.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Itajaí:
Vereador Davi Teixeira cobra manutenção dos Postos de Guarda-Vidas em Itajaí

Todos reconhecem a importância dos Guarda-Vidas nas praias. Esta profissão surgiu no século XX, e a Inglaterra foi um dos primeiros países a desenvolver o serviço de Salva-Vidas, nomenclatura utilizada até recentemente.

As pessoas que exercem essa profissão recebem treinamento para evitar afogamentos com a finalidade de preservar a vida dos banhistas que se envolvem em situações críticas na água. Esses profissionais estão sempre preparados para pronto atendimento ou para avisar dos riscos e dos perigos no mar.

E por saber que a atuação dos guarda-vidas é essencial na temporada de verão, o vereador Davi José Teixeira (PT) encaminhou uma solicitação a Secretaria de Obras e Serviços Municipais, para que o órgão providencie, com urgência, serviços de manutenção nas estruturas dos Postos de Guarda-Vidas, na orla da Praia Brava e na Praia dos Amores em Itajaí. “Em visita ao local, encontramos sérios problemas nos referidos postos por falta de manutenção. A fiação está danificada comprometendo a iluminação e a estrutura de madeira também apresenta desgastes devido a ação do tempo e ao vandalismo. Também não há água para consumo pela equipe de trabalho e isso é um absurdo”, ressalta o vereador.

*****


Gestores de Convênios avaliam perspectivas de recursos para 2016

O colegiado de Gestores Municipais de Convênios da AMFRI realizou sua última reunião oficial do ano de 2015, nesta terça-feira (17). Entre os assuntos em pauta esteve a avaliação das ações do colegiado neste ano, as metas para 2016, e a apresentação da Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva sobre os programas da área.  Ainda foram passadas informações sobre prorrogação de datas e valores de convênios federais e estaduais.

A convite dos GMCs, Gilmara da Silva, consultora em educação da AMFRI, participou da reunião. A consultora apresentou um panorama geral do PAR (Plano de Ações Articuladas) dos municípios da AMFRI, e as dificuldades encontradas pela falta de repasses do Ministério da Educação. Gilmara ainda falou sobre os problemas no sistema SIMEC, devido à falta de análise das propostas e das prestações de contas pelos técnicos do MEC e as perspectivas para 2016 com as emendas parlamentares para a educação.

Também foram abordados assuntos importantes como: a prorrogação através do Decreto 8.551/2015 dos restos a pagar dos convênios federais, ainda sem previsão de repasses; os R$150 milhões que serão disponibilizados pelo Governo do Estado aos municípios para financiamento através do BRDE Cidades; e as emendas parlamentares para 2016 que estão em início de elaboração pelo Congresso Nacional.

O presidente do colegiado e Secretário de Governo e Planejamento Estratégico de Itapema, Leonardo Cordeiro, analisou o ano de 2015 como muito difícil para os municípios, pois muitos convênios com recursos federais não foram iniciados e outros estão comprometidos pela falta de repasses. “Infelizmente esses são alguns dos reflexos da crise econômica, política e institucional que assola o Brasil”. Leonardo ainda agradeceu o engajamento dos membros do colegiado, que vem trabalhando em conjunto na resolução de problemas comuns.



Nenhum comentário:

Postar um comentário