.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Um Brasil afundando e dividido por dois governos 

O governo brasileiro está dividido.
De um lado um PT que teve votos para eleger Dilma e do outro um PMDB que não tem nomes e nem votos para eleger um presidente, mas que sempre é governo, não importa a sigla que ganhar as eleições.
Mas agora o que estamos vendo é um balcão de negócios entre o Congresso e o Planalto. Ou então vejamos, o PMDB que já tinha 6 ministérios, agora vai para 7, porque exigiu da presidente que lhes desse o Ministério da Saúde que era da cota do PT. Com isso os maiores ministérios estão sob o comando do PMDB.
O PT que já não tem mais fôlego para se manter em pé, aos poucos vai perdendo espaços importantes dentro do seu próprio governo e com isso deixando muitos petistas que ajudaram eleger a presidenta descontentes, pois estão vendo o barco afundando e o seu maior aliado batendo palmas e ganhando espaços.
A esperança do PMDB é uma possível renúncia de Dilma, para que seu vice assuma o governo automaticamente, pois sabem que não tem nomes para encabeçar uma chapa e concorrer às eleições.
E muito fácil ver o circo pegar fogo e ainda jogar gasolina ao invés de água para apagar o incêndio, ou seja, é fácil ver o PT afundando num lamaçal de escândalos que o seu maior aliado ajudou formar, do que dar a mão para salva-lo.
Até quando o povo brasileiro vai aguentar?
Pense nisso.




Camboriú:
Prefeita Luzia retorna de viagem à China

A convite da Embaixada da China no Brasil, com financiamento do Ministério do Comércio da China, a Prefeita de Camboriú Luzia Coppi Mathias, através de um projeto coordenado pela Professora do Curso de Relações Internacionais, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Giselda Cherem, que a acompanhou na viagem, estiveram entre os dias 06 e 25 de setembro na cidade de Fuzhou, a fim de apresentar as potencialidades de Camboriú e região. 

Durante a sua estadia em terras chinesas, a Chefe do Executivo pôde participar do Seminário de Desenvolvimento da Capacitação de Mulher dos Países Lusófonos, debater com pessoas de diferentes nacionalidades o desenvolvimento econômico e, principalmente, estreitar relacionamentos. A agenda oficial contou ainda com uma audiência junto ao Vice-Governador da Província, Zheng Xiaosong. 

Durante a viagem, a Prefeita Luzia e a Professora Giselda ainda tiveram a oportunidade de visitar várias empresas, com o intuito de destacar as potencialidades do município de Camboriú e do Estado Catarinense. 

“Sem dúvidas uma oportunidade ímpar, que abriu para Camboriú uma chance de se colocar no mapa de investimentos econômicos, de grandes potências”, comentou Luzia. 

O projeto do curso de Relações Internacionais, que tem como foco Assessoria a Prefeituras da Amfri, é desenvolvido pelo Escritório de Relações Internacionais do curso, que agora continuará assessorando o município com os contatos já estabelecidos. 

 “São ações em médio e longo prazo ou como costumamos dizer, são doses homeopáticas, que, futuramente, vão gerar bons resultados. Quando estivemos em Brasília, visitando as nove embaixadas, não esperávamos um retorno imediato. Logo nos chegou o convite por parte do Governo Chinês. Hoje podemos dizer que os chineses conhecem a nossa cidade, o nosso estado e ficaram muito impressionados com as nossas potencialidades”, concluiu Luzia Coppi.

*****


Prorrogado o prazo de adesão ao Programa de Pagamento Incentivado

A prefeitura de Camboriú, através da Secretaria de Finanças, comunica que o prazo para adesão ao Programa de Pagamento Incentivado (PPI), foi prorrogado por mais 90 dias, conforme o Decreto N° 2.095/2015.

O programa tem como objetivo facilitar e dar descontos para as pessoas que desejam quitar suas dívidas junto ao município, reduzindo juros, multas e parcelando os valores.

Os contribuintes que desejam ficar em dia com os impostos devem procurar a Secretaria de Finanças, no Paço Municipal, do meio dia às 18h, para a negociação.

Veja abaixo as oportunidades: 
Para os pagamentos à vista haverá a redução de 100% dos juros e multas;
Parcelado em 3 vezes, redução de 80% dos juros e multas;
Parcelado em 6 vezes, com redução de 70% dos juros e multas;
Parcelado em 9 vezes, com redução de 60% dos juros e multas;
Parcelado em 12 vezes, com redução de 50% dos juros e multas;

Outras informações através do telefone (47) 3365-9550, na Secretaria de Finanças.





Balneário Camboriú:
Conselho de Ética ouve servidores

Os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú voltaram a se reunir na tarde de terça-feira (29). Os dois servidores denunciados pelo Ministério Público disseram que só vão falar em juízo.  Acompanhados de seu advogado, eles optaram recorrer ao direito de ficar em silêncio. O conselho apura a denúncia formulada pelo MP de divisão de salários com um vereador da Casa.

O presidente do conselho, vereador Marcelo Achutti (PP), informou que o depoimento do parlamentar envolvido está marcado para a próxima terça-feira (6), às 16h, na sala de reuniões. Além de Achutti, compõem ainda o conselho, os vereadores Claudir Maciel (PSD) e Eduardo Torto (PMDB).





Itajaí:
Pissetti propõe uma solução simples para resolver os problemas de alagamentos na cidade

Foi protocolado na tarde desta quarta feira, Ante Projeto de Lei, que propõe a implantação do sistema de "Bueiros Inteligentes" que impede a passagem de lixo para a tubulação de drenagem pluvial. O sistema é simples, consiste em instalar caixas coletoras nos bueiros e bocas de lobos que, dotados de um sistema eletrônico, emitem sinal para a Secretaria de Obras ou empresa que venha a realizar a coleta do lixo, quando a caixa estiver com 80% da sua capacidade total. 

Muitos pontos de alagamentos em Itajaí se dão em razão do acúmulo de lixo nos bueiros que perdem sua capacidade de vazão das águas da chuva e transformam ruas e avenidas em um verdadeiro caos. A ideia é simples e eficiente e já é utilizada por várias cidades no interior do estado de São Paulo e na Capital, bem como Campo Grande e Barbacena.

*****


Anna Carolina denuncia Sadi à Comissão de Ética

Assim que Sadi Antônio Pires (PMDB) tomou posse como vereador na noite de ontem (29), a vereadora Anna Carolina Martins (PRB) protocolou uma denúncia contra ele na Comissão de Ética da Câmara. Anexo à petição, a parlamentar enviou as reportagens produzidas pela imprensa e trechos do inquérito da operação Dupla Face, em que Sadi é investigado por corrupção pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Sadi foi preso no dia 24 de agosto e libertado pouco tempo depois. Acabou exonerado do cargo de Secretário de Habitação do governo municipal. Como o inquérito não foi concluído, Sadi ainda não foi indiciado. No entanto, cabe ressaltar que além de ser investigado por desvio de dinheiro público pela operação Dupla Face, o vereador também é citado na operação Parada Obrigatória, quando teve uma ligação gravada em que pedia favores ilegais ao também vereador (licenciado) José Ferreira (PP), que segue preso.

“É insensato que uma pessoa investigada por corrupção assuma o cargo cuja principal função é justamente fiscalizar o uso das verbas municipais”, afirma Anna Carolina.

O artigo 21 da lei orgânica prevê que a percepção de vantagens indevidas é incompatível com o decoro parlamentar. Caso a denúncia seja recebida pelo presidente da Comissão de Ética, o vereador Fabrício Marinho (PPS), seus membros terão 90 dias para analisar o caso.

*****


Pedágio abre o Outubro Rosa em Itajaí

Um pedágio em cinco diferentes pontos da cidade abre, na manhã desta quinta-feira (1º), a programação do Outubro Rosa em Itajaí. Durante todo o mês, ações assistenciais e educativas vão ser desenvolvidas na Rede Municipal de Saúde com o objetivo de chamar a atenção das itajaienses para o cuidado e atenção que devem ter com a sua saúde, especialmente em relação à prevenção e combate do câncer de mama e do câncer de colo de útero. O Outubro Rosa é um movimento internacional que busca a mobilização da sociedade nas questões relativas ao câncer de mama.

O pedágio está programado para ocorrer entre as 09 e 12 horas, nos seguintes pontos do município:
- Avenida Campos Novos (semáforo do Supermercado Campos Novos);
- Avenida Reinaldo Schmithausen (semáforo próximo à Liquigas);
- Avenida Agílio Cunha (próximo ao semáforo do CAIC);
- Avenida Marcos Konder (semáforo do CRESCEM);
- Avenida Sete de Setembro (semáforo próximo ao Supermercado Xande).

No local, profissionais da Secretaria de Saúde vão distribuir material informativo e educativo sobre o Outubro Rosa e lembrar as mulheres para que procurem a Unidade de Saúde mais próxima para obter mais informações e atualizar seus exames. Em caso de chuva, o pedágio será cancelado.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. “No entanto, a doença tem 95% de chance de cura quando diagnosticada cedo”, ressalta a supervisora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Itajaí, enfermeira Zulmira Pezzini Paes.

Ações prosseguem
Ao longo do mês, todas as Unidades Básicas de Saúde de Itajaí vão desenvolver ações assistenciais e educativas específicas para as suas comunidades. As ações assistenciais envolvem a abertura de agenda para solicitação de mamografia para mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos e a prevenção do câncer de colo de útero com a coleta do preventivo. Já as ações educativas envolvem orientações, rodas de conversa e distribuição de material impresso.

Além disso, a área da Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde vai atender e desenvolver ações educativas em empresas durante o Outubro Rosa, com palestras e distribuição de material informativo. E neste ano, também será trabalhada a prevenção para as mulheres que atuam na própria Secretaria de Saúde, com a “Saúde Rosa”.

Dia D
O sábado, 17 de outubro, foi a data escolhida pela Secretaria de Saúde de Itajaí para o chamado “Dia D” da coleta de preventivo do câncer de colo de útero. Nesta data, unidades de Saúde estarão abertas para atendimento destinado às mulheres que trabalham durante a semana, a fim de que elas possam também ter a chance de receber a mesma assistência oferecida de segunda à sexta-feira nas unidades da Rede Municipal, com coleta de preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia ou ultrassom, dependendo da necessidade e da faixa etária da paciente.



Itapema:
Prefeitura terá mudanças no horário de atendimento

A partir desta quinta-feira (01/10) a Prefeitura de Itapema terá um novo horário de funcionamento. A medida atende o Decreto 274/2015 assinado pelo Prefeito. De acordo com o documento, fica estabelecido o horário de funcionamento das repartições públicas da administração direta e indireta em turno único, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, com algumas exceções:

Secretaria de Agricultura e Pesca e Secretaria de Obras e Transportes: das 7h às 13h

Secretaria de Saúde: Setor administrativo das 8h às 12h e das 13h às 17h. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 12 e das 13h às 17h. O Centro de Referência de Especialidades (CERES), das 7h às 18h. O Serviço Móvel de Urgência (SAMU), em sistema de plantão 24h.

Secretaria de Educação: Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) funcionarão normalmente. Já os setores administrativos da Secretaria de Educação, das 12h às 18h, bem como o setor de transporte para retirada dos passes universitários.

 Secretaria de Assistência Social: CRAS e CREAS funcionarão das 8h às 12h e 13h às 17h. O Conselho Tutelar será das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já os atendimentos de Procon, Bolsa Família, SINE, Junta Militar e Setor de Identidade, será das 12h às 18h.

Secretaria de Finanças: Setor de Tributos (IPTU e Arrecadação) permanece no mesmo horário das 9h às 18h. O setor de Fiscalização (ISS e nota fiscal) também permanece no mesmo horário, das 7h às 18h.

Secretaria de Administração: O Setor de Protocolo 9h às 12h e da 13h30 às 18h.

*****


Dois bairros recebem obras de infraestrutura

A quarta-feira (30/09) amanheceu chuvosa em Itapema, mas não menos produtiva! O último dia de Setembro foi marcado pela realização de obras de infraestrutura em três pontos da cidade, no Bairro Morretes com as Ruas 406A e 442 e no bairro Várzea, em frente a Escola Oswaldo dos Reis.

No Morretes, as equipes da Secretaria de Obras e Transportes trabalharam na manutenção das vias. A rua 406A passou por consertos em buracos e pela retirada de materiais. Já a rua 442 recebeu um caminhão de hidrojato, que trabalhou no reparo da tubulação. No Bairro Várzea, o córrego em frente a Escola Oswaldo dos Reis, na Rua 700, passou por um trabalho de desobstrução para garantir o escoamento das águas da chuva.

“Essas obras de melhorias na infraestrutura são importantes para garantir a mobilidade e a comodidade dos moradores. Estamos trabalhando para atender aos pedidos de todos os moradores da cidade. Prioridade do Governo Municipal na promoção da qualidade de vida para todos”, afirmou o Secretário de Obras e Transportes, Mauro Hercílio Silva (Marinho).





Balneário Piçarras:
1º Fórum de Turismo atrai cerca de 150 pessoas

A primeira edição Fórum de Turismo de Balneário Piçarras foi um sucesso. Aproximadamente 150 pessoas prestigiaram o evento, que ocorreu entre o início da tarde e a noite de ontem, no auditório do campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) do município. 

A série de palestras começou com o diretor-presidente do grupo Cadence, Nelson Lisot, que falou sobre o tema “Tempos de crise, tempos de oportunidade”. 

Em seguida, o curador do museu oceanográfico da Univali, Jules Soto, deu uma aula sobre o novo grande empreendimento turístico do município, considerado o segundo maior do gênero no mundo.

A programação teve ainda as palestras do presidente da Santur, Valdir Walendowsky; a gestora de Alimentos, Francini Maria Schoepping; a secretária de Turismo de Balneário Piçarras, Susan Corrêa; e o turismólogo e especialista em Marketing, Geninho Goes, que encerrou o Fórum.

O prefeito Leonel José Martins acompanhou toda  a programação, que iniciou por volta das 13h30 e terminou perto das 22h. “Foi um evento especial para Balneário Piçarras e que certamente nos ajudou a identificar o turismo que queremos para a nossa cidade”, avaliou o prefeito.

A secretária Susan Corrêa agradeceu a presença de todos e destacou o valor técnico da primeira edição do Fórum. “Tivemos palestras extremamente importantes para o desenvolvimento do turismo em nosso município. Plantamos uma semente e, certamente, vamos colher no futuro”, analisa Susan.




Bombinhas:
Eleição do Conselho Tutelar será neste domingo

A eleição para o Conselho Tutelar no Município de Bombinhas, conforme edital publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), será realizada neste domingo, dia 4 de outubro. Os cinco candidatos que obtiverem o maior número de votos para o mandato de conselheiro, com duração de quatro anos, tomarão posse dia 10 de janeiro de 2016.

Concorrem neste pleito 15 candidatos. Os locais de votação serão de acordo com a zona eleitoral dos eleitores, que deverão comparecer munidos de Título de Eleitor e documento com foto.

Locais para votação:
CEI Peter Pan (Rua Rio Tapajós, s/nº - bairro Zimbros)
Eleitores das seções 138, 139, 140, 141, 142,189, 185, 213, 223

EBM Edith Willecke (Rua Tucaneira, s/n° - bairro Canto Grande)
Eleitores das seções 134, 135, 136, 198, 137, 177, 183

EBM Pequeno Príncipe (Rua Onça Pintada, s/nº - bairro José Amândio)
Eleitores das seções 175, 186, 212, 243

EBM Dona Dilma Mafra (Rua Dilma Mafra, 957 - bairro Centro)
Eleitores das seções 130, 131, 132, 133, 174, 227

EBM Manoel Eduardo Mafra (Rua Martim Pescador, 581 - bairro Bombas)
Eleitores das seções 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 190, 201, 225, 244

*****


Programaê serve de modelo para o estado

No último dia 23 de setembro, na sala de informática da EBM Dilma Mafra, aconteceu a formação de acompanhamento do Programaê! para os profissionais da rede escolar de Bombinhas envolvidos no programa. O Projeto é apoiado pela Fundação Lemann representada na ocasião pela formadora Maristela Alcântara. Participaram da formação, o coordenador do programa no município, professor Ricardo Osvaldo, professores e monitores de informática e coordenadores das EBM`s Dilma Mafra, Edith Willecke, Manoel Eduardo Mafra, Manoel José da Silva e Pequeno Príncipe.

O Programaê! é uma iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo. O município de Bombinhas aderiu a esta iniciativa em julho de 2014, e a partir de maio deste ano, começou a utilizar o Programaê nas aulas de informática.

No mês de setembro o aluno do 8º ano II, da EBM Dilma Mafra, Dashiel Rocco Nunes, foi destaque nacional no programa. Dashiel utiliza o Programaê! nas aulas de informática, acompanhado pelo seu professor Michel Henrique Marques, além de realizar algumas das atividades em casa.

Neste dia de formação também se fizeram presentes alguns representantes da Secretaria do Estado de Educação, o Sr. José Eugênio Pereira, Técnico da Gerência de Tecnologias GETED – DITI – Diretoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria do Estado da Educação, professor do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José/SC, a Sra. Maria Gorete de Souza Lemonje, Técnica Pedagógica da SEC/DITI, funcionária na GETED – Gerência de Tecnologias Educacionais, e também a Sra. Maria Cristina Vitória Tavares Bertinetti, Professora da SED, funcionária da DIEB/SED – Diretoria de Educação Básica e Gerência de Educação Básica e Profissional.

Como Bombinhas é o único município catarinense que aderiu ao Programaê!, estes profissionais da Secretaria do Estado de Educação vieram até a cidade para compreender na prática, como o projeto é desenvolvido e como os alunos se comportam com o uso da tecnologia durante as aulas. O objetivo é, no futuro, inserir o Programaê! em toda rede escolar estadual.


terça-feira, 29 de setembro de 2015

Os cortes do governo federal

Mais uma vez vamos voltar ao cenário nacional e sabem por quê?
O governo está andando na contra mão dos fatos.
A crise está batendo forte e o governo vem cortando gastos, mas esses gastos cortados atingem diretamente o povo brasileiro.
Só na saúde um corte de 20 bilhões de reais, na educação mais de 10 bilhões e aí por diante. O minha casa minha vida sofreu cortes de aproximadamente de 8 bilhões.
Mas ainda não mexeu nos ministérios  que deveriam ser cortados de 39 para 20.
E como já comentei aqui, o governo corta gastos e investimentos em setores errados e deixa os prefeitos descoberto, servindo de criticas pela oposição nas câmaras de vereadores Brasil afora.
Aí vem o governo federal fazendo propaganda enganosa, colocando o Brasil como pátria educadora. Será?

Pense nisso.
Camboriú:
Presidente Piteco recebe a visita do deputado Darci de Matos

Na manhã desta terça-feira (29) o presidente da Câmara, Antonio Paulo da Silva Neto, o Piteco (PSC) recebeu em seu gabinete a visita do deputado estadual, Darci de Matos. Durante o encontro eles conversaram sobre Santa Catarina e também Camboriú. O deputado se colocou à disposição dos moradores e vereadores para qualquer necessidade do município.

*****


Vereadora Jane solicita reparos das calçadas na Avenida Minas Gerais

A vereadora Jane Stefenn apresentou indicação à Prefeitura de Camboriú para que faça reparos nas calçadas na Avenida Minas Gerais, principalmente no lado em que fica a sede da Apae. Ela explica que há muitos pontos danificados, com destaque para as esquinas, que não estão mais acessíveis para cadeirantes. A indicação foi apresentada na quinta-feira, dia 24, e será encaminhada para a Prefeitura.

*****


Vereador Guigo solicita melhorias em Ruas do Bairro São Francisco

Depois de receber pedido de moradores do bairro São Francisco de Assis, o vereador Josenildo Rosa, o Guigo, solicitou ao Executivo, melhorias em duas ruas do bairro. Através de duas indicações, ele pediu a macadamização das Ruas Santa Maria e São Sebastião.

“Moradores estiveram conversando comigo pedindo essas melhorias e, como vereador, já solicitei através de documentos na Casa. Espero que a prefeitura olhe com carinho pra aquela comunidade e faça as obras solicitadas”, diz Guigo.

As indicações entram na pauta de votação na sessão ordinária da próxima semana.




Balneário Camboriú:
Ex-vereadores serão homenageados em Sessão Solene

A Câmara Municipal de Balneário Camboriú realizará nesta quinta-feira uma Sessão Solene para homenagear ex-vereadores que passaram pelo Legislativo e contribuíram com o crescimento da cidade. A solenidade acontece na data em que é comemorado o Dia do Vereador, 1° de outubro e está marcada para às 19h30, no plenário da Casa. Treze ex-vereadores serão homenageados com o prêmio “Vereador Amigo da Comunidade”.

Os ex-vereadores que serão homenageados na Sessão Solene são: Anna Christina Barrichello, de indicação do vereador Claudir Maciel; Fabrício José Satiro de Oliveira, de indicação do vereador Pedro Francez; Iolanda Achutti, de indicação do vereador Marcelo Achutti; Jair Miguel Ricardo, de indicação do vereador Nilson Probst; Jair Olávio Rebelo, de indicação do vereador Leonardo Piruka; José Roberto Spósito, de indicação do vereador Roberto Souza Júnior; Luis Vilmar de Castro, de indicação do vereador Elton Garcia; Osvaldo Galancini, de indicação do vereador Asinil Medeiros; Paulo Corrêa, de indicação do vereador Elizeu Pereira; Remi da Silva Osório, de indicação do vereador Eduardo Torto; Renaldo Kormann, de indicação do vereador Orlando Angioletti; Sérgio Girardi (in memoriam), de indicação da vereadora Marisa Zanoni Fernandes e Sílvia de Mello, de indicação do vereador Moacir Schmidt.

“Essa homenagem é uma forma de agradecer a estas pessoas que muito contribuíram com a nossa cidade e que fazem parte da história do Legislativo, que no próximo mês completa 50 anos” afirmou o presidente da Câmara, Nilson Probst.

O prêmio “Vereador Amigo da Comunidade” foi instituído pela Resolução n° 398/2006, e os nomes aprovados pelo Plenário e promulgados através do Decreto Legislativo 0411/2015. A homenagem integra o calendário de comemorações do Cinquentenário da Câmara de Vereadores.

*****


Abertas as inscrições para Concurso Público de Balneário Camboriú

Nesta terça-feira (29) foram publicados os editais do Concurso Público para cargos efetivos da Prefeitura de Balneário Camboriú. As inscrições já estão abertas e seguem até as 15h do dia 29 de outubro de 2015. O Concurso Público será executado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) e compreenderá o exame de habilidades e de conhecimentos. A prova será realizada no dia 22 de novembro de 2015.

Os interessados podem realizar a inscrição tanto pela internet quanto presencialmente. A inscrição online é feita através do site da FEPESE (http://novosite.fepese.org.br/) ou da Prefeitura (www.balneariocamboriu.sc.gov.br), no menu Concurso Público. Para efetuar a inscrição presencial, o candidato deve comparecer ao posto de atendimento localizado no Centro de Treinamento Comunitário (CTC), na Rua Itália, nº 1.059, no Bairro das Nações, munido de documento de identidade original com foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Segundo o secretário de Gestão Administrativa, Paulo Milton dos Santos Junior, "são mais de 800 vagas ofertadas de forma responsável e planejada, visando a melhoria dos serviços prestados à comunidade".

O edital completo pode ser conferido através do site balneariocamboriu2015.fepese.org.br/.




Itajaí:
Seminário Regional que discute a nova lei das ONGs acontece nesta quarta

O I Seminário Regional de Políticas Públicas e Cidadania é uma realização do Observatório Social de Itajaí, e debaterá os principais aspectos da operacionalização da nova Lei, com a participação de técnicos e juristas do Governo Federal. O evento acontecerá nesta quarta (30/09), a partir das 13h30, no auditório do Centreventos de Itajaí e conta com o apoio da AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí.

Além da AMFRI, Governo Federal, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público de Santa Catarina estão apoiando a realização do seminário. A entrada é gratuita, e os participantes receberão certificado de participação.

A lei 13019/2014, que estabelece novo regime jurídico para as parcerias entre a administração pública e as organizações do terceiro setor, traz novas regras e procedimentos para o repasse de recursos públicos às ONGs, em todas as esferas de governo. O Objetivo é instruir gestores e técnicos das administrações públicas da Região, gestores e profissionais de ONGs, estudantes, Conselhos de políticas públicas, no atendimento, divulgação e fiscalização das novas regras.

*****


FIESC implanta Câmara Regional de Educação em  Itajaí

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) implanta em Itajaí, a Câmara de Educação da vice-presidência Regional da Foz do Rio Itajaí-Açu.  A intenção com a criação da Câmara na região é fortalecer a participação da indústria, do governo e da iniciativa privada na solução dos problemas da educação como a qualidade do ensino, a qualificação profissional e a escolaridade.

O desafio da FIESC na implantação das Câmaras Regionais é assegurar a todo trabalhador da indústria, a escolaridade básica até 2024 e formação profissional e tecnologia compatível com a função. Essa articulação é importante porque garante uma aproximação dos setores da indústria com o poder público no que diz respeito às ações conjuntas que possam criar possibilidades de atingirem até 63% da meta de escolaridade básica até 2017. Criar mobilizações em torno dessas prioridades também é mais uma das metas.

A previsão da FIESC é implantar 16 Câmaras de Educação em Santa Catarina. A da Região da Foz do Rio Itajaí-Açu é a 14ª implantada. Vinculadas às vice-presidências da Federação, as Câmaras contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias incluindo lideranças que podem oferecer uma importante contribuição para melhorar os índices de escolaridade nos municípios da região.

As Câmaras Regionais ampliam o movimento A Indústria pela Educação, que compreende o fortalecimento da parceria entre a FIESC e as indústrias pela atuação do SESI, SENAI e IEL para promover a escolaridade, a qualificação e o desenvolvimento profissional de trabalhadores e lideranças, tendo em vista que a Educação é fator-chave para o aumento da produtividade e competitividade do setor industrial. A implantação da regional em Itajaí, contará com a presença do vice-presidente da FIESC para a Foz do Rio Itajaí Açu, Maurício Cesar Pereira, do diretor executivo estadual, Antônio José Carradone e do presidente da instituição, Glauco José Côrte.

Ainda na quinta-feira (01), o Presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, participa da entrega  da Sala SESI Matemática, em Brusque. Cerca de 390 alunos que frequentam o ensino fundamental, especialmente aqueles dos anos finais (5º ao 9º ano) usufruem da estrutura oferecida por meio do programa que funciona desde maio. O SESI Matemática alia modernas práticas educacionais aos recursos tecnológicos, como games online, para o ensino da disciplina. A iniciativa visa avaliar o impacto do programa na melhoria do desempenho escolar dos alunos. O SESI Matemática tem como diferencial o foco no uso de novas tecnologias em conjunto com aquelas utilizadas em uma sala de aula tradicional. O professor tem à disposição tanto um quadro branco, para explicações e registros, como também uma lousa digital com internet e suporte para interatividade. Dessa forma, é possível apresentar vídeos com exemplificações de conceitos, acessar softwares e plataformas de games MangaHigh.

*****


Requerimento ao TJSC pede o julgamento do processo da Lei de Zoneamento de Itajaí

A vereadora Anna Carolina Martins (PRB) e o ex-deputado Níkolas Reis (PDT) protocolaram nesta semana requerimento no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ) para que a ação popular que pede a anulação do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento de Itajaí seja julgado. O processo teve início em 2013 e segue aguardando decisão final. Na opinião de ambos, a demora do julgamento influenciou diretamente nos escândalos de corrupção envolvendo liberação de construções na cidade, desmantelados recentemente pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na operação Dupla Face.

"A operação, definitivamente, colocou em suspeição absoluta o plano diretor de 2012, porque, ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa legislação não trata apenas da Praia Brava, mas da cidade inteira, e sua aprovação se deu a toque de caixa, sem o mínimo respeito ao regimento interno da Câmara”, opina Níkolas.

A Lei de Zoneamento que está em vigor em Itajaí foi aprovada no apagar das luzes do ano de 2012. Apesar da importância da lei, que define quais as construções que podem ser erguidas em cada local da cidade, a sua tramitação foi totalmente irregular. O projeto havia entrado na Casa para apreciação 25 dias antes da sua votação, portanto, não respeitou nem mesmo o prazo para apresentação de emendas. O texto foi aprovado numa sessão extraordinária na tarde do dia 31 de dezembro e sancionado pelo prefeito no mesmo dia.

Na época, o Regimento Interno da Câmara previa, em seu artigo 68, que o prazo mínimo para a manifestação de qualquer comissão permanente se pronunciar era de 10 dias. O mesmo artigo previa ainda que este prazo deveria ser triplicado quando se tratava de projeto de codificação, como era o caso da lei de zoneamento. “Eles desrespeitaram o prazo, e esse é um tipo de votação que deveria ter sido feita às claras, com o máximo de participação popular, e sabemos que é algo difícil de ocorrer no dia 31 de dezembro às quatro horas de tarde”, afirma Anna Carolina, que assumiu o primeiro mandato como vereadora dois dias depois da aprovação da lei.

O requerimento protocolado nesta semana no TJSC solicita que o julgamento da ação seja agendado. “Independente do entendimento do Tribunal, é fundamental que ele se posicione para garantir segurança ao morador e ao investidor em Itajaí", frisa Níkolas. “A nossa intenção é que o projeto volte para a Casa e que haja o debate”, finaliza Anna.



Bombinhas:
Biblioteca Pública recebe 176 títulos novos

A Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas realiza diversas ações no intuito de valorizar o livro e leitura, por este motivo lembra a comunidade que a Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa possui um acervo com cerca de 6.400 títulos a disposição para empréstimos. E comunica que recebeu da editora FTD a doação de 176 livros infantojuvenis, através da ação voluntária e generosa da leitora, assídua, Solange Rugik Gomes, moradora do bairro de Mariscal.

Naturalmente que inciativas como a de Solange são sempre bem-vindas pois quem ganha é a população, já que, trata-se de uma propriedade pública, para atender a comunidade.

Para aqueles que, ainda, não possuem ficha cadastral na Biblioteca e desejam embarcar em viagens nunca antes imaginadas, os documentos necessários são:
- Documento de identidade ou certidão de nascimento;
- CPF (se possuir);
- Comprovante de residência e telefone para contato.

O horário da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa é das 8 às 19h30, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira. 

*****


Prefeitura discute sistema de transporte com universitários

Até o ano de 2012, Bombinhas proporcionava o transporte universitário apenas ao período noturno. Então, a Prefeitura, atendendo a demanda crescente e a necessidade de estender o benefício aos demais estudantes, passou a partir de 2013, a atender os universitários do período da manhã e da tarde. Hoje são 400 alunos que têm a oportunidade de seguir para suas universidades e cursos técnicos, em transporte seguro tendo apenas que participar do programa de pagamento de horas de serviço voluntário. Os estudantes que ultrapassam esse número de vagas, compram o passe escolar que é adquirido pela metade do preço.

