.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Camboriú:
Fique por dentro da Campanha Setembro Amarelo

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil casos de suicídio ocorrem no mundo, numa média de 32 casos por dia. Além disso, 90% dos incidentes são previsíveis, por estarem associados a patologias de ordem mental diagnosticável e tratável, como a depressão. Dessa forma, de cada dez casos de autoextermínio, nove podem ser evitados desde que haja o diagnóstico preciso dessas patologias. 

Nesta quinta-feira, dia 10, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que busca dar visibilidade à temática. Sendo assim, a Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) lançou o movimento Setembro Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção para a prevenção do suicídio, por isso, traz como lema: Falar é a melhor solução. 

A ideia da campanha é motivar aqueles que se encontram desmotivados a buscar ajuda. “Muitos se escondem por se sentirem fracos, sujos, indignos, sem fé. E esse é o grande perigo... A falta de apoio e acolhimento reforça os sentimentos de vazio, tristeza e solidão, contribuindo para desfechos lastimáveis. Ao falar sobre suas emoções e receber atenção e orientação adequada, aumentamos a força pela vida”, comentou a Psiquiatra Cinthya Rodrigues Oliveira Liebert. 

Em Camboriú o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) se apresenta como uma mão amiga, oferecendo ajuda através de profissionais como psicólogos e psiquiatras, além de grupos terapêuticos. No Brasil existe ainda o centro de valorização da vida (CVV), que realiza atendimentos por telefone (através do 144) e pela internet (http://www.cvv.org.br/site/chat.html). 

“Nós sabemos das dificuldades que algumas pessoas têm de falar sobre os seus sentimentos. E isto não é motivo de vergonha. O importante é estimular elas para que não guardem para si emoções e pensamentos negativos, que possam oferecer risco à vida”, concluiu Cinthya, que é psiquiatra geral, da infância e adolescência e gestaltista. 

Outras informações através do telefone: (47) 3365-4142.

*****


Reservistas participam de juramento à bandeira nesta quinta-feira

A Junta de Serviço Militar de Camboriú realiza nesta quinta-feira, dia 10, a solenidade de juramento à bandeira e dispensa do serviço militar. A cerimônia terá início às 14h45min, no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, no Centro de Camboriú. Ao todo, cerca de 800 reservistas farão o juramento e receberão o certificado de dispensa. 

“É essencial a presença dos jovens que se alistaram, já que o documento requerido é uma das solicitações de empresas na hora da contratação de um funcionário, para participação em concursos, emissão do título de eleitor ou passaporte, entre outros”, explicou a Secretária da Junta do Serviço Militar, Joana Darck Testoni.  

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (47) 3365-0021.



*****


Vândalos invadem escritório da Sesb no Monte Alegre

Na madrugada desta quarta-feira, dia 9, vândalos invadiram o escritório da Secretaria de Saneamento Básico (Sesb), localizado no Bairro Monte Alegre e furtaram dois computadores, microondas e um aparelho de telefone. O Secretário Janir Francisco de Miranda já registrou boletim de ocorrência, na Polícia Militar de Camboriú.

“Nossos funcionários chegaram para trabalhar e foram surpreendidos com a porta arrombada. Quando entraram no local perceberam que os dois computadores, o microondas, o aparelho de telefone e até os controles do ar-condicionado foram furtados”, disse Miranda.

O local, que serve para atendimento a comunidade do Distrito de Monte Alegre não teve expediente nesta quarta-feira. As atividades retornam ao normal nesta quinta-feira, dia 10. O escritório atende o público das 12h às 18h, na Rua Monte Nevada, 465.





Nenhum comentário:

Postar um comentário