.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Balneário Piçarras:
“Amigo do Turista” ainda tem inscrições para atendentes do comércio

O projeto “Amigo do Turista” chega à segunda etapa nos dias 23 e 24, quarta e quinta-feira da semana que vem. Chegou a vez dos atendentes do comércio receberam a capacitação, que acontece das 14h às 17h30, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Piçarras. 

Quem ainda não se inscreveu tem apenas até segunda-feira, 21, para confirmar presença no treinamento. Basta, para isso, ir até a Casa do Turista, localizada na avenida Getúlio Vargas, 1.225. As inscrições também podem ser feitas no site da prefeitura, o www.picarras.sc.gov.br.

O curso será dividido em duas etapas: uma teórica e outra prática. No primeiro momento, os alunos receberão uma apostila contendo informações sobre o turismo, os perfis do turista, a história e os pontos turísticos do município.
Durante a aula prática, os participantes visitarão os pontos turísticos de Balneário Piçarras, nas áreas urbana e rural.

O projeto “Amigo  do Turista” atende  três públicos-alvo diferentes: taxistas, atendentes do comércio e o segmento formado por recepcionistas, garçons e garçonetes. A ação é gratuita e consiste em capacitar os profissionais que atuam diretamente no ramo turístico e na recepção aos visitantes do município.  

*****


Vigilância Sanitária e Planejamento notificam responsável por galpão de pneus

O departamento de Vigilância Sanitária e a Secretaria de Planejamento de Balneário Piçarras notificaram nesta manhã o responsável por um galpão às margens da BR-101, no bairro Itacolomi. O local funciona como depósito de pneus velhos, armazenados de forma irregular, e ainda apresenta uma série de falhas estruturais.
Na terça-feira, 15, a equipe da Vigilância Sanitária já havia notificado o mesmo indivíduo, depois de constatar um flagrante de acúmulo de pneus ao ar livre. “Os pneus foram simplesmente dispensados pelo terreno, sem a menor preocupação com o acúmulo de água da chuva”, revela o agente sanitarista André Ladwig.

A equipe retornou ao local nesta sexta-feira e se deparou com a mesma situação. Além de pilhas de pneus acumulados do lado de fora do galpão e com água parada em seu interior, foram identificados furos nas telhas do armazém. “Não adianta guardar pneus dentro do galpão, se as telhas estão quebradas. Ele só estava ocultando um problema gravíssimo”, avalia o agente sanitarista.

André Ladwig alerta para os riscos de proliferação da larva do do mosquito da dengue, que se aproveita justamente do calor e do tempo chuvoso para se desenvolver. “O que estamos vendo aqui é um potencial criadouro do mosquito, e ainda às margens da BR-101”, alerta.

A Vigilância Sanitária concedeu prazo de 24 horas para a retirada dos pneus. Já Secretaria de Planejamento notificou o responsável e conferiu-lhe 30 dias para a regularização do galpão, sob pena de multa.

Larvas são encontradas em depósito de lixo
Na mesma manhã, também no bairro Itacolomi e às margens da rodovia, a equipe se deparou com dois depósitos de lixo, todos irregulares e com evidentes sinais de impacto ambiental. 

Um dos terrenos servia de dispensa para materiais de construção, pedras, madeiras e até produtos eletrônicos. O segundo, em situação ainda mais grave, armazenava sacos plásticos, pedaços de galão, plásticos, garrafas de vidro, restos de construção, equipamentos eletrônicos e toda a ordem de lixo. 

O agente André Ladwig constatou, inclusive, a existência de pontos de água parada onde larvas já estavam em fase final de desenvolvimento. “Se for a larva do Aedes aegypt, até domingo se desenvolve para o mosquito”, alerta.

Agentes sanitárias retornam neste sábado ao local para tomar providências. Segundo o funcionário da Vigilância Sanitária, neste caso, é inviável notificar o proprietário ou responsável. “Não há tempo hábil para isso, já que a larva pode se desenvolver nesse período. Procederemos uma limpeza no local”, concluiu Ladwig.


Nenhum comentário:

Postar um comentário