Neste último domingo, dia 27, a Prefeita Paulinha, o Vice-Prefeito Paulinho, o Secretário de Educação, Omar Osni de Melo e a Chefe de Gabinete, Laryssa da Costa, estiveram reunidos com os universitários, no auditório da Prefeitura, para discutir as medidas tomadas dentro do plano de redução de gastos públicos que está sendo implementado em várias áreas da administração.

A partir do dia 1º de outubro, os universitários que se dirigem à Itajaí, no período noturno, não precisarão mais adquirir os passes da Viação Praiana, e poderão utilizar o transporte somente, e obrigatoriamente, com a apresentação da carteirinha. Isso deverá gerar uma economia de R$ 60.000,00 por mês, para os cofres públicos.

A mudança ocorre porque, a partir de outubro, os veículos que farão o roteiro noturno até Itajaí, serão os dois ônibus escolares da frota própria da Prefeitura, sem alteração de horários ou roteiros. Os estudantes que fazem o percurso até Itajaí e Balneário Camboriú, no período matutino ou vespertino, continuam com o transporte da Praiana, com o mesmo processo utilizado antes. Os estudantes que se dirigem até Porto Belo, Tijucas e os estudantes de cursinhos preparatórios, continuam sem alterações no sistema de utilização de transporte.

Ficou acordado junto aos universitários que, os estudantes que nos últimos dois meses não pegaram os passes junto à Secretaria de Educação, estarão automaticamente desligados do sistema de transporte da Prefeitura, tendo que comparecer ao setor responsável, na Secretaria de Educação, para reestabelecer este vínculo, munidos da programação acadêmica atual ou atestado de frequência. Os horários de saída e chegada e as rotas permanecem inalteradas para todos os estudantes, independentemente do ônibus utilizado.

Para a primeira quinzena de outubro, serão lançadas novas oficinas, para aqueles que ainda não pagaram as horas requeridas para a concessão do benefício deste semestre. Mais informações pelo 3393-9520.



Porto Belo:
Seminário para revisão do Estatuto do Servidor ocorre nesta quarta-feira

Ocorre nesta quarta-feira, 30, o segundo seminário para a conclusão do novo Estatuto do Servidor de Porto Belo. A reunião entre Sindicato, prefeitura e funcionários ocorre a partir das 9h, no Centro de Cidadania. Outros três encontros estão marcados até o dia 21 de outubro.

A Prefeitura de Porto Belo disponibilizou a proposta do novo Estatuto do Servidor Municipal para consulta. O documento final será discutido entre Prefeitura de Porto Belo, Sindicato dos Servidores e servidores municipais em cinco encontros. O arquivo está disponível para download no site da Prefeitura de Porto Belo (www.portobelo.sc.gov.br).

A nova proposta foi elaborada em parceria com o sindicato. Segundo o procurador do município, Valmor Guerreiro Filho, o documento atualiza as regras para o funcionalismo público. O estatuto vigente foi elaborado em 1993. “Nesse período houve alterações pontuais. Agora, prefeitura e sindicato estão reformulando o estatuto na íntegra”, explicou.

*****


Programa Saída Segura nas Escolas auxilia estudantes de Porto Belo

Para organizar a saída das escolas e promover mais segurança para os alunos, a Prefeitura de Porto Belo, por meio do Departamento de Trânsito, põe em prática o programa Saída Segura nas Escolas. A Guarda de Trânsito atua em quatro escolas do município, nos horários de entrada e saída das escolas.

O programa controla a chegada dos ônibus e carros e auxilia os estudantes na chegada e saída das unidades escolares. O programa é feito em conjunto com as Escolinhas de Trânsito, projeto executado desde 2014 e que promove conscientização das crianças.

Segundo a diretora de Trânsito, Rosi Verri, apesar de estar em fase inicial, o projeto já tem mostrado resultados. “Os programas são bem aceitos pela comunidade e alertam para esses horários de fluxo das crianças”, ressalta a diretora.

O programa é realizado pela Guarda Municipal e funcionários do Departamento de Trânsito nas escolas E.B.M. Olinda Peixoto, E. B. M. Prof. Nair Rebelo dos Santos, E. M. Catarina Benedita Guerreiro e E.E.B Tiradentes, onde ocorre maior fluxo de estudantes.