencedora para fazer a instalação. O problema é que não temos recursos para a implantação e manutenção dos links”, admitiu.

O coronel Dalmarco garantiu que o Estado arcará com a instalação e manutenção dos equipamentos e se comprometeu a enviar um profissional a Balneário Piçarras para verificar a demanda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário