Navegantes:
Escorpião amarelo é encontrado no município
A Secretaria de Saúde de
Navegantes alerta a população que foi encontrado no município, no bairro
Machados, o perigoso escorpião amarelo. A Vigilância Sanitária informa que há
algumas semanas apareceram alguns casos isolados na comunidade, mas que nos últimos
dias o aracnídeo se proliferou, causando grande preocupação da equipe.
Nesta terça-feira (15), a Secretaria realizou um encontro de todos os agentes que fazem parte das equipes que trabalham com Saúde na Família e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde, com Francine Lampert, bióloga da Secretaria Estadual da Saúde, com mestrado em parasitas. O objetivo da reunião foi chamar a atenção de todos os profissionais da necessidade de se fazer um trabalho de orientação e combate ao animal.
Conforme a enfermeira Marlova Cescon Haeffner, diretora de Atenção Básica do município, não se pode deixar que o escorpião prolifere causando um surto. Ela explica que um adulto já foi picado no bairro Machados, mas que passa bem, no entanto, nem todos tem o mesmo desfecho. “É um animal perigoso e letal, se picar uma criança pode levar a morte rapidamente. Por isso, é necessário que a população entenda que precisa ajudar nesse combate”, pontua.
Vale ressaltar que caso a pessoa encontre um desses animais em seu quintal, deve comunicar a Vigilância Sanitária local, através do telefone (47) 3185 2371.
A bióloga Francine explica que o escorpião amarelo sobrevive no lixo, em entulhos, dentro dos furos de tijolos, em galhos de árvores abandonados, ou seja, em locais com pouca higiene. Ele se alimenta de baratas, insetos, centopeias, enfim, de animais que se proliferam em ambientes mais sujos. Ela alerta ainda que, em caso de picada, a pessoa deve ser levada imediatamente para o hospital, levando junto o escorpião em um recipiente fechado, para que seja realizado o atendimento correto, o mais rápido possível.
“A melhor forma de evitar um surto é mantendo os quintais e terrenos limpos e para isso, precisamos da compreensão e ajuda da população”, finaliza a bióloga.
*****
Escola na Meia Praia realiza 6ª Feira de Ciências
Uma cidade toda movida à base de
energia eólica poderia até ser um sonho para o futuro, mas para os alunos da
Escola Municipal Professora Rosa Maria Xavier de Araújo, na Meia Praia, se
transformou em realidade na maquete elaborada pelos estudantes Bruna Marques,
Inaraí Leandro, Douglas Souza e Joice Santos, todos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Esse foi apenas um dos projetos expostos na 6ª Feira de Ciências da escola,
realizada nesta terça-feira (15), nas dependências da unidade.
Além disso, foram apresentados
experimentos fantásticos com reações químicas, reciclagem, terrário, elevador
de naftalina, serpente do faraó, água que pega fogo, enfim, diversos trabalhos
criativos, que chamavam a atenção de todos os visitantes.
A professora de Ciências, Vilma Bernardes de Souza, explica que as experiências foram pesquisadas e estudadas em sala de aula, nas turmas do 6º ao 9º ano e as que se destacaram foram apresentadas. Professores de outras escolas visitaram a Feira e devem eleger o melhor trabalho.
“É muito gratificante ver o resultado desse projeto, os alunos pesquisam e buscam fazer melhor a cada ano que realizamos a Feira”, comemora a professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário