.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Ministérios começam mostrar sujeira também no lado de fora

Pois é amigos, o que tem dentro dos ministérios, em Brasília, todo mundo sabe.
Mas agora descobriram e divulgaram o que tem nos entornos.
Quando o governo federal faz um monte de propaganda sobre os riscos com água parada e acumulo de lixo e ainda assina como pátria educadora, simplesmente está dizendo “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.
Pasmem amigos, agentes da vigilância sanitária estiveram em torno dos ministérios e descobriram que lá existe acumulo de lixo, copos e garrafas plásticas jogadas de forma indevida e, para maior surpresa, os ministérios com maiores acúmulos são saúde, educação e meio ambiente.
O risco que se corre ali de contaminação por doenças como dengue, chikungunya e zica virus é maior que em qualquer outra cidade.
E aí a gente fica se perguntando: por que tanta sujeira também no lado de fora?
Sim porque lá dentro a gente sabe como é, mas pelo menos na aparência deveria ser um pouco melhor para deixar o brasileiro ainda mais iludido.
Agora pensem comigo, como um pai de família vai educar os filhos dando conselhos dizendo que a droga mata, que  a prostituição acaba com a reputação da família e que para não correr o risco de pegar doença, deve manter a casa e os entornos da mesma limpos?
Assim é o governo, lá dentro é uma sujeira danada e agora lá fora tambem.
Será que os senhores ministros poderiam pelo menos ajudar um pouco a enganar o povo?
Já esta se vendo que o Brasil esta na contramão da realidade. Gasta e muito para manter uma propaganda enganosa e se diz uma pátria educadora quando não se educa nem os próprios colaboradores.
Pense nisso.




Balneário Camboriú:
Nova diretoria da CDL anuncia ciclo de palestras nacionais e novos serviços no município

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú empossou, nesta quinta-feira (28), a nova diretoria que comandará a entidade pelos próximos dois anos.
A diretoria é liderada pela empresária Eliane Colla, primeira mulher a assumir a presidência da entidade. A solenidade marcou também a formalização da parceria da CDL com Universidade Corporativa Dom Henrique Sagres (UniSagres) e o lançamento de um  inédito APP, da CDL Conect e de  um serviço odontológico voltado principalmente para a classe empresarial, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio).

A CDLConcet será uma plataforma de serviços institucionais da CDL, desvinculada dos serviços institucionais da entidade. A ideia é concentrar todas as soluções de atendimento comercial, serviços e vantagens oferecidos aos associados da entidade. Já o APP, que vai funcionar nos sistemas operacionais Android e IOS, vem equipado com geolocalizador e trará informações sobre novidades do comércio e do turismo de Balneário Camboriú.  Os usuários do APP vão ter na palma da mão, em tempo real, informações como promoções e vantagens, entre outros serviços.

Palestras Nacionais
A Unisagres oferece cursos presenciais, além dos ciclos de palestras e eventos com foco na inovação e na excelência empresarial. A parceria também vai permitir à CDL de Balneário Camboriú trazer à região palestrantes de renome nacional como Mário Sérgio Cortella, Max Geringher, Caco Barcelos e Mailson da Nóbrega já em 2016. A UniSagres conta ainda com a parceria da FAE Business School. O ciclo de palestras iniciará com Maílson da Nóbrega. Na continuação, haverá as palestras de  Mário Sérgio Cortella, Max Geringher e Caco Barcelos.

Entre as principais metas da nova presidente da CDL estão gerar negócios entre os associados, valorizar as empresas associadas, capacitar para o turismo e incentivar a sustentabilidade no setor. Antes de assumir a presidência da entidade, Eliane atuou na Câmara da Mulher Empresária e, nos últimos quatro anos, integrou a diretoria do ex-presidente, José Roberto Cruz.

Sobre a Unisagres
Com o objetivo de desenvolver profissionais com vantagens competitivas às organizações e oferecer soluções completas em educação empresarial com foco na inovação e na excelência, surgiu a Universidade Corporativa Dom Henrique de Sagres (UniSagres). Por ser uma universidade corporativa, os cursos atendem às necessidades das organizações, com aprendizagem baseada na prática do mundo dos negócios, em um sistema integrado de gestão de talentos com ênfase no futuro. A UniSagres oferece cursos presenciais, além dos ciclos de palestras e eventos com foco na inovação e na excelência.

Sobre os palestrantes
Maílson da Nóbrega: O economista Maílson da Nóbrega foi ministro da Fazenda no governo de José Sarney, durante o período de hiperinflação em fins dos anos 1980. Palestra dia 22 de março em Balneário Camboriú.

Caco Barcelos: Cláudio Barcellos de Barcellos, mais conhecido como Caco Barcellos, é jornalista, repórter de televisão e escritor brasileiro, que se especializou em jornalismo investigativo. Palestra prevista para acontecer em maio.

Max Geringher : Administrador de empresas e escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial. Palestra prevista para acontecer em julho.

Mario Sergio Cortella: Filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. A palestra acontece no dia 27 de setembro.

DIRETORIA EXECUTIVA 2016/2017
PRESIDENTE: Eliane Colla
VICE-PRESIDENTE: Bernardo Werner
DIRETORA FINANCEIRA: Cler da Silva
DIRETOR SECRETÁRIO: Marcelo Vrenna
DIRETOR DE SPC: Carlos Samuel Freire de Oliveira
DIRETOS DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Alexandre Rocha
DIRETOR SOCIAL: Gerson Júnior Colla

CONSELHO DIRETOR
Anésio Fenner
Hélio Dagnoni
José Felício Pereira
Luiz de Aquino Vieira
Altamir Osni Teixeira
José Roberto Cruz

CONSELHO FISCAL
Claudia Roberta Coelho Dagnoni   
Moisés Rossi
Rosemari Tomazoni

SUPLENTES
Vilton João dos Santos
José Dionísio Filho
Fabio Machado Colla



Itajaí:
Balcão da Cidadania supera a marca de 113 mil atendimentos

O Balcão da Cidadania da Câmara de Vereadores de Itajaí ultrapassou a marca de 113 mil atendimentos ao público. O número é referente aos serviços prestados desde a criação do Balcão, no ano de 2009.

Ao todo, já foram realizados mais de 19 mil pedidos de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), sete mil solicitações de segunda via de certidões de nascimento e quatro mil atendimentos de orientação jurídica. Além disso, o Balcão da Cidadania ainda registrou milhares de solicitações de segunda via de certidões de casamento e óbito, auxílio para a elaboração de currículos e também consultas na central de documentos perdidos.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 13h às 19h no piso térreo da Câmara de Vereadores de Itajaí. Para conhecer todos os serviços oferecidos e os documentos necessários para dar entrada nos pedidos acesse www.cvi.sc.gov.br e clique no link “Balcão da Cidadania” ou ligue (47) 3344-7100.

*****


Cidade tem programação especial de bailes de carnaval

A cidade de Itajaí será palco de apresentações especiais na semana do Carnaval. De sexta (05) à terça-feira (09), serão sete apresentações carnavalescas, de bandas que há anos fazem sucesso no município e região.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (05) – Mercado Público
19h às 22h: Purakdencia

Sábado (06) – Mercado Público
12h às 15h: Siri Na Lata

Sábado (06) – Fazenda
23h às 3h: Volare’s Band

Domingo (07) – Vila
16h às 19h: Banda S/A

Segunda (08) – Vila
23 às 3h: Banda Açu

Terça (09) – Vila
16h às 19h: Banda S/A

Terça (09) – Barroso
16h às 19h: Banda Açu

A Fundação Cultural de Itajaí realiza a programação festiva com o intuito de trazer entretenimento ao público durante o feriado de Carnaval, além de valorizar os artistas locais.

O Superintendente Interino Carlos Lopes, explica que o foco dessa vez, foi trazer de volta a cultura itajaiense de bailes de carnavais, fortemente presente na cidade anos atrás. “Nós queremos resgatar essa cultura que tinha em Itajaí, de bailes e domingueiras”, finaliza. 



Itapema:
Comunicado - Secretaria de Saúde esclarece sobre a falta de vacina

A Secretaria de Saúde de Itapema, por meio da Vigilância Epidemiológica, comunica a população que, assim como todos os demais municípios, está com indisponibilidade de algumas vacinas. Os imunológicos fazem parte do calendário do Programa Nacional de Imunização e, de acordo com a lei, são de responsabilidade do Ministério da Saúde a aquisição e distribuição das mesmas. A questão do desabastecimento é nacional, e ocorre devido à indisponibilidade de estoque do próprio Ministério da Saúde.

Dentre as vacinas faltantes estão a Hepatite B (vacina de adulto), Hepatite A (vacina infantil), Pentavalente (previsão de terminar o estoque em fevereiro - vacina infantil), Antirrábica (previsão de terminar o estoque nos próximos dias - vacina para todas as idades), DTPa (vacina de gestante). (Já a Tetraviral, que estava em falta há quase dois meses, foi recebida em pouca quantidade) e BCG e a Dupla Adulto foi normalizado o fornecimento.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, acompanha a indisponibilidade e “Sabemos da importância de todas as vacinas na prevenção da população. Estamos em contato direto com as competências estaduais e federais cobrando para que a solução e o envio dos imunológicos sejam restabelecido o quanto antes”, afirmou Everton Ricardo da Silva.

*****


Festa de Nossa Senhora dos Navegantes começa na segunda-feira (01/02)

Na próxima segunda-feira (01/02) e terça-feira (02/02) acontece a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. As festividades da padroeira dos pescadores é uma realização da Paróquia Santo Antônio, com apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMCI) e a programação será no Rancho dos Pescadores, no Canto da Praia.

A programação começa na segunda-feira (01/02), às 20h, com diversas apresentações culturais. Já na terça-feira (03/02), a manhã começa com Santa Missa, às 9h, seguida de procissão marítima. Ao meio-dia, será vendido almoço típico e às 14h começam outras apresentações, como boi de mamão e terno de reis. Às 18h a banda Municipal conduz o cortejo que vai levar a imagem de Nossa Senhora para a Igreja Matriz Santo Antônio.




Guabiruba:
Município segue com Programa de Pavimentação em Parceria

Com a finalização nesta semana dos serviços de pavimentação da rua Hilda Debatin, Centro, chegou a 18 o número de vias públicas construídas por meio do Programa de Pavimentação e Urbanização Comunitária de Guabiruba, o qual prevê que os moradores comprem as lajotas para a rua e o paver para a calçada e a prefeitura os materiais utilizados na base, meio fio e drenagem pluvial. A mão de obra também é custeada pelo município.

Os trabalhos estão em andamento na rua João Fischer, no bairro São Pedro, enquanto a rua Dos Shmaia, Guabiruba Sul, recebeu as melhorias na drenagem pluvial para posterior pavimentação. A previsão é de que as próximas vias a serem pavimentadas sejam Frederico Bitelbrunn, na localidade da Alsácia, bairro São Pedro, e Adolfo Kormann, Guabiruba Sul.

Conforme o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, as primeiras ruas a receberem a pavimentação em 2016 foram aquelas em que os moradores já compraram o material e estão organizados. Ele lembra que para participar do programa é necessária a adesão de proprietários de 85% da metragem da rua. “Não é 85% dos moradores, pois uma rua pode ter um quilômetro de extensão, mas 700 metros ser de apenas um proprietário, então a decisão dele é fundamental”, pontua o prefeito.

Segundo Kohler, a expectativa é a pavimentação de dez novas ruas em 2016. O programa foi implantado em Guabiruba no ano de 2014. Mais informações pelo telefone 3354-0141 com a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura.

Pavimentações em Parceria concluídas (2014-Jan/2016) 
1) Oscar Baron, Guabiruba Sul
2) Vereador Guilherme Gartner, Centro
3) Vendelino Kohler, Imigrantes
4) Edmundo Schlindwein, Guabiruba Sul
5) José Rodolfo Nuss,  Aymoré
6) Euvaldo Ebele,  Lageado Baixo
7) João Erthal, Centro
8) Matias Baron, Guabiruba Sul
9) Pedro Fischer, Centro
10) Santa Catarina, São Pedro
11) Hilario Ebel, Lageado Baixo
12) Frederico Schaefer, Guabiruba Sul
13) José Scharf, Aymoré
14) Regina Kohler, Pomerânia
15) Otto Lofhagen, Centro
16) Reinoldo Barth e um trecho da Guilherme Riffel, Aymoré
17) Hilda Debatin, Centro
18) Beno Reichert, Centro



Bombinhas:
Guia de recolhimento da Taxa de Licença e ISS fixo está disponível

A Prefeitura de Bombinhas através da Secretaria da Fazenda lançou edital nesta quinta-feira, dia 28, notificando todas as pessoas jurídicas, firmas individuais e profissionais autônomos que estão inscritos no Cadastro Municipal de Contribuintes – CMC, que foi lançada a Taxa de Vistoria e o ISS Fixo relativo ao exercício de 2016.

O vencimento se dá em 29 de fevereiro e o pagamento pode ser efetuado em cota única ou parceladamente. As guias de recolhimento estão disponíveis no site da Prefeitura: www.bombinhas.sc.gov.br e também podem ser solicitadas pelo iss@bombinhas.sc.gov.br ou, retiradas na sede da Secretaria da Fazenda.

Mais informações pelo telefone 3393-9572, ou na Secretaria da Fazenda, Rua Baleia Jubarte, 328, Bairro José Amândio, piso térreo ou no edital no link: http://goo.gl/kN2SsY.

*****


Prefeitura declara pontos facultativos

A Prefeitura de Bombinhas declarou ponto facultativo, nas repartições públicas do município, através do Decreto nº 2149, no dia 1º em virtude do feriado religioso municipal em homenagem a Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes que ocorre no dia 2.

Em outro decreto, de nº 2152, declara ponto facultativo no dia 8, em virtude do feriado de carnaval. Os serviços de limpeza urbana, coleta de lixo, turismo e outros entendidos como naturezas essenciais e inadiáveis serão atendidos na forma e nos horários exigidos, sob a orientação e a responsabilidade do Secretário da respectiva pasta. Não se aplica os pontos facultativos Policlínica José Olímpio e serviços de fiscalização.



Porto Belo:
Urbanização muda a cara da Praia de Perequê

O bairro Perequê está de cara nova. As obras de mobilidade urbana transformaram as avenidas Almirante Fonseca Neves e Atílio Fontana. O espaço, agora revitalizado, recebeu pavimentação asfáltica, travessias elevadas, sinalização total da via e tachões.

Os ciclistas agora tem uma ciclofaixa ao longo de 3.000 metros da via. Desde janeiro de 2013, foram implantados 11 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias. As obras da avenida Governador Celso Ramos e Hironido Conceição dos Santos, que estão em andamento, também terão faixa exclusiva para bicicletas.

A revitalização do bairro Perequê deu fôlego para o comércio já nesta temporada. Com as avenidas urbanizadas, o movimento melhorou e turistas e moradores passaram a transitar com mais frequência pelas vias.

A pavimentação das avenidas Atílio Fontana e Almirante Fonseca Neves fazem parte das reivindicações dos moradores do bairro, uma das prioridades do Orçamento Participativo, eleita pela comunidade e colocada em prática pelo governo municipal.

*****


Conselho da Cidade realiza audiência sobre empreendimento na Ilha de Porto Belo

O Conselho da Cidade (Concibelo) realiza no dia 3 de março, audiência pública para discussão sobre a instalação do empreendimento Eco Resort Ilha de Porto Belo, localizado na Ilha João da Cunha. A audiência ocorre a partir das 19h no auditório do Centro de Cidadania, localizado na avenida Governador Celso Ramos, nº 57, no bairro Vila Nova.

O encontro serve para debater e deliberar, com a participação da população e demais interessados, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), tendo em vista a instalação do empreendimento. O material referente a audiência está disponível na Secretaria de Planejamento Urbano, localizado na rua José Guerreiro Filho, no Centro. 



Penha:
Com produto certificado, maricultores preveem consumo 50% maior na Festa

Em reunião com os representantes da maricultura local, a Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Penha estima que o consumo de mexilhões na 20ª Festa Nacional do Marisco cresça 50%. Além do crescimento, todo o produto consumido na festa terá qualidade e procedência por certificação técnica e com selo de qualidade federal.

Na última edição da festa, em 2014, foram consumidas 3 toneladas de marisco. "Com o crescimento da Festa e a gratuidade dos shows, temos a expectativa de venda na casa de 4,5 toneladas. Esse é o grande foco do evento. Promover o produto da terra, fruto do trabalho de muitas famílias que movimentam a economia de Penha", detalhou o secretário, Luiz Fernando Vailatti, o Ferrão.

"Elevamos o patamar da festa. Tornamos ela nacional e com isso valorizamos nossos maricultores. Somente quem vive dessa realidade sabe como sobreviver do mar é uma batalha diária e um evento nacional é um grande estímulo econômica na vida dessas famílias", completou o prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Todo marisco consumido na festa é plantado no litoral de Penha e passa por rigorosos testes de qualidade.

Segundo o professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e responsável técnico da Cooperativa de Maricultores de Penha (Coopermape), Gilberto Manzoni, o marisco consumido na festa possui dois crivos de qualidade. Aquele consumido direto da casca - o mais comum na Festa - tem o aval de técnicos da Univali e Epagri, que realizam testes semanais na água.

Já o marisco limpo tem um aval ainda mais criterioso: está avalizado pelo Selo de Inspeção Federal (S.I.F). "Este é o primeiro ano que iremos comercializar nosso produto com o S.I.F. Ele é fruto de uma grande luta dos maricultores e que dá procedência ao produto local. Agora, todo o Brasil está apto a provar desta nossa iguaria", comemorou.

Atualmente Penha produz 1.132 mil tonelada ao ano em 63 hectares distribuídos em onze áreas de sua costa. Com a reativação da cooperativa e também pelo trabalho de demarcação das áreas de cultivo - que deve começar em algumas semanas - a produção de Penha poderá voltar a casa de 3 mil toneladas anuais, acredita o presidente da Associação dos Maricultores de Penha (Amape), Giovane Dias. "É uma quantia que já R$ 3 milhões dentro da economia de Penha e deve ser valorizada", finaliza Ferrão.

O recomeço do trabalho da cooperativa - neste mês - é consequência de um longo processo: reativação da licença ambiental, reativação do S.I.F e também de reestruturação de toda a unidade (feita por uma empresa de São Paulo. O Governo Municipal apoiou o grupo com aporte financeiro e a Univali com estrutura técnica.

*****


Concurso para rainha e princesas do Marisco tem 26 candidatas

Vinte e seis belas jovens irão disputar o título de rainha e princesas da 20ª Festa Nacional do Marisco, que acontece entre 4 e 7 de fevereiro. Com o encerramento das inscrições nesta quinta-feira, 28, as candidatas agora passarão pelas orientações da coordenadora Vânia Rodrigues até a grande noite do desfile, marcado para a abertura da festa.

Segundo Vânia, as candidatas irão desfilar com dois trajes: esporte e gala. "Será um desfile maravilhoso. As candidatas são lindas e certamente irão realizar um desfile à altura da abertura da Festa Nacional do Marisco", detalha. Elas desfilarão para um seleto corpo de jurados, que irão analisar as candidatas por diversos quesitos, incluindo desenvoltura, beleza e carisma.

A Rainha ganhará, como premiação, a quantia de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). Já a 1ª Princesa ganha R$ 1.000 (mil reais) e a 2ª Princesa, R$ 500 (quinhentos reais). As vencedoras representam a Festa ao longo de um ano em eventos oficiais que a Secretaria de Turismo de Penha participa.

Além das três, o concurso - previsto para a noite de abertura - também vai eleger a Miss Simpatia. As três novas eleitas – a rainha e suas duas princesas – vão substituir a rainha Tayná Cristina Borges e as princesas de 2014, Beatriz Pinheiro e Milena Tambosi.

O desfile da rainha já tem o apoio de Sandra Mara Zimath Massoterapeuta. Interessados em apoiar o evento podem entrar em contato pelo telefone 3345.3428.


Balneário Piçarras:
Carnaval Infantil será animado pelo grupo "Os Peraltas"

A festa já está reservada. No dia 6 de fevereiro, Balneário Piçarras começa a viver as emoções de um Carnaval para ficar na memória. A programação tem quatro dias de atrações, entre elas o aguardado show nacional com o grupo Raça Negra. Concurso de Marchinhas, blocos de rua e um animado Carnaval infantil também estão na agenda do folião piçarrense. Tudo acontece no molhe central.

Não é só para os adultos que a festa promete ser inesquecível. Domingo, 7 de fevereiro, a partir das 16h, o grupo "Os Peraltas" se encarrega de levar diversão para as crianças na orla da praia.

Consagrado como um dos maiores espetáculos infantis do país, "Os Peraltas" já participou das maiores feiras do Brasil. Liderado pelo trio Marquinhos, Tiago e Kinho Jr., traz um shows alegres e coloridos, com muita música, dança, brincadeiras e animação.

O grupo conta ainda com uma grande estrutura para eventos infantis, entre máquinas de neve, máquinas de bolha, lança-confetes, cortina de LED, mais de 20 personagens, ônibus, van e uma equipe de 10 pessoas, entre motoristas, músicos, bailarinos e artistas.

Segundo a secretária de Turismo e Cultura, Susan Corrêa, o espetáculo é garantia de um domingo mágico. "Pensamos muito nas crianças também em 2016. Esse Carnaval, como o do ano passado, será feito com carinho para todos os públicos", comenta Susan.

Confira a programação completa do Carnaval 2016 em Balneário Piçarras

Sábado, 06 de Fevereiro
20h30 - Concurso de Marchinhas de Carnaval
22h - Banda Flerte

Domingo, 07 de Fevereiro
16h - Carnaval Infantil com Os Peraltas
20h30 - Bloco "Saúde Folia"
22h - Banda Hipnose

Segunda-feira, 08 de Fevereiro
20h30 - Bloco "Saúde Folia"
22h - Dj China
23h - Show Nacional com Raça Negra



quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

No Brasil, pessoas com câncer sofrem com o descaso do governo federal

O que mais precisa acontecer para o governo brasileiro se dar conta de que chegamos ao fundo do poço?
O nosso país vive o pior momento da historia republicana.
Vejamos, com exceção do sul que ainda sobrevive com muito esforço dos prefeitos, o norte, nordeste e centro oeste passam por momentos delicados, principalmente na saúde.
A gente vê hospitais sucateados, falta de medicamentos e principalmente no atendimento a pessoas com câncer, sendo jogados de um lado para outro porque faltam equipamentos oncológicos em 90% dos já capengas hospitais.
Equipamentos necessários para quimioterapia, radioterapia e principalmente para braquiterapia, métodos esses que se aplicados no inicio da doença, o paciente tem 99,9% de chance de cura.
Até que em alguns hospitais do norte e nordeste, os equipamentos existem mas ou estão quebrados ou ainda nem saíram da caixa por falta de local adequado para serem instalados.
Mas porque no sul do país tem e nos demais locais não?
A resposta é fácil, falta vontade politica dos gestores públicos que só querem levar vantagens em tudo o que fazem.
Eu ate já ouvi alguém dizer que cada município tinha que ter o seu, mas alguém já imaginou os custos desses equipamentos e a manutenção dos mesmos?
Os profissionais que trabalham com esses equipamentos são especialistas e a mão de obra é muito cara.
Aqui em Santa Catarina existem esses hospitais conveniados com o SUS e com o governo do estado e estão instalados num raio de 100 kilometros espalhados pelo estado.
Já no centro oeste, existem também, mas a distancia é e maior.
No norte e nordeste só existem nas capitais que, conforme o estado, da uma media de 600 a 900 km de distancia e o que mais pesa é a falta de atenção dos municípios.
Aqui no sul os prefeitos dão condução diariamente para levar e trazer pacientes nas outras regiões. Tem gente fazendo rifa e até bingo para arrecadar dinheiro para não ver seus familiares morrerem sem atendimento.
Talvez você possa estar se perguntando: e o governo federal não vai fazer nada?
Claro que não, as dores do povo não chegam a Brasília e o governo se acha na simples obrigação de dizer que o programa Mais Médicos está dando certo.
Olha, eu concordo que está dando certo, mas para Cuba, que exporta esses profissionais. Para nós brasileiros só funciona na base da rifa.
Será que em 2018 nós vamos poder rifar candidatos?
Pense nisso.




Camboriú:
Cras será reinaugurado nesta sexta-feira

A Prefeitura de Camboriú, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realiza a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A solenidade está marcada para começar às 19h desta sexta-feira, dia 29, na Rua Monte Neblina, nº 400, Bairro Monte Alegre.

A obra que durou cerca de quatro meses teve ampliação de três salas, troca de piso, telhado e portas, mudança na fachada da unidade e nova pintura. “Sabemos da importância dos atendimentos realizados pela equipe do Cras. Em nossa gestão investimos no cidadão camboriuense e queremos oferecer ainda mais estrutura e melhorar a qualidade do serviço oferecido para a comunidade”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, John Lenon Teodoro.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, através do telefone (47) 3365-0607.


Itapema:
Desfile abre programação do 1º Encontro de Etnias

Vestidos com trajes típicos e com muita alegria no rosto, os grupos artísticos que vão participar das apresentações do 1° Encontro de Etnias abriram a programação do evento com um belo desfile. Dançarinos e músicos saíram da Rua 147 até o Paço Municipal, onde foram recepcionados pelo público.

Aproximadamente 200 artistas, vindos do Paraguai, Argentina e de outros estados brasileiros, estão participando do evento. O Encontro de Etnias é uma realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, com apoio da Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMCI).

“Este é um sonho de 12 anos que agora se torna realidade. Agradeço a todos que aceitaram nosso convite e vieram para o evento. Agradeço ao apoio do Prefeito de Itapema para a realização do evento”, afirmou o coreógrafo Rudimar do Nascimento
Ao chegar no Paço Municipal cada grupo apresentou uma prévia de como será as apresentações nos quatro dias de evento e relataram a alegria de estar em Itapema.

“Para nós é um prazer recebê-los em nossa cidade. Queremos que essas noites sejam emocionantes e que moradores e turistas possam conhecer um pouco mais da nossa cultura e dos participantes do evento”, explicou a Superintendente da Fundação Municipal de Cultura de Itapema (FMCI), Gisele Mafra Mendes.

Programação
O 1° Encontro de Etnias acontece nos dias entre os dias 28 e 31 de Janeiro, na Praça da Paz, a partir das 20h30. Outra atração especial são os shows que acontecem após as apresentações, na abertura e encerramento do encontro. No dia 28, quem fecha a noite é a banda NBLA, a partir das 22h30. Já no dia 31, a Banda Clov’s Martinez Trio vai encerrar as apresentações.


