.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Camboriú:
Secretaria de Saúde realiza vacinação da 2ª dose contra o HPV

A Secretaria de Saúde de Camboriú iniciou na última segunda-feira, dia 21, a vacinação da segunda dose contra o HPV, em meninas que estão na idade entre 9 e 13 anos. A vacinação está sendo realizada nas escolas públicas e privadas do município e o objetivo é alcançar 80% do público alvo. Além disso, portadoras do vírus HIV, que tenham entre 14 e 26 anos, também estão sendo vacinadas. 

A ação segue até esta sexta-feira, dia 25. Após esta data, quem desejar receber a vacina deve procurar uma unidade de saúde mais próxima. Vale lembrar que o vírus HPV é o principal responsável pelo câncer de colo de útero. 

“Em 2014 o número de meninas vacinadas na primeira dose foi de 1806, já a segunda dose caiu para 990. É importante que elas recebam as três doses, tendo em vista que a proteção ocorre com a segunda dose”, comentou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Karen Ko Freitag Costa Rigon. 

Antes da vacinação as meninas recebem um termo de recusa, que pode ser assinado pelos responsáveis, caso estes não permitam que a vacinação seja feita na escola.
Porém, vale salientar que a vacina contra o HPV está incluída no Calendário Nacional de Vacinação do SUS. 

*****


Vereadores querem reunião com o Departamento de Trânsito de Camboriú

Durante a sessão desta terça-feira (22) os vereadores aprovaram três projetos de lei e mais três requerimentos. Um dos requerimentos mais debatidos foi o de nº 145, apresentado pelos vereadores Alexsander Alves Ribeiro (Canídia) – PPS , Amilton Bianchet (Mito) PSDB , Antônio Portella Ribeira (Toninho) – PSC, José Pedro Costa (Zé Pedro) – PSDB, José Simas (Zeca Simas) – DEM, Luana Letízia Lázzaris – PSDB e Márcio Aquiles da Silva – PSC.

Através do documento os vereadores convocam uma reunião com Jair Grings, Diretor Departamento de Trânsito de Camboriú, e Marcio da Rosa, Secretário de Administração. A intenção dos vereadores é conversar sobre a situação do trânsito da cidade – um problema muito questionado pela população.

Além deste, também entrou em votação o projeto nº 47, enviado pelo Executivo.  O projeto aborda as diretrizes para a Lei Orçamentária de Camboriú em 2016, e foi aprovado em primeira votação. Ainda durante esta semana os vereadores devem se reunir na Câmara para conversar sobre o projeto de forma mais detalhada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário