.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Balneário Camboriú:
Emasa adota medidas para a temporada

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) implanta o trecho mais difícil da tubulação de 800mm da nova adutora de água bruta neste momento. Trata-se da passagem sob a BR-101, pelo método não destrutivo. Com 3.600 metros de extensão a adutora segue desde a Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), localizada no Bairro Rio Pequeno, em Camboriú, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na Marginal Leste, Bairro dos Estados.

A passagem sob a BR 101 exige a colocação de módulo por módulo, numa progressão gradual, de forma a garantir a estabilidade do solo. Depois, na finalização da obra, será interrompida totalmente a pista da Marginal Leste, no trecho frontal à Estação de Tratamento de Água (ETA), onde se dará a interligação final. Todos estes procedimentos serão devidamente informados, para orientação e conhecimento dos usuários das vias marginais.

Esta última etapa demandou mais tempo, em virtude da necessidade de autorizações e licenciamentos da Autopista Litoral Sul e ANTT, além dos órgãos ambientais. Segundo a diretora técnica da Emasa, Kelli Cristina Dacol, “a nova adutora substituirá a atual, de 400mm, garantindo um maior volume na adução de água bruta visando à ampliação do tratamento, prevista após a entrada em funcionamento da expansão da ETA, em fase de conclusão. A nova ETA garantirá a produção de 1.200 litros de água por segundo, suficiente para atender o abastecimento em torno de 700 mil pessoas”.

O diretor geral da Emasa, Marcelo Achutti acompanha diretamente a realização do trabalho. Ele afirma que “o esforço total é para que essa obra esteja concluída para atender a demanda da temporada de verão deste ano, acrescentando potencial maior de oferta de água ao sistema.”

Para Achutti, a nova adutora de 800mm se soma a “outras medidas práticas já adotadas pela Emasa, como a adutora de reforço de 400mm, que garante mais água tratada para a região sul da cidade (Barra, Nova Esperança, São Judas); a eliminação das chamadas pontas secas através de interligações do sistema; manutenção permanente de filtros; novos floculadores e decantadores; operação definitiva do reservatório R-3 da Rua Venezuela, com capacidade de reservação de mais dois milhões de litros no sistema, que garante abastecimento dos bairros das Nações, Pioneiros e Ariribá com pressão normal”.

A reservação total do sistema é de 15 milhões de litros, considerando-se os reservatórios 01 (Centro), com 6,5 milhões de litros; 02 (Iate Clube, Municípios, Vila Real e bairros além do Rio Camboriú), com outros 6,5 milhões e o R-3, com dois milhões. Futuramente, serão ativados os reservatórios das Praias Agrestes, acrescentando mais dois milhões de litros ao sistema.

O diretor geral afirma que estará vigilante, juntamente com todo o corpo técnico da Emasa, para que não ocorram problemas com o abastecimento de água. Disse ele que “no que depender do esforço e dedicação e providências da Emasa, teremos uma boa temporada com o máximo de garantia no abastecimento”.

*****


Jovens parlamentares solicitam melhorias nas escolas e ruas da cidade

Nesta quinta-feira (10), os vereadores mirins de Balneário Camboriú realizaram a última reunião ordinária mensal de 2015. Na Ordem do Dia os jovens parlamentares aprovaram dez indicações, que entrarão na pauta do Legislativo e serão encaminhadas ao chefe do Poder Executivo, através da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A vereadora mirim Bruna dos Santos Pereira solicitou que sejam feitas melhorias no Centro Educacional Municipal Taquaras, como a construção de uma cobertura com material de zinco para cobertura da quadra de esportes e a reforma dos banheiros masculinos e femininos.

Para a vereadora mirim Eduarda Flores da Silva, também são necessárias execuções em sua escola, o Centro Educacional Municipal Dona Lili. Suas indicações abrangem as instalações: de fechaduras nas portas dos banheiros masculinos e femininos; de redes nas traves de futebol e de janelas nas rampas e escadas, além da construção de um bicicletário coberto.

As ruas da cidade estão entre as preocupações da vereadora mirim Naira Mendes, da Escola Estadual Básica Profª Maria Glória Pereira. Ela encaminhou as solicitações para que os órgãos competentes façam melhorias nas elevações viárias com faixas de pedestres, situadas na Avenida Brasil, e ainda os reasfaltamentos da Rua 2970 e da Rua 3.420. Já a vereadora mirim Kaline de Carvalho Brasil, do Colégio Margirus, pediu ao Poder Executivo para seja feito a instalação da ciclovia entre a rua 2500 até o fim da terceira avenida.

Mais informações com o Diretor da Câmara Mirim, Leandro Vieira da Silva, através do telefone: (47) 3263-7667.


Nenhum comentário:

Postar um comentário