Brusque:
Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Zika vírus na cidade

O primeiro caso confirmado de Zika vírus contraído por uma brusquense, é também o primeiro caso de uma gestante com a doença em Santa Catarina. A mulher de 31 anos, grávida de 34 semanas é moradora de Brusque e voltou das férias de fim de ano, da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, com os primeiros sintomas.

Após o exame laboratorial coletado pela equipe da Vigilância Epidemiológica, e encaminhado para Florianópolis, o caso foi confirmado no fim da tarde desta quarta-feira (27).De acordo com a coordenadora do programa de Combate à Dengue, Fernanda Lippert, a paciente fez os exames de dengue, zika e chikungunya. A contração de dengue foi descartada, porém a gestante aguarda ainda o resultado de chikungunya.

“A mulher está em acompanhamento com um médico especialista, que fará as recomendações necessárias até o fim da gestação. Por não existir um tratamento específico, o mesmo fará a avaliação do quadro da paciente e repassará as orientações necessárias. Todo o tratamento será feito por meio da rede municipal de saúde”. Destaca Lippert.

A coordenadora do programa frisa ainda que, o caso é importado, ou seja, adquirido fora do estado e, que as pessoas que apresentarem os sintomas como febre, dor no corpo, náusea, dor de cabeça e nas articulações, devem procurar a unidade de saúde mais próxima. 

“A automedicação é contraindicada, o correto é buscar orientação médica. Apesar de ter sido contraído fora do estado, é importante redobrar a atenção e evitar água parada. Somente neste mês, 4 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados no município”.

*****


Carnês do IPTU começam a ser entregues nos bairros a partir desta próxima quarta-feira (03)

A partir da próxima quarta-feira (03), a Prefeitura de Brusque começará a entregar os carnês do Imposto Territorial e Predial Urbano, IPTU aos moradores brusquenses. A entrega dos carnês acontecerá diariamente até o dia 16 de fevereiro, das 8h30 às 17h, sem pausa para almoço, em 24 locais de atendimento. Após essa data, os contribuintes que não tiverem pego seu carnê, poderão retirá-lo até o dia 10 de março, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof- Fenarreco, até o meio-dia. 

É importante destacar que, deste cronograma, somente nos dias 08 e 09 de fevereiro, devido ao feriado de carnaval, a Secretaria Municipal de Fazenda não realizará o atendimento nos bairros, nem na sede da pasta. 

O primeiro vencimento, conforme estabelecido na Lei do Calendário Fiscal, é no dia 10 de março. Para os tributários que tenham quitado o IPTU do seu imóvel em dia, inclusive o de 2015, a Prefeitura dará 5% de desconto no valor original. Já os que efetuarem o pagamento à vista terão uma redução de 20% no valor total. Os que optarem por quitar o imposto em até três vezes terão 10% de desconto. E os moradores que quiserem diminuir a prestação e fazer o pagamento em até dez vezes, poderão fazê-lo sem juros. 

Segundo a Secretaria de Fazenda, o reajuste para 2016 foi estabelecido pela Lei 248/2015, que compreende o INPC de outubro de 2014 a setembro de 2015, e é de 9,9%. 

Isenção
Para os contribuintes que tiveram direito à isenção em 2015, como aposentados e pensionistas, e que continuem preenchendo os requisitos estabelecidos na legislação municipal, a isenção de 2016 se dará de forma automática não sendo necessário levar a documentação até a prefeitura. 

A isenção automática somente é válida para aqueles que entregaram a documentação e a mesma foi deferida em 2015. Os que entregaram a documentação em 2014, deverão fazer novamente o cadastro, com a cópia atualizada dos documentos em anexo, e apresentá-los na Secretaria da Fazenda, na sede da Prefeitura.